Data Hub: conheça essa ferramenta do Google Ads

Se você sempre considerou monitorar e avaliar o desempenho de links patrocinados em sua campanha no Google Ads algo complexo e difícil, talvez seja a hora de conhecer e utilizar os recursos do Data Hub.

Na prática, trata-se de uma ferramenta do Google que visa ajudar empresas e pessoas a gerenciarem melhor suas campanhas nas mais variadas propriedades da plataforma.

Ou seja, através do Data Hub, você pode levantar e acompanhar dados e insights fundamentais de seus anúncios, seja no YouTube, no Google Ads, no Display Video 360, ou em outros endereços, tudo em uma só tela.

Curtiu a ideia? Então, confira as dicas que separamos para você ao longo deste post. Boa leitura!

O que é o Data Hub?

Como bem resumido, o Ads Data Hub é um sistema em nuvem do Google que serve de solução para anunciantes monitorarem melhor o desempenho de seus anúncios, de forma integrada, intuitiva e transparente.

Com o domínio dessa ferramenta, você pode utilizar todo o poder do BigQuery para consultar seus dados no Google Ads, no Display Video 360, no YouTube Reserve e no Campaign Manager, por exemplo.

Quais as vantagens de usar o Data Hub?

O uso do Ads Data Hub é especialmente útil para profissionais e agências de marketing digital, assim como para empresas que dominem a dinâmica de campanhas patrocinadas.

Na prática, essas pessoas e negócios podem usar o Google Cloud e BigQuery para levantar insights essenciais sobre todos os seus anúncios veiculados na internet, de forma integrada com as principais plataformas de publicidade do Google.

Tendo acesso à essas informações e dados, você tem a possibilidade de conhecer melhor os detalhes sobre seu público, ao mesmo tempo em que protege a privacidade dele. Além disso, esse tipo de levantamento ainda possibilita você expandir e trabalhar novas oportunidades para atingir novos públicos.

Fora isso, o Ad Data Hub permite não apenas monitorar o status de suas campanhas atuais, como também levantar dados de ações passadas.

Então, por exemplo, um anunciante pode puxar insights antigos e novos para entender melhor as jornadas e tipos de ações que mais convertem leads. Em outras palavras, mais do que uma ferramenta de análise e monitoramento, o Ad Data Hub serve como uma excelente solução para comparações e melhorias contínuas de suas estratégias ao longo do tempo.

Como atrelar o Ads Data Hub ao Google Ads?

Como destacado, o Ads Data Hub pode ser integrado a todas as plataformas do Google Ads.

Porém, trazendo essa proposta para a principal delas, o Google Ads, detalhamos o passo a passo para isso a seguir:

  • Acesse a sua conta no Google Ads;
  • Clique em Ferramentas;
  • Em Configuração, clique em Contas vinculadas;
  • Clique em Detalhes, no botão de + e insira seu ID do Ads Data Hub.
  • Finalize em Continuar.

Enfim, ao vincular as suas contas, você já passa a ter acesso aos insights de suas campanhas dentro do Data Hub e conseguirá analisar relatórios personalizados e entender melhor o desempenho de todos os seus anúncios.

Curtiu? Então, acompanhe o nosso blog para mais dicas!

Daniel GAZ

Sócio-Diretor da DGAZ Marketing, agência focada em SEO, Mídia Paga e Criação de Sites desde 2002. Especialista em SEO, foi Coordenador do Comitê de SEO da Abradi e atua como palestrante e professor na área. Formado em Administração pela PUC, com especialização em Marketing Estratégico pela FGV.

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