7 Dicas essenciais de SEO de conteúdo para quem esta começando!

Para quem está começando na produção de conteúdo, e mesmo para quem já escreve há um tempinho, entender de SEO é fundamental. É por meio dele que os seus textos e outras produções serão encontrados pelas pessoas.
As melhores dicas de SEO para quem está começando

Neste post, reunimos algumas dicas essenciais para que você comece a produzir conteúdos completos, que solucionem dúvidas e ainda estejam em uma posição privilegiada em sites de busca, como o Google. Continue conosco!

Dicas de como produzir conteúdo útil que alavanque sua presença online!

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Leve em conta as palavras-chave

Não é exagero dizer que a escolha das palavras-chave, que levam os usuários à sua página, é tão importante quanto o conteúdo. Nesse sentido, é importante entender a diferença entre as primeiras e secundárias.

A palavra-chave primária é o foco do artigo e deve estar ligada ao problema que o conteúdo quer ajudar o usuário solucionar. Também deve se conectar aos objetivos de marca. Já as palavras-chave secundárias são elementos de apoio, mas que ajudam a melhorar o ranqueamento nos sites de busca.

Tente emplacar snippets

Os featured snippets são respostas objetivas a pesquisas de palavra-chave. Por isso, eles aparecem no topo da pesquisa do Google e garantem um ótimo tráfego.

Para conseguir isso, você precisa otimizar o seu conteúdo. Priorize títulos e subtítulos em formas de pergunta e utilize o parágrafo inicial do artigo para responder à pergunta do título principal. No resto dele, você aprofunda o que foi apresentado.

Um exemplo: se o nome do artigo é “O que é SEO?”, um parágrafo inicial interessante seria aquele que começa com “SEO é um grupo de estratégias para melhorar o seu ranqueamento no Google”.

Formate seu conteúdo

Você se considere uma pessoa que escreve muito bem? Isso é muito importante, mas o seu conteúdo não deve ser apenas informativo e fácil de entender — é preciso integrar os títulos e palavras-chave à estratégia de conteúdo.

Priorize frases curtas: no máximo, 4 linhas. Utilize bullet points (aqueles marcadores com pontinhos) e listas, para não deixar o conteúdo totalmente “blocado”, com um bloco enorme de texto que desestimule a leitura. Certifique-se de usar a palavra-chave principal ao menos 3 vezes no texto, sendo que ao menos uma delas deve estar em algum título.

Invista em uma página que carrega rapidamente

A chance de que um usuário espere vários minutos para que a sua página carregue totalmente é mínima. Ele provavelmente irá ler a resposta para uma dúvida no site do concorrente.

Evite itens que atrasam o carregamento da página, como o uso de muitos plug-ins e imagens de alta resolução.

Inclusive, sites que levam tempo demais para abrir têm taxas altas de rejeição, o que as leva para posições desfavoráveis no ranqueamento de mecanismos de busca.

Felizmente, há uma ferramenta de SEO para você checar a velocidade do seu site: Google PageSpeed Insights. Faça alguns testes e compare a páginas que você gosta e que carregam rapidamente.

Use links internos e externos

Linke artigos da sua própria página a cada conteúdo. Isso faz com que os visitantes passem mais tempo no seu site, aumentando as chances de que eles comprem produtos ou cliquem em anúncios, por exemplo.

Também é interessante linkar conteúdos externos de boa qualidade, porque os mecanismos de busca utilizam esse critério para posicionar a sua página. Contudo, faça uma curadoria cuidadosa: evite sites pouco populares e com um nível duvidoso de qualidade conteúdo.

Priorize páginas com alto tráfego e que sejam referência nos temas que você explora. Uma dica é utilizar sites de notícias para comprovar seus dados e informações.

Publique conteúdo original

Para SEO e produção de conteúdo, a regra é clara: não plagie. Claro que todos nós usamos nossas referências, mas é essencial que você não utilize trechos de outro conteúdo e não replique a estrutura de um post.

Utilize as referências apenas como pesquisa para criar um conteúdo aprofundado. Nesse sentido, utilize várias fontes para não correr o risco de acabar copiando toda a estrutura de um post só.

Escreva conteúdo com relevância e duradouro

Por fim, evite criar conteúdos com um prazo de validade curto — falando apenas dos assuntos do momento. Uma boa produção é aquela que será relevante mesmo daqui a uns anos.

Se você cria um conteúdo aprofundado falando de SEO, por exemplo, esse texto precisará de apenas alguns retoques para se manter relevante e continuar atraindo pessoas para a sua página.

Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ

Você ainda pode contar com a ajuda de uma agência de SEO ou uma consultoria de SEO para ajudar em sua estratégia.

Para quem busca uma agência de SEO em SP, por exemplo, a DGAZ está à disposição para ajudar em sua estratégia de conteúdo. Entre em contato conosco!

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