Novidades no Google Ads: o que muda na atribuição baseada em dados

O Google notificou recentemente os usuários da plataforma de Ads sobre atualização de algumas ações de conversão que não utilizam o modelo padrão do Google Ads, a chamada atribuição baseada em dados. 
Google Ads

De acordo com a plataforma, a atualização do modelo deve ocorrer a partir de 04/04/2024. Mas como essa atualização de modelo de atribuição baseada em dados interfere, de fato, na performance dos anúncios veiculados? Continue a leitura e entenda mais sobre as mudanças no Google Ads no blog da DGAZ Marketing

Banner DGAZ - Agência especializada em Google ADS

O que é o modelo de atribuição baseada em dados?

A atribuição baseada em dados é um modelo de aprendizado de máquina que atribui crédito às conversões. Essa ação considera a forma como as pessoas interagem com os anúncios e as empresas. 

Diferentemente do modelo de último clique, esse método analisa toda a jornada do usuário até a conversão, atribuindo créditos em cada fase. Cabe destacar que, ao longo da jornada para a conversão, os clientes podem interagir com vários anúncios do mesmo anunciante

Além disso, os modelos de atribuição permitem que você escolha quanto crédito cada interação com o anúncio receberá por suas conversões

Um levantamento da plataforma aponta que os anunciantes que usam lances automáticos e que migraram para a atribuição baseada em dados tiveram um aumento médio de 6% nas conversões ao longo do tempo. 

Mas o que realmente muda na escolha da atribuição baseada em dados?

Em verdade, a atribuição orientada por dados não mudará os números de conversões, nem é um novo jeito de contá-las. Além do mais, esse modelo continua mantendo sua missão principal, que é a de registrar todo o caminho do usuário até a conversão.

Entre as ações que o modelo armazena estão, por exemplo

  1. a partir de qual anúncio o usuário chegou ao site; 
  2. se primeiro o usuário viu o anúncio e, em seguida, foi impactado pelo remarketing de display, entre outros exemplos.

Somente então o modelo de atribuição baseada em dados compara todas as situações registradas para utilizar as informações como ferramenta auxiliar nas conversões.

Ou seja, o algoritmo ficará mais inteligente, mostrando os anúncios na ordem e para usuários com maior chances de conversão.

Na DGAZ Marketing, agência especializada em SEO e Google Ads, nossa equipe escolheu trabalhar com a atribuição baseada em “first click – tempo últimos 30 dias”. Nesta opção, as conversões que ocorrerem até 30 dias depois de uma interação serão monitoradas. 

Confira nosso vídeo sobre: Eu nunca clico em anúncios Google Ads, será que vale a pena anunciar – DGAZ explica

 

É possível cancelar a mudança automática do modelo orientado por dados?

O modelo de atribuição baseada em dados tornou-se o modelo padrão desde outubro de 2021. No entanto, os anunciantes podem utilizar outros cinco modelos orientados por regras, podendo acioná-los de forma manual.

Se você não deseja aderir ao modelo de atribuição de dados, basta solicitar o cancelamento da mudança automática pela Central de Ajuda do Google

 

Guia-de-SEO-2018

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Mobile SEO como otimizar os dispositivos móveis

Mobile SEO: como otimizar os dispositivos móveis

Você tem interesse em investir em seu site para estar mais preparado para o tráfego mobile? Então você precisa entender mais sobre como funciona o Mobile SEO e a otimização para dispositivos móveis com a DGAZ Marketing!

Shopping Basket