SEO para YouTube: Como otimizar seus vídeos para ranquear mais

SEO para youtube

Entre os especialistas do Marketing Digital, já é do conhecimento comum que o YouTube é uma das mais poderosas ferramentas de vendas. E não é para menos, a plataforma conta com mais de 361 milhões de usuários ativos diariamente. 

Neste mar de usuários e de conteúdos novos, é necessário buscar por formas de se destacar. E o primeiro passo para começar a crescer na plataforma é fazendo SEO para YouTube!

E neste artigo da DGAZ Marketing, você vai conhecer um pouco mais sobre algumas das técnicas usadas para otimizar os vídeos e chegar na aba de recomendados e nas pesquisas!

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Primeiro passo: levante suas palavras-chave

Assim como nos projetos de SEO, o planejamento de palavras chave em um vídeo é importantíssimo e deve ser iniciado até mesmo antes da gravação. Elas devem seguir um padrão muito similar aos usados nos artigos de SEO, aparecendo no título, na descrição e tags do vídeo.

Uma das ferramentas mais simples para o levantamento de palavras-chave é a própria ferramenta de pesquisa do Youtube. 

A partir de um termo inicial é possível ver diversas recomendações de conteúdos também pesquisados pelos usuários. Essa ferramenta pode ser usada como um delimitador de tópicos para a produção de vídeos do seu canal, mostrando que o SEO para Youtube pode ser feito desde a produção!

Você também pode optar por ferramentas de levantamento de palavras chave, elas podem trazer insights interessantes para sua criação de conteúdo.

Segundo passo: Faça um título chamativo

Um bom título é a alma do artigo, da mesma forma é um dos maiores chamativos de um vídeo no Youtube! 

Capriche em utilizar a palavra-chave do seu vídeo, porém não se esqueça de manter ele simples e conciso com o resto do conteúdo.

Ao selecionar o título do seu vídeo também é importante evitar os clássicos click baits. Se você escolheu algo como “Aprenda a fazer SEO para YouTube de forma fácil” lembre-se de ensinar e entregar o conteúdo que foi proposto no título.

Terceiro passo: Produza uma boa descrição

A descrição é um dos pontos principais de quando falamos de SEO para Youtube. Ela pode ser usado tanto para melhorar o posicionamento do vídeo no buscador interno do YouTube quanto para persuadir os leitores a realizar alguma ação.

Confira nosso video sobre: LGPD na Prática: Aprenda Como adaptar suas estratégias de Marketing Digital

Então você tem um amplo espaço para trabalhar com seu texto de descrição no vídeo, podendo utilizar diversos recursos de texto como:

  • Inserir links patrocinados:
  • Criar uma descrição contendo a palavra-chave
  • Resumir os tópicos principais do vídeo
  • Criar Calls to Action para ação
  • Fazer marcação de tempo na descrição em caso de vídeos longos
  • Apontar para links externos de relevância
  • Disponibilizar informações de contato

Com esses simples tópicos você pode montar uma descrição completa e inteligente que vai auxiliar seus leitores e trazer um bom retorno em posicionamento para seu vídeo!

Quarto passo: Legenda e Etiquetas

Outro interessante recurso que também traz impacto positivo quando falamos de SEO para YouTube são as marcações de tempo e a legenda. Fazer a transcrição de suas falas para as legendas do YouTube é um dos recursos extras que podem impulsionar consideravelmente o seu vídeo.

O recurso de etiquetas também é ótimo para melhorar o rastreamento. Fazendo um recurso perfeito para dividir um texto em tópicos otimizados além de facilitar o conteúdo para os usuários.

Quinto passo: Busque por engajamento

Uma das métricas mais importantes para o YouTube está relacionada a incentivar o engajamento. Isso é algo extremamente valorizado pelo algoritmo e que podemos perceber com facilidade em qualquer conteúdo atual. 

Existem alguns truques que podem ser usados para incentivar o engajamento. Entre elas estão:

  • Deixar o debate entre duas opções para os usuários
  • Responder comentários para gerar engajamento
  • Utilizar das Comunidades no Youtube para gerar engajamento fora dos vídeos
  • Relembrar os membros de curtirem e se inscreverem
  • Fazer lançamentos prévios dos vídeos

Seguindo todas essas dicas você tem tudo que é preciso para criar vídeos de sucesso em seu canal do youtube. 

Mas se você é uma empresa e pensa em criar conteúdo corporativo, ter um parceiro especialista no assunto é indispensável!

E aqui com a DGAZ Marketing você pode ter uma equipe completa para atender as necessidades de seu Projeto de SEO. Somos especialistas no ranqueamento orgânico e temos profissionais capacitados para atender às suas necessidades!

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