O Google começou uma série de vídeos em seu canal do webmaster no youtube, focado em “Busca para iniciantes”. No primeiro episódio, o Google disponibilizou o arquivo em inglês para que você possa fazer um checklist Google de visibilidade e com isso otimizar seu site para a busca orgânica.
Visando facilitar o acesso a informação, traduzimos o arquivo original e disponibilizamos abaixo a lista de verificação básica para melhorar sua visibilidade no Google. Confira cada passo!
CheckList Google de Visibilidade
1- Meu site está aparecendo no Google?
A inclusão nos resultados da pesquisa Google é gratuita e fácil. Você geralmente nem precisa fazer nada, exceto publicá-lo na web.
- Faça um site: pesquise seu domínio para ver se suas páginas estão indexadas, assim: site:example.com
- Se seu site não estiver aparecendo, você poderá verificar a propriedade do site no Google Search Console em: g.co/searchconsole e envie seu site para indexação em google.com/webmasters/tools/submit-url.
- A inclusão nos resultados da pesquisa google é gratuita e fácil. Você geralmente nem precisa fazer nada, exceto publicá-lo na web.
2- Eu tenho um conteúdo de qualidade?
Garantir que seus usuários obtenham a melhor experiência possível em suas propriedades deve ser sua prioridade número um.
- Pense no que torna suas propriedades únicas, valiosas ou interessantes.
- Leia o artigo da Central de Ajuda das “Diretrizes para webmasters do Google” para garantir que você esteja gerenciando seu site usando o Google práticas amigáveis.
3- Minha empresa está aparecendo no mapa local do Google?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que ajuda a gerenciar como as informações da sua empresa aparecem no Google, incluindo Pesquisa e Mapas.
- Considere adicionar sua empresa e seu site ao google.com/business.
4- Meu site é rápido e fácil de acessar em todos os dispositivos?
A maioria dos pesquisadores agora usa dispositivos móveis, portanto, você deve garantir que seu conteúdo seja otimizado e carregado rapidamente em todos os dispositivos.
- Teste se suas páginas são compatíveis com dispositivos móveis em g.co/mobilefriendly.
5- Meu site é seguro?
Os usuários modernos esperam uma experiência online segura.
- Proteja a conexão do seu site com HTTPS.
6- Preciso de ajuda externa?
SEO ou Otimizadores de mecanismos de busca são profissionais que podem ajudar a melhorar seu site e aumentar a visibilidade em motores de busca.
- Pesquise “você precisa de um SEO” para acessar o guia sobre a contratação de um SEO.
Acesso ao documento original em inglês → http://g.co/WebmasterChecklist
Agência de SEO
A DGAZ é uma agência especializada em otimizações de sites para a busca orgânica, temos um atendimento personalizado e pró-ativo, totalmente focado em estratégias para conquistar o posicionamento no Google.