Diferença entre Links Patrocinados e SEO

entenda a diferença entre links patrocinados e SEO

Alguns dos potenciais clientes que chegam até a DGAZ, agência de SEO, nos questionam sobre como funciona nossa consultoria de SEO e mídias pagas. Então percebemos que entre as principais dúvidas estão as diferenças entre links patrocinados e SEO.

Há quem pense que SEO e links patrocinados competem entre si, quando, na verdade, são estratégias do marketing digital complementares. Portanto, você não precisa escolher um ou outro para investir e obter resultados para o negócio. 

Devo fazer Google Ads ou um projeto de SEO? O certo é fazer ambos juntos. Mas se você pretende escolher somente um de início, vem que a gente te explica qual é a melhor opção para você! 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ldtijlKG4Lo

Neste artigo da DGAZ, você vai conhecer melhor as particularidades de cada um dos serviços. Além disso, vai entender porque podem ser aplicados juntos, potencializando a geração de leads qualificados, conversões e vendas. Saiba mais! 

Qual é a diferença entre Links Patrocinados e SEO?

SEO

Antes de tudo, vale compreender que tanto SEO quanto links patrocinados são estratégias de marketing digital. São serviços oferecidos pela DGAZ, por exemplo,  com objetivos diferentes como:

  • Gerar leads qualificados;
  • Aumentar o tráfego orgânico e a visibilidade  de um site na internet;
  • Aumentar a conversão de vendas em e-commerces;
  • Elevar a conversão em sites, com preenchimento de formulários, downloads de ebooks, entre outros. 

Ambas as estratégias atuam lado a lado, podendo estar unidas a outras técnicas – UX, por exemplo, que visa melhorar a experiência do usuário ao navegar em sites. 

O que é SEO?

Para facilitar a compreensão, vamos começar explicando em detalhes o que é SEO. Então, podemos definir SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de técnicas aplicadas a um website para otimizá-lo.

 

Por sua vez, isso permite que o site seja melhor rastreado pelos buscadores e melhor posicionado nas SERPS – aquela página  que surge com os resultados de busca depois que você procura por uma palavra-chave. 

Assim, quanto melhor o posicionamento do seu site no Google e em outros buscadores, mais facilmente um usuário irá encontrá-lo. 

Além disso, se o usuário busca por uma palavra-chave e encontra seu website nas primeiras posições da SERP, isso aumenta as chances de clique. O que, consequentemente, eleva o tráfego orgânico para o seu site.

Ou seja, mais tráfego, mais visitas e mais possibilidades de conversão (seja ela qual for). Na otimização, portanto, vários fatores são considerados: 

  • Palavras Chave;
  • Velocidade e estrutura do site;
  • Conteúdo relevante e original;
  • Backlinks;
  • Erros de rastreamento;
  • Meta tags, alt das imagens e titles.

Mais benefícios do SEO para um site

 

Além do aumento de visitas, as estratégias de SEO bem planejadas e aplicadas ajudam em outras questões, por exemplo: 

Maior ROI 

Os leads do mecanismo de pesquisa oferecem uma  taxa aproximada de 14,6%, quase 12% maior do que o marketing tradicional;

Melhora da credibilidade de um site 

A classificação na primeira página do Google aumenta a credibilidade entre os clientes em potencial. Afinal, os algoritmos do Google priorizam a entrega de conteúdo relevante para os usuários;

Resultados a longo prazo

A otimização dá resultados a longo prazo, mas não depende de pagamento de campanhas de anúncios para continuar mantendo esses resultados. 

O que são links patrocinados?

Link patrocinados

Já os links patrocinados nada mais são que espaços publicitários comprados dentro de buscadores como o Google, Bing, Yahoo, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Diferentemente do SEO, as campanhas de anúncios pagos oferecem retorno imediato focado em conversões.

Para criar uma campanha de Google Ads, você compra palavras-chave que levam o cliente diretamente ao seu site. Os anúncios são veiculados no próprio buscador ou em sites que veiculam na internet, sendo exibidos em sistema de leilão.

As campanhas de anúncios pagos apresentam suas vantagens como a cobrança por clique, ou seja, você paga apenas se houver clique em seu anúncio. Do mesmo modo, o alcance do público-alvo é maior e é possível ainda fazer a segmentação para um determinado nicho.

E você pode facilmente obter relatórios e acompanhar diariamente as conversões em seu site. 

Por que fazer SEO e links patrocinados juntos?

Ao contar com ambas as estratégias, você garante as vantagens de uma estratégia de curto prazo (anúncios pagos) e as vantagens de uma estratégia de longo prazo (SEO). 

Enquanto os links patrocinados proporcionam o retorno imediato nas convenções, a otimização com SEO assegura o aumento contínuo das visitas para o seu site. 

A DGAZ é especialista em consultoria de SEO e Mídias Pagas!

Precisa gerenciar o SEO e os anúncios pagos da empresa e não sabe como fazer isso? A DGAZ é a melhor agência de SEO e Mídias Pagas do Brasil e pode te ajudar nisso! 

Nossos especialistas são certificados, contam com o suporte técnico do Google e estão sempre prontos para tirar suas dúvidas e propor melhorias com base em estatísticas e melhores práticas de otimização. 

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