Fazer com que uma página apareça entre as primeiras opções nos resultados de buscadores, como o Google, é o que almeja qualquer profissional da área de Marketing. No entanto, para que isso ocorra, é necessário formular estratégias que atendam algumas exigências, como a produção de um conteúdo original e a correta utilização de palavras-chave, por exemplo.
O que nem todo mundo sabe é que, além do texto, as imagens também devem respeitar alguns critérios. Cumprindo tais requisitos, os sites de busca entenderão que a informação que consta ali é relevante para o público e colocará o site no topo dos resultados das pesquisas, algo essencial para quem deseja que sua marca seja reconhecida.
Pensando nisso, criamos este artigo que abordará o SEO para imagens, dando dicas de otimização para aumentar o tráfego da sua página. Confira a seguir!
SEO é uma sigla para a expressão em inglês “Search Engine Optimization”, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de práticas voltadas para um melhor posicionamento de um conteúdo nos sites de busca.
Portanto, o SEO para imagens é a utilização dessa estratégia para que determinada imagem possa aparecer nos primeiros resultados, aumentando o tráfego orgânico da página. Realizar essas ações é crucial para quem deseja estabelecer seu conteúdo e, consequentemente, a sua marca na internet.
Quando um usuário realiza uma pesquisa no Google, geralmente ele acessa os resultados da primeira página do buscador e, na maioria das vezes, já encontra o que deseja. O avanço nas páginas seguintes é dificilmente realizado e, por isso, conquistar as primeiras opções são tão importantes.
Além disso, ranquear bem no Google garante um aumento significativo no tráfego. Ao realizar a busca por imagem, para ter acesso ao conteúdo completo da figura, o usuário precisa, necessariamente, visitar a URL vinculada a ela.
Outro ponto importante nas técnicas de SEO é a possibilidade reduzir o tempo de carregamento da sua página, já que as práticas também envolvem a redução do tamanho das imagens. Com fotos menores, a experiência do usuário será beneficiada e o seu site será recompensado pelo Google.
A utilização estratégica das imagens em uma página é capaz de fazer um conteúdo obter muita popularidade nas redes. Mas, para que isso ocorra de maneira eficaz, é imprescindível aplicar técnicas de SEO como as que veremos adiante.
Um dos pontos que mais influência no bom ranqueamento de uma imagem é o nome que é dado a ela. Quando um usuário realiza uma busca por uma informação na internet, ele faz o uso de palavras-chave capazes de fazê-lo encontrar o que deseja.
Segue exemplo abaixo como salvar o nome da imagem otimizada para SEO:
Então, antes de realizar o upload da imagem, renomeia com termos que a descreva ou a identifique. Assim, o algorítimo reconhecerá a sua importância.
O tempo de carregamento de uma página é um fator decisivo para o ranqueamento de uma imagem no Google. Por isso, é muito importante que as imagens carregadas sejam leves, promovendo uma melhor experiência para o visitante, que, muitas vezes, realiza o acesso em dispositivos móveis.
Dessa forma, reduza o tamanho do arquivo em algum sofware voltado para essa função, para que ele fique menor que 1 megabyte. No entanto, essa ação não pode prejudicar a sua resolução. Um site recomendado para a otimização de tamanho de imagem é o TinyPNG!
O texto alternativo é caracterizado pela descrição dos elementos visuais que compõe uma imagem. Trata-se de uma breve e simples frase capaz de promover a acessibilidade, já que o Google fará a sua leitura para aquelas pessoas que não podem ver.
Podemos citar como exemplo “uma bolsa preta sobre a mesa”, ou “uma criança correndo no parque”. Todas as imagens devem fazer o uso do Alt Text para que sejam ranqueadas nas páginas de busca. Então, use a objetividade e simplicidade, sem abrir mão da utilização das palavras-chave relacionadas as fotos.
Confira nosso video sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ
A aplicação de das técnicas de SEO para imagem é fundamental na busca por melhores posições nos resultados dos sites de busca.
E a produção de um conteúdo estratégico, que ofereça informações de qualidade para o público fortalece a marca e estabelece a sua autoridade. Para isso, é importante contar com uma Agência de SEO competentes para realizar esse trabalho.
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