Blog

Quais dados devo acompanhar no Google Adwords?

Quais dados devo acompanhar no Google Adwords?

Toda empresa tem como objetivo capturar leads qualificados, vender mais e divulgar sua própria marca. Assim, os caminhos para chegar lá são vários: criar estratégias de SEO, manter uma forte presença online e buscar os serviços de uma consultoria em Google Adwords.

Aliás, as campanhas de Google Adwords, ou links patrocinados, são, atualmente, um dos melhores recursos para gerar mais leads e receita.

Com o Google Ads, certamente você pode vender mais produtos online e levar mais tráfego para seu site

Contudo, é essencial conhecer bem a plataforma de anúncios do Google e acompanhar alguns dados ou métricas importantes, como veremos a seguir. 

O que é o Google AdWords?

O Google AdWords é um serviço de publicidade e anúncios on-line desenvolvido pelo Google para ajudar os profissionais de marketing a alcançar seus clientes instantaneamente.

Quando alguém pesquisa no Google um termo específico, por exemplo, “agências de turismo”, o Google mostra uma lista de pesquisas. 

No entanto, os resultados que aparecem no topo da lista e na área inferior geralmente são anúncios pagos.

Os anúncios normalmente são feitos de duas formas: rede de pesquisa ou rede de display. Portanto, os anúncios de rede de pesquisa aparecem na própria busca do Google. 

Já os anúncios pagos de rede de display são exibidos em sites e blogs associados à plataforma de Adsense do Google

Sem dúvida, os anúncios pagos podem oferecer enormes benefícios a qualquer empresa. Mas desde que as campanhas sejam elaboradas com o planejamento e a estratégia corretas. 

Além disso, é essencial verificar algumas métricas importantes, que vão mostrar a performance das campanhas e onde é preciso realizar ajustes para obter os melhores resultados. 

O que são métricas ou KPIs?

As métricas, ou KPIs (indicador-chave de desempenho) são indicadores de desempenho transparentes e mensuráveis. 

Assim, são usadas para monitorar, analisar e otimizar de forma abrangente o desempenho das estratégias de publicidade nos motores de busca na rede do Google.

Existem diversas métricas para serem analisadas, mas as principais incluem:

  • Número de cliques: quais palavras-chave geram o maior número de cliques?
  • Taxa de cliques (CTR): como os anúncios são atraentes?
  • Índice de qualidade: qual a relevância dos anúncios?
  • Custo por clique (CPC): quanto custa um clique no anúncio?
  • Taxa de conversão: quais campanhas convertem melhor?

Número de cliques

Esse KPI do Google AdWords diz respeito ao número de cliques em um determinado anúncio.

Essa métrica é muito importante, sendo a base para análises adicionais. Afinal, sem cliques em seu anúncio, não ocorre nenhuma conversão dentro da página de destino. 

Taxa de cliques

A CTR (taxa de cliques) é um KPI do Google AdWords que mostra a proporção de cliques recebidos em anúncios em relação ao total de impressões. 

Como regra, o ideal é alcançar as taxas de cliques mais altas possíveis com suas campanhas do Google AdWords

Porque isso pode, por exemplo, melhorar a posição do anúncio e ter um efeito positivo no índice de qualidade, além de reduzir os custos de clique (CPC).

Índice de Qualidade

Qual a relevância dos seus anúncios? Esse fator é determinado pelo que é chamado de “Índice de qualidade”. Essa métrica, portanto, é exibida no Google AdWords no nível da palavra-chave e vai de 1 a 10. 

O índice de qualidade é calculado considerando três fatores principais: a taxa de cliques (esperada), a relevância do anúncio e a experiência do usuário com a página de destino. 

Para avaliar a experiência da página de destino, considere avaliar KPIs como taxa de rejeição ou tempo de permanência na página.

Custo por clique

O custo por clique (CPC) é um fator importante de sucesso para todas as campanhas de Ads. Afinal, tem um forte impacto no custo por conversão e no ROI. 

Como regra, o custo por clique no Google AdWords é determinado com a ajuda de um lance máximo fixo (CPC máx.), que nunca é excedido. 

Ao multiplicar o CPC máximo pelo índice de qualidade, você receberá a classificação do anúncio, que determina a posição do seu anúncio. 

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos principais indicadores de desempenho das campanhas do Google AdWords

Logo, uma conversão é uma ação desejada do usuário (por exemplo, compra de um produto ou download de um e-book). Assim, ela, consequentemente, indica o número médio de conversões por porcentagem de cliques em anúncios

Como acompanhar todas as métricas do Goolge Adwords?

Colocar uma campanha no Google Ads pode não ser tão complicado. Mas, certamente, acompanhar as métricas e otimizar suas campanhas pode ser um verdadeiro desafio para quem não conhece as regras e macetes.

Pensando nisso, é importante contar com o serviço de uma empresa de Consultoria em Google Adwords especializada. 

A DGAZ Marketing, por exemplo, é uma agência Google Partner, que conta com profissionais certificados e qualificados para criar campanhas e estratégias que gerem resultados para os seus negócios. 

Precisa de uma agência para gerenciar suas campanhas online de Google Ads? Fale conosco!

Nota dos leitores
[Total: 0 Media: 0]

Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premierou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Shopping Basket