Estamos vivenciando um cenário de alta competitividade no mercado empresarial. O grande desafio é conquistar o destaque necessário para atrair mais clientes e assegurar a sobrevivência das empresas.
Um dos canais mais eficazes para isso é a criação e otimização de sites. Colocar o seu site no topo dos resultados dos buscadores, utilizando técnicas de SEO, é essencial para aumentar o tráfego de forma orgânica e gratuita.
Para conseguir esse destaque nos buscadores, é necessária muita dedicação e atenção aos detalhes.
Existem duas abordagens principais no SEO: On Page e Off Page. Hoje, vamos explorar cada uma delas e detalhar as tarefas necessárias para a aplicação dessas estratégias e técnicas de seo com uma agência especialista.
O que é SEO On Page?
Especialistas afirmam que o SEO On Page é a parte mais importante para o desenvolvimento estratégico de uma boa otimização de sites.
De um modo geral podemos definir esse conjunto de técnicas como: melhorias na parte interna do seu site ou blog.
Melhorias essas que tem muito a ver com o conteúdo único, segmentação de palavra-chave, meta tags e estrutura de cada página.
Confira os principais itens para o SEO On Page:
Aproveite para saber também: qual o objetivo de um projeto de SEO?
Título da página
O título da página é um dos elementos mais importantes para o SEO On Page. Esse item é crucial para melhorar a indexação de páginas no Google e gerar interesse dos usuários pelo tema que você está falando.
Para assegurar uma boa estratégia, é importante incluir no título as principais palavras-chave que você deseja trabalhar, desde que tenha referência com o conteúdo de cada página.
Outro detalhe que é importante se atentar, é em relação ao cuidado com o titles duplicados, os buscadores não curtem muito essa ideia e podem entender mais como uma técnica de SEO black hat e, nesse caso, a indexação pode demorar mais a aparecer.
Head tags
Head tags é uma forma de organização de conteúdo e hierarquia de informação. Mais especificamente, no código fonte é utilizado tags h1, h2, h3 para definir o do nível de importância para cada título e subtítulo da página. Você pode verificar se o seu site tem essas tags inspecionando o código fonte (Ctrl + U).
Se o seu site tiver mais (ou menos) de uma h1, isso é um problema grave, e só mostra o quanto você terá de trabalhar para otimizar o seu site.
Meta descrição
A meta descrição não é um parâmetro para melhorar a indexação, pelo menos não diretamente. Ela é uma espécie de micro-resumo, que serve como um gatilho para fazer os usuários clicarem no seu site quando estiverem nas buscas do Google.
Quanto mais atraente for a sua descrição, mais usuários irão acessar e o seu site e consequentemente o Google irá interpretar que você tem um conteúdo interessante, aumentando o seu posicionamento nas buscas.
URL amigável
Provavelmente você já se deparou com esses dois tipos de URL:
- meuexemplo.com.br/id=13546
- meuexemplo.com.br/otimizacao-de-sites
Analisando friamente, qual você considera ser a correta? Obvio que o segundo exemplo. A URL deve conter o menor número de caracteres possível, sempre separando as palavras-chave com hífen para não gerar dúvidas ao usuário e muito menos para os robôs dos buscadores.
O que é SEO Off Page?
A quantidade de links que apontam para o seu site, é um fator relevante para que o Google e outros buscadores entendam que você tem credibilidade dentro do nicho.
Então podemos destacar que basicamente o SEO Off Page está relacionado as ações de link building.
Veja algumas estratégias de SEO Off Page:
Parcerias
Um bom trabalho de link building consiste em firmar parcerias com fornecedores e blogs que atuam dentro do seu segmento. Obviamente o é sempre importante contextualizar essa inserção de links, para não ficar uma propaganda escancarada.
Comentários
Praticamente todos os blogs e portais possuem a documentação “no follow” habilitada no campo de comentários. Isso quer dizer que o blog não se responsabiliza pelos links postados.
E muitas pessoas argumentam que esse tipo de estratégia é uma perda de tempo, mas, honestamente, essa linkagem surte um efeito positivo tanto em relação ao trafego, quanto em rankeamento nos motores de busca,
O importante é sempre postar um comentário relevante ao assunto e que tenha sentido com a sua área de atuação.
Redes sociais
O compartilhamento social também é importante para chamar a atenção dos buscadores. Faça com que as pessoas avaliem seus produtos, serviços e artigos. Esse buzz gerado ainda lhe renderá frutos no futuro.
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