No universo competitivo e dinâmico da internet, toda estratégia bem planejada faz a diferença no posicionamento do seu site nos motores de busca. Assim, é indispensável aplicar as Técnicas de SEO a fim de melhorar exponencialmente o desempenho do seu site ou blog, aumentando tráfego e conversões.
Vale destacar que essas Técnicas de SEO são aprimoradas e alteradas de acordo com as mudanças de algoritmos que os próprios motores de busca, especialmente o Google, aplicam. Contudo, existem 5 ações específicas que você nunca pode deixar de realizar em seu Projeto de SEO.
E é sobre eles que vamos explicar neste post da DGAZ Marketing, uma agência especialista em SEO.
Conteúdo de relevância e qualidade também é uma Técnica de SEO
O conteúdo que você publica em seu site/blog é o principal ponto de atração dos usuários da internet. Assim, é pelo conteúdo bem posicionado nos buscadores que seus potenciais clientes poderão chegar até você.
Portanto, invista seu tempo no planejamento e na curadoria do conteúdo, buscando publicar artigos relevantes e com qualidade. Certamente, os conteúdos que se mostram mais instrutivos e bem construídos em Técnicas de SEO ganham algumas posições no ranking do Google.
Pesquisa de palavras-chave
No tópico acima, explicamos sobre a importância da criação de conteúdos atraentes (textos para blog, infográficos, e-books, landing pages, etc). Porém, tudo começa com a pesquisa de palavras-chaves, para a qual você tem a opção de usar uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google: o Keyword Planner.
Com essa ferramenta, é possível descobrir as palavras-chaves mais importantes para o seu segmento de atuação. Além disso, a ferramenta indica o volume de busca para cada termo.
Uso do h1, h2, h3 e outros
As tags de título, que vão do h1 ao h6, funcionam como manchetes de jornal: eles ajudam o leitor a identificar que tipo de conteúdo está lendo. Além de deixar a leitura bem mais fluida, as tags de título também criam um estilo para seu texto. Outro fator determinante do uso das Tags de Título nas Técnicas de SEO a sua importância para os Robôs do Google entenderem o conteúdo de uma página de forma mais dinâmica.
Além disso, as tags precisam ser usadas de forma hierárquica: do título mais importante dentro do texto (h1) ao menos importante (h6). Recomendados incluir pelo menos até a tag h3 em seus textos!
Não esqueça a Title Tag!
O título da página é essencial para ajudar o Google e o usuário a identificarem sobre o ela trata. Portanto, a escolha do título idealmente deve conter a palavra-chave e trazer o significado da página de maneira concisa!
Mas Atenção, a Tag Title e a Meta Description devem ser produzidas com muito cuidado. Afinal, ele será a primeira impressão do usuário da sua página na SERP.
Por que é importante usar a Meta description?
A meta description, cujo limite é de 160 caracteres, é o texto que surge na descrição no Google. Então, para localizá-la, basta observar a linha de texto abaixo do título mostrado como resultado de uma pesquisa no buscador.
As tags de Title e Description são as primeiras coisas que o usuário vê de uma página ao procurar no Google. Então um dos focos de um Projeto de SEO é garantir que esse ponto estará otimizado!
Sem dúvidas, a meta tag description é um resumo do que trata a página, melhorando a experiência do usuário.
Para outras Técnicas de SEO avançadas, busque uma especialista!
Após aplicar todas essas técnicas, lembre-se de que é importante realizar uma auditoria de SEO com uma agência especializada. Afinal, a auditoria funciona como uma varredura mais criteriosa, que permite descobrir erros de otimização, corrigir eventuais problemas e futuramente aplicar outras Técnicas de SEO.
A DGAZ Marketing é a uma agência especialista em SEO que você precisa para efetuar essa tarefa! Então, fale com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços para sites e e-commerce!