SEO: Como fazer link building com qualidade

link building

~Link Building é um dos trabalhos mais difíceis em SEO e também é muito importante na área de mark e uma Agência de SEO pode lhe ajudar. Tem como objetivo construir links externos que apontam para outro site, afim de conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

A última pesquisa realizada por grandes profissionais de SEO revela que 40% dos fatores de ranqueamento de um site referem-se aos links.

Qual a importância do link building

Uma das formas que os buscadores utilizam para avaliar um site é sua autoridade em relação a algum tema. Basicamente, os motores de busca procuram referenciadores para medir o quanto a página entende de determinados assuntos. Nem preciso dizer que boas referências, são excelentes gatilhos uma boa otimização de site.

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Como avaliar os links

Para avaliar as conexões entre os sites, o Google leva em consideração alguns fatores importantes. Entre eles:

  • Contexto: local e assunto onde o link aparece;
  • Texto âncora; Se condiz com o que seu site oferece;
  • Tipo de link: Se o link é follow ou nofollow;

Ok, mas afinal o que isso influência? Bom, basicamente o Google avalia se o seu link está alocado de forma pertinente para que o usuário que está lendo um artigo, por exemplo, consiga extrair maiores informações com o link anexado no post.

Outro ponto vital para um bom trabalho de Link Building é a autoridade que os referenciadores fornecem. Por exemplo, um blog muito relevante e que está bem posicionado no Google faz um artigo falando de “Dicas de SEO” e linka essa palavra para a DGAZ.

Esse tipo de linkagem é perfeito para gabaritar a agência a se tornar uma referência no assunto, aos olhos do Google. Entretanto, se esse mesmo blog utilizar a tag nofollow (rel=”nofollow”), significa que isso não gerará impacto algum nas buscas orgânicas. O máximo que pode acontecer é angariar mais alguns leads, o que também convenhamos, é excelente!

O que fazer para obter o link ideal?

Para um bom perfil de link, deve-se levar em consideração três importantes pontos: qualidade e quantidade e onde está situado.

Qualidade

O texto âncora é um dos principais fatores de qualidade, pois é o texto que os usuários podem clicar e acessar conteúdos de outra página, ele auxilia os mecanismos de busca a identificar palavras-chave relacionadas ao site, melhorando seu posicionamento.

Quantidade

Refere-se à força que cada domínio tem para os motores de busca, consequentemente: quanto mais força o domínio tiver, melhor.

Onde está situado

O link deve estar localizado em um site relacionado com o seu tema, ou seja, deve haver um contexto entre o site que está linkando e o que irá receber o link.

Elementos que podem afetar o Link Building

Primeiramente deve-se levar em conta que o link deve estar apontados não apenas à páginas iniciais, e sim à páginas importantes que auxiliam em sua distribuição.

Confira nosso video sobre: SEO e UX: Tudo sobre o Futuro (e presente) do Rankeamento orgânico

 

A partir de estudos realizados por agências de SEO, iremos listar abaixo três dos vários elementos que afetam o Link Building caso não forem utilizados de forma correta:

  • Números de links que apontam para fora da página: deixem de lado as páginas que apontam para várias outros sites, visto que elas perdem seu valor.
  • Qualidade dos sites: os sites que estão sendo linkados na página devem ser de qualidade, pois caso contrário seu valor cai e pode chegar a ser considerado um Black hat.
  • Páginas acessíveis nos motores de busca: sites em Flash e iFrames, por exemplo, impedem sua indexação nos motores de busca, portanto o link nela não tem nenhum valor.

Dicas para conquistar bons links

Bom conteúdo

Para fazer o link building dar certo, antes de tudo, o seu conteúdo precisa ser uma referência no mercado em que atua.

Sempre quando um artigo muito relevante é publicado, não tenha dúvidas de que ele servirá de inspiração para outros blogs, que, consequentemente, poderão linkar o seu artigo como uma referência aos leitores.

Além disso, outro fator decisivo para um bom conteúdo, é que se o seu produto ou serviço tenha qualidade. Em caso positivo, certamente haverá blogueiros e sites especializados fazendo reviews e opinando sobre a sua marca, chegando ao ponto até de recomendá-la.

Prospecção de link building

A principal forma de conseguir bons backlinks é fazer uma prospecção ativa de parceiros. Essa parte do trabalho se mistura muito com à assessoria de imprensa: afinal, você precisará basicamente criar um relacionamento com sites e blogs relacionados a sua área para negociar a troca, que pode acontecer por meio de releases, menções de marca e, principalmente, a troca de links.

Quer garantir que seu projeto tenha um bom resultado orgânico? Basta entrar em contato conosco e ver como podemos te ajudar!

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