Uma lição básica de empreendedorismo é que a melhor forma de achar o seu cliente é fazer com que ele te encontre. Transferindo essa filosofia para a internet, automaticamente queremos ser referenciados nos buscadores e recomendados nas redes sociais. Evidentemente que um acaba puxando o outro, mas nesse artigo da DGAZ Marketing – Agência de SEO em São Paulo – falaremos exclusivamente de como iniciar um trabalho de posicionamento orgânico em um Projeto de SEO e o que esperar desses primeiros passos.
Ano após ano, a internet se consolida ainda mais como um canal de vendas e um referenciador de serviços. O bom desse ambiente é que para estar nas primeiras posições nas buscas orgânicas, nem sempre a empresa que possui o maior investimento será privilegiada, mas sim aquela que trabalha melhor o conteúdo para o seu público-alvo.
Hoje não buscamos o significado de palavras nos dicionários, não consultamos mais os guias para nos localizarmos na cidade e muito menos verificamos as listas telefônicas para descobrir o telefone de alguma oficina mecânica. Hoje, se estamos com dúvidas ou queremos saber alguma coisa, vamos direto procurar no Google.
Seguindo essa ideia, é de se esperar que as empresas iniciem um trabalho para manter o seu site nas primeiras posições de acordo com os termos-chave para o seu tipo de negócio.
Fácil de responder, mas complexo de se executar. O primeiro ponto que devemos nos atentar é para a questão de quem estiver mais próximo do topo, provavelmente resolverá os problemas do usuário que realizou a busca, transformando o interesse em um possível cliente.
Segundo, existe duas formas para ficar no topo das pesquisas, a forma orgânica (utilizando as técnicas de SEO) e a forma paga (adwords – leia mais sobre este assunto aqui).
A diferença entre um e outro é simples, o adwords funcionará a curto prazo, mas o investimento em palavras-chave pode acabar não valendo a pena se pensarmos em um futuro distante, além disso, em alguns nichos a compra da palavra-chave é extremamente cara, o que pode limar as expectativas de sucesso.
Já o SEO é a busca natural, “não paga”, mas requer técnicas de Otimização, Programação e Redação (conteúdo), em estratégias de Longo prazo (as vezes acima de 12 meses).
Para entender o SEO, é necessário entender como funcionam os buscadores. De um modo geral, o Google, vasculha na internet os sites que possuam um conteúdo único e extremamente relevante para cada tipo de pesquisa.
Diferente do que muitos imaginam, os buscadores estão cada vez mais interpretativos, fazendo com que eles consigam exibir resultados compatíveis à expectativa de quem está buscando.
Por exemplo, o Google irá entender e mostrar resultados diferentes para quem procurar por informação de um determinado produto ou para aquele que simplesmente deseja adquiri-lo.
Isso se deve a inteligência semântica que categoriza os resultados que mais se aproximam com a sua intenção naquele momento.
Mas vale lembrar alguns itens relevantes para seu “rankeamento” no Google:
Engana-se quem pensa que esse trabalho de otimização de sites é gratuito e simples de se fazer. Projetos de SEO demandam, tempo, estudos, análises, testes e dedicação para almejar um bom posicionamento em meio a tantos concorrentes. Separamos alguns passos que serão vitais para o sucesso do seu projeto.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre SEO? Então entre em contato com a DGAZ! Aqui você tem os melhores profissionais
Quando o assunto é lançamento de produtos, uma das ferramentas mais poderosas para garantir visibilidade…
Quando falamos sobre marketing estratégico, estamos nos referindo ao planejamento detalhado e à execução de…
No mundo digital, garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos motores de busca como…
Seu site tem milhares de páginas e você não sabe como otimizá-las? Descubra como a…
Os Anúncios Discovery do Google Ads são uma poderosa ferramenta para marcas que desejam ampliar…
Na hora de escolher a melhor opção de hospedagem para o seu site, surgem muitas…