Neste artigo, você descobre o que são métricas de marketing e vai saber também quais são as principais métricas que as empresas estão monitorando neste momento. Aproveitamos para mostrar como nós, enquanto uma agência especializada em SEO, analisamos as métricas de marketing. Comece a mensurar os resultados das suas campanhas desde já!
O que são métricas de marketing?
Você sabe se seu investimento em marketing está apresentando os resultados esperados, se as campanhas são lucrativas ou dão prejuízo para o seu negócio? As métricas de marketing são as ferramentas para entender esta questão. Elas funcionam como indicadores que oferecem respostas objetivas sobre suas campanhas.
Um gestor de tráfego pago, por exemplo, quer descobrir se seus anúncios estão funcionando, para isso, ele analisa as métricas de marketing do tráfego pago, como visualizações, cliques e conversões. Um especialista em SEO vai acompanhar as métricas relativas ao tráfego orgânico, como o número de novos visitantes e conversão em leads.
Sendo assim, as métricas de marketing estarão sempre focadas no seu plano de marketing e como medir sua eficiência.
Quais são as principais métricas de marketing que nossa consultoria SEO indica?
- novos leads — indica quantos novos usuários se cadastraram em algum dos canais de comunicação da empresa como e-mail ou WhatsApp;
- CPL (custo por lead) — quanto é preciso investir para conseguir um novo lead;
- CPC (custo por clique) — usado para campanhas de tráfego pago como o Google Ads, serve para descobrir quanto você paga para cada clique que um usuário dá no seu anúncio;
- ROI (retorno sobre investimento) — o ROI indica se a empresa está tendo lucro ou prejuízo com as ações usadas;
- CAC (custo de aquisição do cliente) — mostra quanto sua empresa investe para conseguir novos clientes;
- ticket médio — uma média que cada cliente gasta ao fazer uma compra na sua empresa.
Como uma agência especializada em SEO ajuda a analisar as métricas de marketing?
Para analisar as métricas de marketing, o primeiro passo é saber quais são os objetivos estabelecidos. Para isso, é importante observar o plano de marketing. Se sua empresa quer novos leads, por exemplo, talvez os resultados em vendas não sejam tão expressivos quanto outra campanha de marketing focada exclusivamente nisso.
Uma vez identificados os objetivos, é hora de definir quais serão as fontes de consulta. Os números apresentados pelas plataformas podem variar, então estabeleça qual delas você usará para montar sua base de dados.
A seguir, é fundamental estabelecer uma frequência de consulta das métricas para que sua análise seja eficiente. Este período pode variar conforme o momento da campanha. Talvez sejam consultas quinzenais, diárias ou até mesmo algumas vezes por dia.
Uma agência especializada em SEO conta com um time de profissionais especializados nos mais variados nichos do marketing. Isso significa que além da entrega de campanhas de qualidade, ela também está sempre atualizada com relação aos melhores indicadores de marketing e consegue montar dashboards eficientes para que o cliente possa analisar seus resultados.
Gostou de conferir o que são e como analisar as métricas de marketing? Como você deve ter percebido, uma agência especializada em SEO pode contribuir de forma eficiente neste processo, pois a consultoria em SEO engloba o monitoramento de resultados e otimização das ações desenvolvidas.
Confira nosso video sobre: Qual o objetivo de um projeto de SEO?
Se você quer melhorar a performance do seu marketing, então entre em contato conosco! Teremos um grande prazer em descobrir quais são as métricas mais relevantes para o seu plano de marketing e como monitorá-las!