Se a sua empresa não foca em SEO (Search Engine Optimization, ou seja, a otimização para os motores de busca, como o Google, para aparecer nas primeiras posições na busca orgânica), é hora de mudar isso o quanto antes! 2023 está chegando e você não pode deixar de acompanhar um guia completo sobre o assunto.
Pensando em você que está começando a trazer essa preocupação para tornar suas ações digitais mais estratégicas, preparamos um guia de SEO 2023 com dicas de quem realmente entende do assunto. Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas!
Trazer uma cultura SEO First
O SEO 2023 já não tem mais espaço para ser considerado apenas uma técnica ou estratégia, mas sim a composição de uma verdadeira cultura nas organizações: o SEO First. Isso significa que todas as estratégias precisam ser orientadas para dar suporte a melhor ranqueamento nas pesquisas orgânicas.
Desta forma, ele fica no centro dos processos e as demais estratégias, por mais importantes que sejam, precisam orbitar para oferecer suporte ao SEO.
Isso é importante, inclusive, para proporcionar melhor custo-benefício nas ações. Por exemplo, quando o marketing de conteúdo, inbound, marketing de influência, redes sociais, entre outras ferramentas do marketing estão direcionadas para colocar o SEO como prioridade, é possível ter um rendimento melhor nas estratégias sem precisar elevar os gastos com links patrocinados.
Entenda como funciona o SEO
Hoje o SEO não pode ser uma questão delegada apenas às equipes de marketing: os donos dos negócios precisam, também, estarem cientes de como ele funciona. Isso porque, muitas vezes, pode ser necessário que o gestor invista em um outro ponto que, também, está relacionado com SEO First: o Product SEO.
Neste caso, o negócio desenvolve um produto específico justamente para impulsionar um produto que foi criado para atrair pessoas para o seu site na pesquisa orgânica e aumentar as chances de sucesso.
Por exemplo, pense que seu negócio trabalha com transporte de cargas para o setor logístico. Você pode desenvolver uma plataforma que ajuda a identificar qual o melhor tipo de frete e prazos de entrega de acordo com as demandas do negócio. A partir disso, resolvendo uma dor do cliente (conseguir identificar qual o melhor tipo de transporte), é possível atraí-lo para contratar o serviço de frete do seu negócio.
Mas isso só é possível se você compreender como funciona o SEO e levar essas questões para a empresa como um todo. Lembre-se, novamente: o SEO First, uma das grandes tendências que veio para ficar em 2023, é uma cultura e, como tal, passa por toda a empresa, até mesmo por setores que estão alinhados com pesquisa orgânica de modo indireto.
Então se você é diretor de uma empresa e não domina marketing ou programação, você não precisa se tornar um expert, mas pelo menos conhecer questões básicas de SEO e como os demais setores podem contribuir para potencializar as estratégias.
Saiba que o SEO evolui ao longo do tempo
Outro ponto importante é saber que as estratégias aplicadas hoje podem precisar ser redirecionadas no futuro. Isso porque as empresas responsáveis por motores de busca refinam seus algoritmos constantemente e alguns parâmetros que funcionavam melhor antes podem precisar ser redirecionados.
Por isso, é sempre importante ter profissionais especializados ao seu lado. Eles acompanham constantemente os updates realizados pelas empresas e conseguem redirecionar rotas das estratégias aplicadas de forma consistente, minimizando erros e perdas de eficiência.
Por exemplo, nos últimos 5 anos estamos vendo verdadeiras revoluções no refinamento das tecnologias de inteligência artificial que o Google usa para seus critérios de ranqueamento. Para 2023, por exemplo, o foco deverá ser em SEO Experience, ou seja, proporcionar não só boas experiências para o usuário, que o retenham no site, mas que elas possam ser indexáveis.
Alguns dos pontos que merecem atenção são:
- otimização do seu site para intenção de busca;
- estar mais atento para as métricas que estão relacionadas com comportamento do usuário no seu site ou plataforma;
- construção de reputação e autoridade ainda mais intensa, principalmente, por meio de link building externo (ou seja, de sites de terceiros para seu negócio). Mas, preferencialmente, optando por sites que tenham uma boa reputação, pois o algoritmo analisa essa questão também.
Trabalhe o inbound marketing
Ao trabalhar experiência do usuário, o inbound ainda continua ocupando um papel fundamental para geração de valor para o público e, por isso, é muito importante que você continue adotando essas estratégias para melhor o SEO do seu negócio.
Inbound marketing é o conjunto de estratégias focado para atrair e converter clientes ao longo de toda sua jornada, educando-o nas fases iniciais até que eles estejam preparados para fazer a compra ou contratação. Ao mesmo tempo, quando eles vão ao site para acompanhar os conteúdos, isso aumenta o tráfego orgânico e retenção da audiência, o que gera maior percepção de autoridade para o algoritmo.
A questão agora é alinhar isso com experiências diferenciadas e direcionadas para o perfil do seu cliente. Por exemplo, se o seu público-alvo se interessa mais por conteúdos interativos ou vídeos, vale a pena investir neste tipo de ação nas fases de topo e meio de funil. Ou seja, temos um aperfeiçoamento das técnicas que eram aplicadas até então para a era do SEO Experience.
Entenda como funciona a intenção de busca
Outro ponto que ajuda a trazer sua empresa para a era do SEO 2023 é otimizar a experiência do usuário a partir dos parâmetros de intenção de busca. O algoritmo hoje consegue identificar com maior precisão o que o cliente espera encontrar em uma pesquisa. Isso está muito ligado com a possibilidade da web semântica, em que ele pode distinguir o que realmente a pessoa deseja encontrar.
Por exemplo, há alguns anos, se uma pessoa pesquisasse “carteira” no Google, poderia encontrar tanto o móvel utilizado na escola quanto o acessório que utilizamos para levar dinheiro e documento no dia a dia. Hoje ele consegue identificar com mais precisão qual é a intenção de busca da pessoa, para promover uma experiência melhor pra ela.
Ao saber disso, os especialistas de SEO conseguem identificar as melhores estratégias para conseguir melhores posicionamentos com as palavras-chave escolhidas.
Otimize para experiência do usuário!
2023 estaremos ainda dentro da era do SEO Experience. Isso significa que a sua empresa precisa demonstrar que domina determinado assunto e promover a melhor experiência do usuário, tanto na geração de valor ao encontrar seu site quanto na facilidade de navegar em seu site.
Afinal, não adianta ter um bom conteúdo, mas ter uma página não-amigável, lenta ou que seja incômoda para o usuário. O seu público deve estar no centro do processo decisório de todas as questões relacionadas com a sua página.
Por exemplo, não é possível mais não considerar a acessibilidade ao criar uma página. Usuários com dificuldades visuais precisam ter possibilidades de customização ou abandonarão seu site rapidamente – e isso gera penalização a longo prazo.
Tenha empresas especializadas em SEO ao seu lado
Com a transformação digital e a digitalização das empresas, temos uma maior competitividade para alcançar os melhores posicionamentos na busca orgânica e, por isso, não há espaço para errar! Por isso, ter empresas especializadas ao seu lado será o diferencial para um bom SEO 2023.
Empresas de consultoria de SEO serão suas maiores aliadas neste processo. Conte com elas para ajudar no seu processo de adequação para o novo ano e conquiste o sucesso esperado. Lembra-se que falamos sobre como essa é uma área dinâmica? Então, lembre-se que deixar o SEO do seu negócio com quem entende ajudará na adequação dos processos quando necessário.
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