Blog

A importância de um Site Mobile para empresas e dicas!

Graças aos investimentos e avanços na concepção de novas tecnologia móveis, os usuários de Smartphones estão 24 horas conectados. Isso significa que seu site precisa estar pronto para uma nova geração de consumidores.

Ou melhor dizendo, uma geração de consumidores com novos comportamentos na era digital, originários de novas plataformas.

Possuir uma versão mobile do site da sua empresa é ser pioneiro e manter-se na frente de concorrentes. Um site mobile otimizado pode ajudar sua empresa a se conectar com os clientes e a impulsionar seu negócio.

Por que tornar-se mobile?

Atualmente as pesquisas em sites de busca via Smartphones obtiveram um crescimento cerca de 4 vezes maior em comparação com o mesmo período de 2010 e a tendência é de que até 2013, um número ainda maior de pessoas esteja usando seus celulares e tablets para acessar a internet, relegando desktops e notebooks para segundo plano. Por isso é essencial que o seu site esteja disponível para estes tipos de dispositivos.

Lembrando que conseguir “ler” o seu site original através de um celular ou tablet não significa que ele esteja otimizado para as plataformas mobile.

Estes são estrategicamente desenvolvidos para serem visualizados em telas pequenas, com uma arquitetura de páginas e informações personalizada e que possa atender as necessidades que os usuários de celular ou Ipad.

Usuários Mobile e suas expectativas

Ao pensar em transpor seu site original para uma plataforma mobile, o cuidado aos detalhes deve ser extremo! As expectativas de usuários de Smartphones e Tablets é que sua experiência de navegação via plataformas mobile seja tão boa quanto suas experiências frente a desktops e notebooks.

Portanto, velocidade é a palavra-chave! Se sites lentos para desktops já eram penalizados pelo Google e já ocasionam altas taxas de rejeição por parte dos internautas, imaginem o percentual dessas taxas de rejeição para usuários que tentem acessar seu site em dispositivos móveis!

De acordo com a pesquisa “O que os usuários esperam do celular“, realizada pela empresa Compuware, 60% destes consumidores esperam que os mobile sites sejam carregados em até 03 segundos, caso contrário, tentarão carregá-lo mais duas ou três vezes, até que por fim desistam.

De acordo com a mesma pesquisa realizada pela Compuware, 57% dos usuários de internet mobile não recomendariam a seus amigos uma empresa cuja versão de seu site para celulares ou tablets seja de má qualidade, e este comportamento abre margem para uma pesquisa por concorrentes.

A influência dos celulares na decisão de compra

Como já dissemos no post sobre Google Mobile Playbook, boa parte dos consumidores da era mobile usam seus tablets e smartphones para pesquisar informações sobre produtos dentro das próprias lojas em que pretendem fazer sua futura compra, além de também compararem preços com lojas de concorrentes do mesmo segmento.

Portanto, por que não utilizar o Mobile Marketing como uma ferramenta capaz de maximizar a visualização da sua marca e impulsionar sua empresa nos resultados de busca?!

Uma boa estratégia é integrar a versão mobile do seu site à ações de Mobile Marketing, que por sua vez integram-se com o planejamento de uma boa campanha de Marketing Digital.

Confira algumas dicas para que a versão mobile do seu site seja bem aceita:

Seja rápido e fixe-se no essencial:

Desenvolva um site que carregue rápido e tenha textos fáceis de serem lidos. Priorize conteúdo relevante e recursos que os usuários de celular mais precisam. Reduza a quantidade de texto e divida-o em blocos, pois assim a leitura torna-se fácil. Com relação a imagens, compacte-as para que o seu site mobile possa ser carregado mais rápido.

Minimize a rolagem ao máximo e mantenha sempre um visual vertical:

Nada de barras de rolagem laterais!Mantenhas botões de navegação como “voltar”, “avançar”, “início”, “última página” e etc sempre em destaque. Com relação ao link building nos textos, use até 07 links por página de navegação.

Mantenha suas imagens claras e visíveis:

Lembre-se de que você está expondo seu conteúdo em uma tela menor do que a de notebooks e desktops. Pode ser que o usuário do celular ou tablet esteja em um ambiente com pouca luz.

Portanto não aproxime as cores dos textos do seu site com a cor do Background. Para botões, use efeitos de cores e sombreamentos, pois isso denota clicabilidade.

Torne seu mobile site acessível:

O ideal é que a versão do seu site mobile seja adaptável e funcional à qualquer plataforma móvel, independentemente das suas resoluções de tela.

Desapegue-se de arquivos em Flash pois esta é uma tecnologia em desuso. Use HTML5 para oferecer animações, transações de imagens e outros tipo de interatividade.

Não deixe que a versão mobile do seu site perca atributos quando comparada à versão original:

Provavelmente não será necessário que todas as imagens e conteúdos de texto do seu site original esteja presentes na versão mobile. Mas claro, não deixe de manter os principais recursos desta versão.

Precisando de auxilio no Marketing Digital da sua empresa? 

agencia-de-links-patrocinados-e-seoA DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google.

Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:

– Orçamento Online para SEO

– Orçamento Online para Links Patrocinados

– Orçamento Online para PPT

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Shopping Basket