Volatilidade da SERP: como combater

Para que um conteúdo seja visto por um grande número de pessoas, é preciso garantir que ele esteja bem posicionado em nossos motores de busca. No entanto, para que isso ocorra, sites como o Google estabelecem uma série de regras que devem ser seguidas.
Volatividade da Serp, como combater

E, um dos aspectos que merecem atenção diz respeito a volatilidade da SERP, cujas mudanças são capazes de comprometer os resultados de uma página.

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O que é volatilidade da SERP?

A volatilidade da SERP é a representação do grau de oscilação de uma página em sites de busca. Existem vários níveis de volatilidade, que podem variar conforme diversas variáveis, como localidade, período do ano e setor de atuação.

Assim, a volatilidade se refere às mudanças de critérios estabelecidos pelos pesquisadores que podem facilitar ou dificultar o posicionamento das páginas nas pesquisas. Por isso, é necessário estabelecer estratégias que mantenham o ranqueamento consistente, independente dessas oscilações.

Como combater a volatilidade da SERP?

Manter-se no topo das pesquisas em buscadores é algo almejado por marcas de qualquer ramo. E, um dos obstáculos encontrados é a volatilidade da SERP, que dificulta a manutenção de uma posição de destaque. No entanto, algumas estratégias podem ajudar a combater esse problema. Veja:

Compreensão dos critérios de classificação

Entender os fatores que levam um site a ficar bem posicionado é um dos primeiros trabalhos a serem realizados. Eles funcionam como fios condutores das ações da campanha e, embora mudem, algumas de suas particularidades permanecem, como é o caso da qualidade do conteúdo do site e uma experiência de navegação positiva.

Otimização da página

A otimização de um site está intimamente ligada à qualidade de navegação e compreensão do usuário.

Por isso, é essencial desenvolver uma página mobile friendly, elaborar uma URL clara e dispor dos elementos essenciais de modo a facilitar a usabilidade, por exemplo. Essas ações melhoraram significativamente o ranqueamento, mantendo a consistência nos buscadores.

Acompanhamento e análise de desempenho

Atualmente, contamos com diversas ferramentas que auxiliam o trabalho de análise de desempenho de um site nos buscadores. Realizar essa tarefa é crucial para identificar quais pontos merecem mais atenção, levando em consideração as novas tendências.

Além disso, é preciso observar as atualizações dos algoritmos dos buscadores, verificando os ajustes possíveis. Desse modo, as decisões serão mais precisas e baseadas em aspectos objetivos.

Como melhorar o posicionamento na SERP com SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que se refere às práticas de otimização de conteúdo que fazem um site ganhar destaque nas buscas dos usuários. Esse método pode gerar grandes resultados a partir do aumento do tráfego de clientes potenciais em uma página. Veja algumas dicas:

Otimize seus URLs

O endereço de um site é um ponto bastante considerado para os buscadores e usuários. Isso acontece porque uma URL deve mostrar o que será abordado no conteúdo da página, o que aprimora a experiência do visitante.

Portanto, é fundamental que uma URL contenha as palavras-chave do texto que serão expostas, otimizando-as para usuários e algoritmos dos mecanismos de busca.

Escolha estrategicamente as palavras-chave

Palavras-chave são muito importantes para obter um SEO otimizado. São as expressões essenciais capazes de retomar um assunto e que são digitalizadas pelos usuários no momento da busca. Para acertar a escolha dessas palavras, é possível a utilização de softwares que indiquem aquelas mais pesquisadas em relação a um conteúdo.

Adaptar o site para navegação móvel

O uso quase generalizado de smartphones pelas pessoas desliga que as marcas desenvolvem sites que possuem uma versão mobile, ou que são responsivos — aqueles capazes de se adaptar a qualquer tipo de tela, preservando os elementos gráficos e a velocidade de carregamento da página. Essa prática permitirá que os usuários tenham uma experiência de navegação positiva e possam voltar a visitar a página posteriormente.

Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ

Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável - Estratégias de SEO Avançadas DGAZ (1)

A volatilidade da SERP é algo a ser considerado nas estratégias de Marketing Digital. Como são aspectos em constante mudança, estar a par de suas atualizações e executar estratégias de SEO ajuda na manutenção da página nos mecanismos de pesquisas, essenciais para a captação e conquista de clientes. E para sempre se manter atualizado e seguindo as diretrizes do Google, conte uma agência especializa em SEO para ter os melhores resultados orgânicos!

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