Blog

Principais diferenças entre Links Patrocinados e SEO

Muita gente ainda confunde Links Patrocinados com oti mização de websites (SEO) e neste capítulo apresentaremos as diferenças entre os dois.

O que é Links patrocinados – Google Ads?

Links Patrocinados é o trabalho de divulgação de websites em mecanismos de busca de forma patrocinada, tal como o Google. O formato mais usual aqui é o custo-por-clique (CPC), onde o dono do website só pagará pelos cliques efetivamente realizados.

Os formatos de links patrocinados são: de campanhas de texto, shopping e campanhas de display, que é a exibição de banners publicitários em sites vinculados a um determinado assunto definido pelo dono do site.

O que é SEO: Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Busca?

O SEO visa melhorar o posicionamento orgânico do seu website para determinados assuntos ou termos, gerando assim maior exposição do seu website para estas palavras ou termos. Importante frisar que os cliques gerados via busca orgânica são gratuitos e na maioria dos casos.

Os resultados orgânicos no Google são aqueles que aparecem nas pesquisas logo depois dos resultados dos anúncios, sejam estes links patrocinados ou shopping. Veja na ilustração abaixo, um exemplo como os resultados aparecem quando buscamos o termo “comprar tênis nike air max”.

Os primeiros resultados são de Google Shopping, depois aparecem aqueles que possuem uma tag verde escrito “anúncio”. Logo depois começam os resultados orgânicos, que o Google identifica como melhores conteúdos para o que buscamos naquele momento.

Afinal, a missão do Google é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”.

Por isso, para conseguir com que sua página apareça nos primeiros resultados do Google, você precisa entregar um conteúdo verdadeiro e relevante para quem está buscando. Como o próprio Google indica, “concentre-se no usuário e o resto será consequência”.

Nos links patrocinados há a certeza de que seu website/anúncio irá aparecer na página de pesquisa uma vez que está se pagando pela publicidade, mas quando falamos em otimização (SEO), não há esta certeza e por isso deve-se seguir as boas práticas de otimização para que o buscador “enxergue” seu site como relevante para a pesquisa do usuário e assim o apresente bem posicionado em seus resultados de busca.

A diferença nos resultados de cada projeto

Outra diferença importante de ressaltar é o resultado de cada trabalho. Enquanto nos Links Patrocinados os resultados (exibição de seu site) aparecem rapidamente, no SEO eles aparecem a médio e longo prazo.

Porém, uma vez finalizada a verba de publicidade dos Links Patrocinados, seu site/anúncio deixa de aparecer nas buscas enquanto no SEO seu site continuará aparecendo.

Muito importante destacar que o Google deixa bem claro que fazer campanha em Links Patrocinados não irá ajudar seu site a ficar bem posicionado nas buscas orgânicas uma vez que são serviços diferentes. Ou seja, uma pequena empresa, com orçamento bem mais restrito do que uma grande empresa terá a mesma chance de aparecer nos resultados orgânicos da busca que a grande empresa.

Confira na nossa tabela abaixo as principais diferenças e vantagens de SEO e Google Ads

diferença seo e google ads 1 diferença seo e google ads 2

Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premierou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Shopping Basket