Blog

Screaming Frog: dicas de otimização de sites para busca orgânica

O Screaming Frog é uma das principais ferramentas gratuitas (para até 500 URLs) utilizadas para otimização de sites para busca orgânica.

Por ser uma ferramenta muito completa é comum se perder com a quantidade de informação fornecida, e também em como utilizar os dados.

Neste artigo, comentamos somente dos dados relevantes do primeiro relatório da ferramenta, e como usar as informações para a otimização do seu site.

Relatório Screaming Frog

O primeiro relatório da ferramenta trás um resumo de 500 URLs do site (se você estiver usando a versão gratuita é claro). Ele contem uma diversidade de informações, listei alguns campos abaixo dos quais acredito serem uteis para aplicação de técnicas de SEO.

Internal: otimizações para busca orgânica

Status Code

Está parte é muito importante, pois informa o código que o buscador recebeu ao tentar acessar a página:

  • 200: está tudo certo,
  • 301: página foi redirecionada permanentemente,
  • 302: redirecionamento temporário(caso seja uma página que você não irá mais utilizar, mude para 301),
  • 404: página não encontrada (bom pra ajustar links internos quebrados)
  • 500: erro no servidor (mostra que a página está com lentidão para abrir),
  • 503: não disponível.

Indexability

É possível saber qual página está, e qual página não está indexada nos buscadores.

Title e meta Description

Mostra a quantidade de caracteres o title, o que auxilia na orientação de quais meta tags otimizar primeiro, também é possível filtrar por títulos, mostrando então as meta tags duplicadas.

Heading tags

Informa qual é o H1 e H2 da página, e se tiver zerado é sinal que sua página não têm H1.

Canonical link

A canonical da página (já vi casos de páginas terem apontamentos para outros sites como youtube, é sempre bom validar este campo)

Word Count

Pode parecer simples, porém é super relevante este campo, vamos levar em consideração que uma página tem que ter no minimo 300 palavras, para que possa transmitir a mensagem desejada ao usuário, por este filtro você consegue saber quais páginas possuem uma quantidade menor de palavras e otimizar as mesmas.

Outlink

Mostra a quantidade de apontamento para outras URLs do seu site. Imagine que, seu site tem uma média de quantidade de links já no menu e rodapé. Neste campo é possível ver se existe páginas que estão acima, ou abaixo da media de apontamentos, e te permite aprimorar a linkagem interna.

External Links

Este campo mostra a quantidade de vezes que aquela URL foi linkada em outros sites, resumindo seus backlinks, pelo screaming frog não é possível ver esses links, porém, clicando com o botão direito do mouse indo no campo backlinks é possível visualizar mo ahrefs, moz e outras ferramentas de análise de backlink.

Hash

o Hash é um código que é gerada a partir do conteúdo da sua página, imagine que cada página têm um conteúdo diferente, e logo ela terá um hash diferente. Se as páginas tiverem o mesmo hash, é sinal que elas possuem conteúdo duplicado.

Estes são os dados que mais utilizamos deste relatório, e espero que a explicação seja útil para auxiliar no ranqueamento do seu site. E caso precise de auxilio relacionado a otimização de sites para busca orgânica, entre em contato conosco!

Precisando de auxilio no Marketing Digital da sua empresa? 

agencia-de-links-patrocinados-e-seo-300x300agencia-de-links-patrocinados-e-seo-300x300agencia-de-links-patrocinados-e-seo-300x300A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premierou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google.

Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:

– Orçamento Online para SEO

– Orçamento Online para Links Patrocinados

– Orçamento Online para PPT

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Confira outros Artigos:

Shopping Basket