Para tentar compreender as tendências do mercado de pesquisa, como o Google, e atualizações de seu algoritmo, empresas e profissionais de SEO se dedicam em estudos de estatísticas e métricas.
Apesar do Google não entregar exatamente quais são os fatores que elevam o ranking de um site, os profissionais de SEO trabalham para desvendar alguns desses mistérios, colaborando para que sua página tenha um melhor posicionamento.
Por meio dos estudos das agências de SEO, iremos citar alguns fatores que prejudicam a indexação de páginas do seu site.
Conheça os fatores que prejudicam o SEO do seu Site
1- Conteúdo Duplicado
Por prejudicar a experiência do usuário, os conteúdos duplicados reduzem o posicionamento do site nos buscadores, principalmente porque o Google entende que você está usando isso como uma forma de trapaça. A DGAZ fez uma matéria sobre como resolver situações como essa utilizando a Tag Canonical.
2- Conteúdo copiado
Quando o conteúdo do site é copiado, o Google interpreta sua página como mero reprodutor de informações.
Ele identifica qual é a página com classificação original e rebaixa seu site, podendo até ser banido dos mecanismos de busca.
Inclusive, você pode conferir esse tipo de conteúdo utilizando plataformas como o CopyScape.
3- Erros de ortográficos
Uma página que contém erros de ortografia e gramática, é identificado como spam, portanto, o Google se aperfeiçoou para valorizar os demais sites que possuem informações escritas corretamente.
4- Site em manutenção
Para que sua página não caia no posicionamento ou deixe de ser indexada pelo Google, evite deixá-la em manutenção ou com erro interno de servidor (Erro 500) com muita frequência, essa inatividade prejudica muito no rankeamento do site.
5- Links quebrados
Links quebrados dentro de uma página, torna uma experiência ruim ao visitante. A partir do momento que ele tem interesse em entrar para ler seu conteúdo e se depara com uma página 404, isso acaba frustrando o usuário a ponto de abandonar o site. O Google esse fator como métrica para determinar a usabilidade do site.
6- Pop-ups
Pop-ups, ou seja, aquela janela que abre no seu navegador, normalmente com destaque de publicidade e anúncio, não agradam o visitante, portanto também não agradam ao Google, reduzindo seu rankeamento.
7- Erros de HTML
HTML com erros nos códigos é sinal de uma página sem qualidade, interferindo no ranking do site, principalmente quando é utilizado de forma errado as heading tags e as aplicações das strongs.
Outro erro grave relacionado ao HTML, é a cor da fonte, que se igual a do background, pode ser interpretada como uma técnica de BLACK HAT.
8- Alta taxa de rejeição
Se o seu site depende de uma interação maior dos usuários para obter sucesso, ou seja, as pessoas acessam apenas um link e deixa a página instantes depois, isso é um sinal de rejeição e automaticamente indica que o seu site não tem um conteúdo relevante para ficar nas primeiras posições.
9- Backlinks de sites com má reputação
Backlinks no geral são bons para SEO, mas quando temos links externos com má reputação, pode ser um sinal negativo para sua classificação final. Portanto, faça link building com consciência e sempre visando no interesse dos seus usuários.
Além dessas ações, muitas outras podem ser colocadas em prática no seu site ou e-commerce. A DGAZ tem uma equipe de especialistas em estratégia de SEO focada em resultados e pronta para levar seu site ao próximo nível.
Então, se você quer contar com especialistas do mercado para trazer mais visitas ao seu site, entre em contato conosco hoje mesmo!