A pesquisa por voz nos buscadores como o Google é uma tendência cada vez maior no âmbito do marketing digital.
Por isso, se você tem um site produzido em WordPress, por exemplo, saiba que é essencial aplicar SEO em seu site e otimizá-lo para as buscas por voz.
De acordo com estatísticas reveladas pelo próprio Google, 41% dos adultos e 55% dos adolescentes utilizam o método de pesquisa por voz todos os dias. Além disso, 20% de todas as pesquisas na internet feitas por mobile são pesquisas por voz.
Com base nesses números, não há como negar que a pesquisa por voz é uma realidade que chegou para ficar. Então, é melhor você adaptar a otimização do seu site, tirando melhor proveito dessa tendência, que oferece vantagens e aplicar as técnicas de SEO corretamente!
Por que a Pesquisa por Voz Cresce Rapidamente?
Um dos pontos fundamentais para que os usuários prefiram pesquisar por voz é a facilidade de falar, em vez de digitar. Além disso, quanto mais rápida é a pergunta falada, mais rapidamente o usuário obterá a resposta que procura.
Outro motivo relevante para corroborar o sucesso da pesquisa por voz é que esse método é ideal para pesquisas em dispositivos móveis.
Um estudo sobre esse tema revela que quase 60% dos usuários de dispositivos móveis já usaram a pesquisa por voz pelo menos uma vez.
Em meio a isso, fica uma pergunta no ar: como esse tipo de pesquisa muda a forma de busca por parte dos internautas? A DGAZ Marketing tem a resposta!
A pesquisa por voz muda o formato de pesquisa?
A substituição da pesquisa digitada pela busca por voz realmente mudou o modo como as pessoas procuram informações na internet. Portanto, o que se observa é que as pesquisas são mais longas e feitas como se fossem uma “conversa” entre o usuário de internet e o buscador (Google, Bing, etc).
Os engenheiros do Bing, por exemplo, observaram que as palavras-chave da pesquisa por voz são bem mais longas que as pesquisas baseadas em texto.
Logo, essa observação é confirmada por um levantamento do Google, que ressalta que 70% das pesquisas no Google Assistant usam “linguagem natural”, mostrando qual a intenção do usuário.
Intenção do usuário
A intenção do usuário indica o motivo pelo qual uma pessoa digitou determinados termos no campo de pesquisa no mecanismo de busca.
Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ!
Às vezes, a intenção é clara e mostra que o usuário quer apenas saber mais informações adicionais sobre um serviço, um produto ou um assunto.
Em outros casos, a intenção fica oculta na mente do usuário. Mas isso não é um problema, pois o Google analisa o contexto da consulta de pesquisa e fornece a resposta considerada mais relevante para o internauta.
Por exemplo, os assistentes digitais obtêm respostas de conteúdos como snippets em destaque nas primeiras páginas, ações por voz / chatbots, listagens de diretórios, caixas de resposta e até de canais de bate-papo.
Portanto, considere esses canais caso tenha o objetivo de fazer com o conteúdo do seu site seja “a única resposta correta” para os pesquisadores de voz.
Também, leve em conta a intenção do usuário ao criar o conteúdo do seu site ou blog. Logo, isso permite elevar a relevância de suas páginas para consultas de pesquisa específicas.
Por que você deve otimizar seu site para as pesquisas por voz?
Grandes especialistas em SEO e marketing digital como m Jenny Halasz e Shane Barker alertam para a importância da otimização por voz.
Mas, mais importante do que focar nas pesquisas por voz, é ater-se às diferentes nuances das estratégias de SEO que já são aplicadas na pesquisa escrita.
Ademais, busque uma equipe de especialistas que possa atender às necessidades de otimização do seu site com o conhecimento técnica, expertise e suporte do próprio Google.
A DGAZ é a agência SEO certa para te ajudar sua empresa a superar os novos desafios de pesquisa por voz e pesquisa digitada. Conte com a gente!