Se você tem um estabelecimento físico, o SEO local é uma das melhores formas de atrair clientes e impulsionar os resultados do seu negócio. Afinal, por meio dessas estratégias de otimização, sua empresa ganha destaque nas buscas no Google, especialmente para o consumidor próximo a você.
Se você também quer ganhar mais visibilidade e alavancar as vendas, acompanhe o post até o final. A seguir, você vai conhecer seus maiores benefícios e, ainda, vai descobrir quais são as estratégias mais eficientes. Confira!
O que é SEO local?
A cada dia, mais e mais pessoas utilizam o Google para realizar pesquisas. O algoritmo se encarrega de mostrar ao usuário os resultados que mais atendem às suas necessidades. Assim, para aparecer nos primeiros lugares da página, é preciso aplicar estratégias de SEO, que são técnicas que fazem com que o algoritmo entenda que sua página é o que o usuário procura e, assim, apresente-o entre os melhores resultados.
No entanto, quando a busca é por produtos e serviços, o ideal é focar no SEO local. Isso porque o algoritmo entende que, para o usuário, a localização é um fator fundamental para a escolha. Afinal, as buscas mais utilizadas no dia a dia englobam termos como por exemplo:
- Melhores pizzarias em São Paulo;
- Oficinas mecânicas na região da Avenida Paulista;
- Dentistas no bairro Ipanema;
- Como chegar na rua XV de Novembro.
Um ponto interessante é que o algoritmo leva em conta a localização real do usuário. Desse modo, se ele estiver viajando e decidir fazer uma busca por cafeterias, por exemplo, pode até mesmo pesquisar por “cafeterias próximas a mim” e verá os melhores resultados de acordo com o algoritmo.
Então, utilizar SEO local significa aplicar as estratégias corretas para otimizar sua página para os motores de busca (especialmente o Google) levando em consideração a geolocalização da sua empresa e dos usuários.
Que benefícios o SEO local traz para um negócio?
Como mencionamos no início, utilizar SEO local é uma maneira muito eficiente de impulsionar os resultados de empresas que recebem o público fisicamente. Isso acontece porque essas estratégias trazem diversos benefícios para o negócio e sem precisar investir em mídia paga. A seguir, confira as principais vantagens.
Confira nosso vídeo sobre: SEO e UX: Tudo sobre o Futuro (e presente) do Rankeamento orgânico
Aumenta a visibilidade na região
Um dos efeitos mais perceptíveis de estratégias de SEO bem aplicadas é o aumento da visibilidade. No caso do SEO local, a otimização ajuda a posicionar melhor a sua empresa em relação aos concorrentes da sua região, fazendo com que você ganhe destaque nas buscas.
Estimula a tomada de ação
Dentro da jornada do cliente, as buscas locais representam uma fase bem próxima da conversão. Por exemplo, uma pessoa que está em outra cidade e procura por restaurantes, pode estar querendo fazer uma refeição naquele momento.
Assim, o resultado influencia na sua decisão, pois pode ver as avaliações, sabe como entrar em contato, vê algumas fotos e, ainda, consegue saber exatamente como chegar ao estabelecimento.
Gera autoridade local
Para os usuários, os sites que aparecem nas primeiras posições na página de resultados têm mais credibilidade, pois conquistaram a confiança dos clientes e do motor de busca.
Atrai novos clientes
As buscas locais também são uma ótima maneira de o público descobrir novos estabelecimentos. Afinal, muitas pessoas podem ainda não ter ouvido falar de determinado restaurante, por exemplo, até que realizem uma busca no Google.
Quais são as principais estratégias de SEO local?
Depois de entender o que é e conhecer os benefícios de apostar no SEO local, é hora de descobrir quais são as estratégias mais eficientes. Confira a seguir!
1. Crie um perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e indispensável para um bom rankeamento nas páginas de busca, especialmente para que sua empresa apareça como pontos de referência no Google Maps.
Não se esqueça de preencher todos os dados, como nome do seu negócio, endereço, telefone, categoria, site, horário de funcionamento, entre outros fatores. Um bom diferencial é incluir fotos e vídeos do seu estabelecimento.
2. Invista na presença online
Pode apostar que grande parte do seu público está nas redes sociais e as utiliza várias vezes durante o dia. Por isso, importante que você também esteja lá. Mas, atenção: não bastar criar o perfil da sua empresa e abandoná-lo.
É essencial manter as informações atualizadas e alimentar o seu perfil com conteúdo relevante para o seu público. Além disso, interaja e incentive a interação com seus consumidores.
3. Faça parcerias com páginas e influencers locais
O algoritmo do Google entende que se a sua página ou estabelecimento é citado por outros, seu conteúdo é importante. Então, uma excelente dica é fazer parcerias com outros estabelecimentos ou, até mesmo, com influencers locais, o chamado marketing de influência. Assim, além de conquistar um posicionamento melhor, ainda atinge um público maior.
4. Produza conteúdo direcionado
Aposte em conteúdo local, ou seja, aqueles que fazem referência à cidade ou região onde está o seu estabelecimento. Uma ótima ideia é aproveitar eventos locais, feriados exclusivos e personalidades da região para criar conteúdos relacionados.
5. Tenha um site responsivo
Um site responsivo é aquele que é acessado por diversos tipos de dispositivos e não sofre qualquer problema em seu layout nem dificulta seu uso. Ou seja, preza pela experiência do usuário. Isso é fundamental pois grande parte das pessoas acessam a internet pelo celular.
6. Incentive a avaliação de clientes
O público leva em consideração a avaliação de outras pessoas sobre o seu estabelecimento. Ou seja, é um fator determinante para que ele decida comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. Então, procure sempre manter o nível de satisfação alto. Desse modo, você conquistará boas avaliações.
7. Conte com uma Agência de SEO especializada!
Para rankear bem, o algoritmo do Google leva em consideração uma série de detalhes. Assim, as estratégias devem ser bem traçadas e executadas para gerar os resultados esperados. Por esse motivo, o ideal é contar com uma empresa especializada em SEO.
Isso porque ela tem o conhecimento e a experiência necessários para realizar as ações mais eficazes para levar seu negócio para o topo do Google.
Portanto, para você que tem um estabelecimento físico, investir em SEO local é uma das formas mais eficazes de conquistar mais espaço no mercado, atrair clientes, ficar à frente da concorrência e alavancar suas vendas. E para conseguir tudo isso, é importante contar com quem realmente entende do assunto.
Então, não deixe de entrar em contato conosco e saiba como a DGAZ Agência de SEO pode ajudar o seu negócio a alçar voos mais altos!