Certamente você já procurou algum produto específico no Google e se deparou com uma barra de recomendações com preços e lojas diferentes, logo na parte de cima da página. Além disso, há uma aba “Shopping” no menu principal, que amplia ainda mais esse tipo de busca!
Talvez isso não seja lá uma novidade para ninguém, mas o fato é que esta ferramenta do Google é responsável por atrair milhões de leads qualificados para as mais variadas lojas e e-commerces da internet todos os dias ao redor do mundo.
E para aprimorar ainda mais, a plataforma tem realizado testes e anuncia um novo layout para o Google Shopping!
Quer saber mais e entender o que deve mudar na prática? Então, boa leitura!
Primeiro, o que é o Google Shopping?
Como bem resumimos, o Google Shopping é uma ferramenta de busca específica da plataforma, que visa selecionar e destacar produtos anunciados pelas lojas parceiras.
Mas o que seriam essas “lojas parceiras”? Na prática, é preciso apenas ter um cadastro no Merchant Center (o painel de gestão de e-commerce do buscador), registrar seus itens e, claro, respeitar as regras e normas da plataforma.
Feito isso, basicamente o Google Shopping funciona como uma espécie de vitrine virtual para um e-commerce.
O Google Shopping é pago?
Uma dúvida muito comum é sobre quanto custa anunciar no Google Shopping. Afinal, antes de 2020, de fato, todos os anúncios da aba eram, obrigatoriamente, integrados a uma campanha Ads.
Porém, hoje, a plataforma se tornou um serviço gratuito, com a possibilidade de “pagar para destacar” como publicidade.
Dessa forma, o Google Shopping opera com duas funcionalidades de filtro, se o usuário preferir. Uma exibindo resultados orgânicos, enquanto a outra gera buscas de anúncios patrocinados.
Como deve ser o novo layout do Google Shopping?
Como de costume, o Google tem apresentado atualizações frequentes em sua plataforma e, dessa vez, o Shopping parece ganhar uma nova cara também.
E isso não é de hoje! Afinal, a mesma aba, logo no início, chegou a se chamar Google Express e tinha um layout bem mais básico do que o de hoje.
Com o tempo, a plataforma foi se aprimorando e apresentando novas funcionalidades, além das mudanças que destacamos no tópico anterior, sobre a sua gratuidade.
De meados de 2023 pra cá, algumas atualizações já foram concluídas, começando pelo update do Merchant Center, que hoje se chama Merchant Center Next.
Na prática, a integração com esse painel de gerenciamento dos produtos se tornou mais fácil. Afinal, com as configurações em dia, basta anunciar os itens no seu site, que automaticamente as informações são transferidas para o Google.
Além disso, o gestor passou a receber novos insights sobre marcas e itens mais vendidos na plataforma, sem contar o suporte e as orientações sobre como melhorar a performance da loja.
Já em relação ao usuário, o novo layout do Google Shopping também visa proporcionar novas experiências na busca, como novos filtros, imagens mais largas e uma navegação mais fácil.
Enfim, essas são algumas das mudanças do novo layout do Shopping do Google e, principalmente, do Merchant Center, agregando novas ferramentas e funcionalidades, em especial, para os anunciantes.
Curtiu? Quer saber mais dicas para suas campanhas e negócios no Google? Não deixe de conferir outras publicações em nosso blog. Até a próxima!