A grande maioria do tráfego na web é conduzida pelos motores de buscas globais, Google, Bing e Yahoo que juntos representam aproximadamente 96% de todas as buscas na web e entregam uma lista de sites a cada palavra-chave procurada.
Mais de 70% dos usuários acreditam que marcas líderes em seus segmentos estejam no topo dos resultados de busca.
Existem também as mídias sociais e outros tipos de mecanismos de buscas verticais que podem gerar audiência para seu site, mas são os motores de buscas globais o principal método de navegação para a maioria dos usuários da Internet descobrirem o seu site.
Os motores de busca são únicos, pois fornecem tráfego direcionado (pessoas que procuram o que outras oferecem). Estima-se que hoje entre 80 e 90% das pessoas façam pesquisas nos buscadores antes de comprar um produto ou serviço.
A previsão é que este número só tende a aumentar nos próximos anos. Se os motores de busca não conseguem encontrar o seu site ou ir adicionando o seu conteúdo nas melhores posições dos resultados de pesquisa, você vai perder oportunidades incríveis para direcionar o tráfego e público para o seu site, e fechar um negócio ou venda.
SEO é um Investimento a longo prazo
O trabalho de SEO, além de incluir o seu site e conteúdo de forma constante dentro dos buscadores, é dar qualidade e abrangência ao conteúdo e melhorar sua posição para os primeiros lugares nas listas de resultados.
As palavras que os usuários digitam na caixa de pesquisa dos buscadores, do Google por exemplo, possuem valor extraordinário. A experiência mostra que o tráfego gerado pelo Google (ou a falta dele) pode quebrar ou dar sucesso ao seu negócio.
Por este motivo, investir em SEO visando conquistar a melhor posição em pesquisas nos buscadores perante seus concorrentes e por consequência gerando publicidade, receita e exposição como nenhum outro canal de marketing, é essencial para o direcionamento do tráfego qualificado ao seu site.