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Diferenças entre SEO On Page e Off Page

SEO

Estamos vivenciando um cenário de muita competitividade no mercado empresarial e o grande desafio é conquistar o destaque necessário para gerar mais clientes e assegurar a sobrevivência das empresas.

Um dos canais que mais se desenvolve gira em torno da criação e otimização de sites. O grande mundo utópico passa pelo pensamento de colocar o seu site no topo dos resultados dos buscadores utilizando técnicas de SEO e consequentemente aumentar a quantidade de forma gratuita.

A verdade é que para conseguir esse destaque nos buscadores, será necessário muita dedicação e atenção aos detalhes.

Inclusive, existem duas formas de se trabalhar com o SEO, o modo On Page e Off page. Hoje vamos falar um pouco sobre cada um e detalhar as tarefas necessárias para aplicação dessas estratégias.

O que é SEO On Page?

Especialistas afirmam que o SEO On Page é a parte mais importante para o desenvolvimento estratégico de uma boa otimização de sites.

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De um modo geral podemos definir esse conjunto de técnicas como: melhorias na parte interna do seu site ou blog.

Melhorias essas que tem muito a ver com o conteúdo único, segmentação de palavra-chave, meta tags e estrutura de cada página.

Confira os principais itens para o SEO On Page:

Aproveite para saber também: qual o objetivo de um projeto de SEO?

Título da página

O título da página é um dos elementos mais importantes para o SEO On Page. Esse item é crucial para melhorar a indexação de páginas no Google e gerar interesse dos usuários pelo tema que você está falando.

Para assegurar uma boa estratégia, é importante incluir no título as principais palavras-chave que você deseja trabalhar, desde que tenha referência com o conteúdo de cada página.

Outro detalhe que é importante se atentar, é em relação ao cuidado com o titles duplicados, os buscadores não curtem muito essa ideia e podem entender mais como uma técnica de SEO black hat e, nesse caso, a indexação pode demorar mais a aparecer.

Head tags

Head tags é uma forma de organização de conteúdo e hierarquia de informação. Mais especificamente, no código fonte é utilizado tags h1, h2, h3 para definir o do nível de importância para cada título e subtítulo da página. Você pode verificar se o seu site tem essas tags inspecionando o código fonte (Ctrl + U).

Se o seu site tiver mais (ou menos) de uma h1, isso é um problema grave, e só mostra o quanto você terá de trabalhar para otimizar o seu site.

Meta descrição

A meta descrição não é um parâmetro para melhorar a indexação, pelo menos não diretamente. Ela é uma espécie de micro-resumo, que serve como um gatilho para fazer os usuários clicarem no seu site quando estiverem nas buscas do Google.

Quanto mais atraente for a sua descrição, mais usuários irão acessar e o seu site e consequentemente o Google irá interpretar que você tem um conteúdo interessante, aumentando o seu posicionamento nas buscas.

URL amigável

Provavelmente você já se deparou com esses dois tipos de URL:

  • meuexemplo.com.br/id=13546
  • meuexemplo.com.br/otimizacao-de-sites

Analisando friamente, qual você considera ser a correta? Obvio que o segundo exemplo. A URL deve conter o menor número de caracteres possível, sempre separando as palavras-chave com hífen para não gerar dúvidas ao usuário e muito menos para os robôs dos buscadores.

O que é SEO Off Page?

A quantidade de links que apontam para o seu site, é um fator relevante para que o Google e outros buscadores entendam que você tem credibilidade dentro do nicho.

SEO Off Pag

Então podemos destacar que basicamente o SEO Off Page está relacionado as ações de link building.

Veja algumas estratégias de SEO Off Page:

Parcerias

Um bom trabalho de link building consiste em firmar parcerias com fornecedores e blogs que atuam dentro do seu segmento. Obviamente o é sempre importante contextualizar essa inserção de links, para não ficar uma propaganda escancarada.

Comentários

Praticamente todos os blogs e portais possuem a documentação “no follow” habilitada no campo de comentários. Isso quer dizer que o blog não se responsabiliza pelos links postados.

E muitas pessoas argumentam que esse tipo de estratégia é uma perda de tempo, mas, honestamente, essa linkagem surte um efeito positivo tanto em relação ao trafego, quanto em rankeamento nos motores de busca,

O importante é sempre postar um comentário relevante ao assunto e que tenha sentido com a sua área de atuação.

Redes sociais

O compartilhamento social também é importante para chamar a atenção dos buscadores. Faça com que as pessoas avaliem seus produtos, serviços e artigos. Esse buzz gerado ainda lhe renderá frutos no futuro.

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