A otimização de imagens faz parte das estratégias de SEO para melhorar a velocidade de carregamento das páginas de um site.
Para realizar esse trabalho, os profissionais de SEO agora contam com uma nova ferramenta: AVIF, formato de arquivo desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia).
Saiba mais sobre essa ferramenta neste artigo da DGAZ, agência de SEO em SP!
O que é AVIF?
Em suma, AVIF é um formato de arquivo de imagem que, reduz o tamanho das imagens utilizadas em um site. Assim, é possível manter a mesma qualidade de imagem.
Atualmente, os formatos de arquivo de imagem mais populares para web são JPG e PNG. Mas, há alguns anos, entrou em cena o WebP, desenvolvido pelo Google.
O WebP, aliás, consegue entregar imagens 30% menores que o JPG, mantendo a mesma qualidade de imagem.
O AVIF, por outro lado, promete imagens 50% menores do que JPG – considerando ainda a permanência da qualidade da imagem.
Os especialistas em SEO acreditam que é o próximo passo na compressão de mídia.
O objetivo da AOMedia é desenvolver uma tecnologia aberta e livre de royalties para entrega de multimídia.
Ou seja, isso significa que ninguém terá que pagar para usar o novo formato AVIF (ao contrário do JPG, por exemplo).
AVIF oferece muitas vantagens
- O formato suporta HDR, transparência e ampla gama de cores;
- Fornece a maior compactação com e sem perdas de qualidade;
- Foi criado em formato livre de royalties, o que vai agilizar todas as adoções, pois os desenvolvedores não terão que lidar com barreiras legais ou financeiras;
- Por trás do desenvolvimento do AVIF encontramos empresas como Amazon, Google, Apple, Intel ou Samsung, portanto não faltam recursos.
As primeiras imagens em formato AVIF foram publicadas em fevereiro de 2018 pela Netflix.
Desde então, mais aplicativos e empresas têm adicionado suporte para ele, embora de forma bastante lenta. Assim, podemos encontrar agora suporte AVIF no Google Chrome, VLC ou GIMP, e até a Microsoft.
Em fevereiro de 2020, a Netflix publicou um artigo de blog com medições objetivas sobre a qualidade de imagem e eficiência de compressão em comparação com JPEG.
Testes mostram a eficácia do formato
Testes realizados pela ShortPixel, plataforma de otimização de imagens para sites, fazem um comparativo entre resultados de otimização em imagens de variados formatos.
Desse modo, um arquivo CR2 – um formato não compactado para fotos tiradas com uma câmera Canon – foi convertido para JPG, WebP e AVIF usando a plataforma Convertio.
Os resultados foram:
- CR2 original: 32,2 MB
- JPG: 5,88 MB ( 82% menor)
- WebP: 844 KB ( 86% menor do que JPG)
- AVIF: 547 KB ( 91% menor do que JPG)
Depois, os arquivos WebP e AVIF foram ampliados, mostrando uma clara diferença de qualidade: o formato AVIF oferece mais suavidade e menos efeitos de otimização.
Teste com imagem JPG 150 × 150
Em um segundo teste com miniatura do WordPress, tamanho 150 × 150, foi feita a conversão para WebP e AVIF, usando a API ShortPixel. Assim, os resultados foram:
- JPG original: 5,3 KB
- WebP: 2,6 KB ( 51% menor)
- AVIF: 2,2 KB ( 58% menor)
Em testes feito pela DGAZ, tivemos resultados incríveis comas imagens em AVIF.
Conclusão sobre o formato AVIF
De fato, o formato AVIF parece muito promissor e, embora ainda esteja dando os primeiros passos, tem tudo para ser o próximo formato de imagem mais popular entre páginas otimizadas.
Sua compactação mais eficiente permite melhorar ainda mais o tempo de carregamento das páginas e garantir uma melhor experiência para o usuário!
Então esse recurso deverá ficar no radar de desenvolvimento para uma futura implementação!
Gostou da dica da DGAZ Marketing? Então continue acompanhando o nosso blog e você poderá conferir sempre as últimas novidades sobre a otimização de sites para o Google e sobre as tecnologias para links patrocinados!
Afinal, nada melhor que contar com especialistas para cuidar do seu Projeto de SEO ou se informar sobre as novidades!