Fazer com que uma página apareça entre as primeiras opções nos resultados de buscadores, como o Google, é o que almeja qualquer profissional da área de Marketing. No entanto, para que isso ocorra, é necessário formular estratégias que atendam algumas exigências, como a produção de um conteúdo original e a correta utilização de palavras-chave, por exemplo.
O que nem todo mundo sabe é que, além do texto, as imagens também devem respeitar alguns critérios. Cumprindo tais requisitos, os sites de busca entenderão que a informação que consta ali é relevante para o público e colocará o site no topo dos resultados das pesquisas, algo essencial para quem deseja que sua marca seja reconhecida.
Pensando nisso, criamos este artigo que abordará o SEO para imagens, dando dicas de otimização para aumentar o tráfego da sua página. Confira a seguir!
O que é SEO para imagens?
SEO é uma sigla para a expressão em inglês “Search Engine Optimization”, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de práticas voltadas para um melhor posicionamento de um conteúdo nos sites de busca.
Portanto, o SEO para imagens é a utilização dessa estratégia para que determinada imagem possa aparecer nos primeiros resultados, aumentando o tráfego orgânico da página. Realizar essas ações é crucial para quem deseja estabelecer seu conteúdo e, consequentemente, a sua marca na internet.
Qual a importância do SEO para imagens no aumento do tráfego de um site?
Quando um usuário realiza uma pesquisa no Google, geralmente ele acessa os resultados da primeira página do buscador e, na maioria das vezes, já encontra o que deseja. O avanço nas páginas seguintes é dificilmente realizado e, por isso, conquistar as primeiras opções são tão importantes.
Além disso, ranquear bem no Google garante um aumento significativo no tráfego. Ao realizar a busca por imagem, para ter acesso ao conteúdo completo da figura, o usuário precisa, necessariamente, visitar a URL vinculada a ela.
Outro ponto importante nas técnicas de SEO é a possibilidade reduzir o tempo de carregamento da sua página, já que as práticas também envolvem a redução do tamanho das imagens. Com fotos menores, a experiência do usuário será beneficiada e o seu site será recompensado pelo Google.
Como aplicar o SEO para imagens de modo estratégico?
A utilização estratégica das imagens em uma página é capaz de fazer um conteúdo obter muita popularidade nas redes. Mas, para que isso ocorra de maneira eficaz, é imprescindível aplicar técnicas de SEO como as que veremos adiante.
Atente-se ao nome da imagem
Um dos pontos que mais influência no bom ranqueamento de uma imagem é o nome que é dado a ela. Quando um usuário realiza uma busca por uma informação na internet, ele faz o uso de palavras-chave capazes de fazê-lo encontrar o que deseja.
Segue exemplo abaixo como salvar o nome da imagem otimizada para SEO:
Então, antes de realizar o upload da imagem, renomeia com termos que a descreva ou a identifique. Assim, o algorítimo reconhecerá a sua importância.
Reduza o tamanho do arquivo;
O tempo de carregamento de uma página é um fator decisivo para o ranqueamento de uma imagem no Google. Por isso, é muito importante que as imagens carregadas sejam leves, promovendo uma melhor experiência para o visitante, que, muitas vezes, realiza o acesso em dispositivos móveis.
Dessa forma, reduza o tamanho do arquivo em algum sofware voltado para essa função, para que ele fique menor que 1 megabyte. No entanto, essa ação não pode prejudicar a sua resolução. Um site recomendado para a otimização de tamanho de imagem é o TinyPNG!
Priorize a simplicidade do Alt Text (texto alternativo)
O texto alternativo é caracterizado pela descrição dos elementos visuais que compõe uma imagem. Trata-se de uma breve e simples frase capaz de promover a acessibilidade, já que o Google fará a sua leitura para aquelas pessoas que não podem ver.
Podemos citar como exemplo “uma bolsa preta sobre a mesa”, ou “uma criança correndo no parque”. Todas as imagens devem fazer o uso do Alt Text para que sejam ranqueadas nas páginas de busca. Então, use a objetividade e simplicidade, sem abrir mão da utilização das palavras-chave relacionadas as fotos.
Confira nosso video sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ
A aplicação de das técnicas de SEO para imagem é fundamental na busca por melhores posições nos resultados dos sites de busca.
E a produção de um conteúdo estratégico, que ofereça informações de qualidade para o público fortalece a marca e estabelece a sua autoridade. Para isso, é importante contar com uma Agência de SEO competentes para realizar esse trabalho.
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