Blog

Fazer SEO em épocas sazonais é lucrativo?

seo para wordpress

Apesar da crise econômica, os E-commerces continuam surpreendendo em vendas, não apenas em períodos sazonais, mas sim em todos os meses do ano. É essencial que a sua empresa tenha um site e ofereça seus produtos e serviços na internet.Para obter os melhores resultados durante as épocas sazonais, é necessário trabalhar o conteúdo do site. Otimizando para que o usuário tenha a melhor experiência dentro dele.

É nesse momento que você deve pensar em contratar uma Agência de SEO em São Paulo para cuidar do seu site.

Como melhorar meu site para épocas sazonais?

agência de seo para ecommerce

Antes de mais nada, é necessário entender as vantagens de começar a trabalhar conteúdos sazonais um pouco antes da data comemorativa. Isso acontece porque o SEO não é um trabalho feito da noite por dia.

É claro que muitas otimizações podem alavancar o seu site em um curto espaço de tempo. Porém, é importante lembrar que toda otimização leva um tempo para ser identificada e entendida pelos buscadores.

Existem alguns passos simples para otimizar o site para épocas sazonais, como por exemplo a criação de conteúdo voltado para o tema. Porém, não é apenas isso que trará os resultados desejados durante a sazonalidade.

Otimização no site

Uma Agência de SEO especializada irá fazer uma série de otimizações dentro do seu site. Essas otimizações estão embasadas em um período de análise do site, concorrentes e palavras-chave relevantes para o seu negócio.

As otimizações também contam com a diminuição do peso de imagens e velocidade do site. Tudo isso para garantir a melhor experiência do usuário dentro do site.

Em seguida, é necessário fazer um estudo sobre o comportamento do usuário em outros períodos do ano. Ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console serão os aliados da Agência de SEO para identificar o período exato em que os clientes começam a procurar os termos da data sazonal.

Ao identificar o período de busca, os trabalhos de SEO deverão ser complementados com conteúdo que utilize as palavras-chave sazonais. Outra ferramenta muito utilizada neste momento é chamada de Google Trends.

Conteúdo Interessante

Após identificar o período que os seus clientes começam a procurar pelos produtos sazonais, é hora de colocar a mão na massa! Vamos supor que a sua loja venda materiais escolares.

É óbvio que o período sazonal é entre Janeiro e Fevereiro, porém, você ficará muito atrás dos seus concorrentes se começar a trabalhar as palavras-chave em Janeiro, quando o período sazonal já está para acontecer. 

Como já dissemos antes, os trabalhos de uma Agência de SEO não acontecem da noite para o dia. As otimizações são enviadas e lidas pelos buscadores, que recebem a informação e começam a rankeá-la de acordo com os sites concorrentes.

É recomendável utilizar conteúdos relevantes, redigidos por um Especialista em SEO, para posicionar melhor o seu site para as palavras-chave sazonais. Ainda utilizando o exemplo da loja virtual de materiais escolares, seria interessante fazer textos que utilizassem a palavra-chave “Volta às Aulas” e “Material Escolar mais Barato”.

Os conteúdos deverão ser voltados ao SEO, utilizando todas as métricas e boas maneiras recomendadas pelos buscadores, como por exemplo a utilização de Título, subtítulos e subseções. Além de utilizar palavras-chave de cauda longa, que podem ser identificados através do Google Search Console.

Não delete o subdiretório após a sazonalidade

seo para ecommerceApós rankear seu site para os termos sazonais, não faz sentido deletar todo o trabalho e começar novamente no ano que vem. É recomendável manter o subdiretório com as palavras-chave e conteúdos já escritos.

Utilizando nosso exemplo anterior, poderíamos ter o subdiretório meusite.com.br/volta-as-aulas e dentro do subdiretório podemos colocar todos os conteúdos escritos de vários anos diferentes. Ficaria mais ou menos assim:

Ao tratarmos da volta às aulas de 2018:

  • meusite.com.br/volta-as-aulas
  • meusite.com.br/volta-as-aulas/2018
  • meusite.com.br/volta-as-aulas/2018/tendencias-de-personagens-para-cadernos
  • meusite.com.br/volta-as-aulas/2018/como-economizar-na-volta-as-aulas

O subdiretório “volta-as-aulas” poderá ser reutilizado, adquirindo todas as informações já adquiridas em 2018. Os conteúdos já escritos poderão ser linkados dentro dos conteúdos elaborados em 2019.

Em nenhuma hipótese recomendamos que você faça o redirecionamento das URLs, pois parte da autoridade ganha pelo evento sazonal anterior será perdido.

Precisando de auxilio no Marketing Digital da sua empresa? 

agencia-de-links-patrocinados-e-seoA DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google.

Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:

– Orçamento Online para SEO

– Orçamento Online para Links Patrocinados

– Orçamento Online para PPT

Confira outros Artigos:

Como contratar uma Agência de SEO?

A partir do entendimento do Serviço de otimização de sites para busca orgânica há de se entender também como contratar a Agência de SEO que melhor atende às necessidades da sua empresa para tal. Confira abaixo as dicas publicadas no Guia de SEO 2018. Exija relatórios mensais e acompanhe o trabalho de SEO É necessário que você acompanhe […]

Tipos de Campanhas e Anúncios no Google Ads: entenda as diferenças

O Google Ads possui diferentes tipos de campanhas e anúncios com características que visam atingir diferentes objetivos. Para a definição da melhor campanha para a sua empresa, o ideal é realizar um planejamento de marketing com metas e objetivos das campanhas publicitárias. Conheça as características dos principais tipos de campanhas do Google Ads e seus […]
Shopping Basket