Blog

SEO: 7 Dicas para quem está começando

Agência de SEO

Uma lição básica de empreendedorismo é que a melhor forma de achar o seu cliente é fazer com que ele te encontre. Transferindo essa filosofia para a internet, automaticamente queremos ser referenciados nos buscadores e recomendados nas redes sociais. Evidentemente que um acaba puxando o outro, mas nesse artigo falaremos exclusivamente de como iniciar um trabalho de SEO e o que esperar desses primeiros passos.

Por que fazer SEO?

Ano após ano, a internet se consolida ainda mais como um canal de vendas e um referenciador de serviços. O bom desse ambiente é que para estar nas primeiras posições nas buscas orgânicas, nem sempre a empresa que possui o maior investimento será privilegiada, mas sim aquela que trabalha melhor o conteúdo para o seu público-alvo.

Você reparou que os hábitos das pessoas mudaram radicalmente nos últimos anos? Hoje não buscamos o significado de palavras nos dicionários, não consultamos mais os guias para nos localizarmos na cidade e muito menos verificamos as listas telefônicas para descobrir o telefone de alguma oficina mecânica. Hoje, se estamos com dúvidas ou queremos saber alguma coisa, vamos direto procurar no Google.

Seguindo essa ideia, é de se esperar que as empresas iniciem um trabalho para manter o seu site nas primeiras posições de acordo com os termos-chave para o seu tipo de negócio.

Mas afinal, qual a importância de se manter no topo das buscas?

Fácil de responder, mas complexo de se executar. O primeiro ponto que devemos nos atentar é para a questão de quem estiver mais próximo do topo, provavelmente resolverá os problemas do usuário que realizou a busca, transformando o interesse em um possível cliente.

Segundo, existe duas formas para ficar no topo das pesquisas, a forma orgânica (utilizando as técnicas de SEO) e a forma paga (adwords – leia mais sobre este assunto aqui). A diferença entre um e outro é simples, o adwords funcionará a curto prazo, mas o investimento em palavras-chave pode acabar não valendo a pena se pensarmos em um futuro distante, além disso, em alguns nichos a compra da palavra-chave é extremamente cara, o que pode limar as expectativas de sucesso.

Já o SEO é a busca natural, “não paga”, mas requer técnicas de Marketing, Programação e Redação (conteúdo), em estratégias de Longo prazo (as vezes acima de 12 meses).

Como funciona o Google?

Agência de Links PatrocinadosPara entender o SEO, é necessário entender como funcionam os buscadores.

De um modo geral, o Google, vasculha na internet os sites que possuam um conteúdo único e extremamente relevante para cada tipo de pesquisa. Diferente do que muitos imaginam, os buscadores estão cada vez mais interpretativos, fazendo com que eles consigam exibir resultados compatíveis à expectativa de quem está buscando.

Por exemplo, o Google irá entender e mostrar resultados diferentes para quem procurar por informação de um determinado produto ou para aquele que simplesmente deseja adquiri-lo. Isso se deve a inteligência semântica que categoriza os resultados que mais se aproximam com a sua intenção naquele momento.

Mas vale lembrar alguns itens relevantes para seu “rankeamento” no Google:

  1. Quanto tempo seu site está na internet?
  2. Quantos sites estão fazendo uma referência ao seu site?
  3. Existem avaliações na internet ou nas redes sociais sobre sua empresa?
  4. A programação do site está em dia? Sem erros de rastreamentos?
  5. Qual a taxa de rejeição do seu site?
  6. De quanto em quanto tempo você atualiza o site ou publica artigos?

Dicas para iniciar um projeto

Engana-se quem pensa que esse trabalho de otimização de sites é gratuito e simples de se fazer. Projetos de SEO demandam, tempo, estudos, análises, testes e dedicação para almejar um bom posicionamento em meio a tantos concorrentes. Separamos alguns passos que serão vitais para o sucesso do seu projeto.

1º Analise o mercado: Não olhe o seu concorrente como um inimigo. Procure entender como ele trabalha, quais palavras-chave ele usa e quais são aquelas que você pode explorar para eventualmente superá-lo. Existem plataformas para esta busca, como por exemplo o SEMRUSHe o ScreemingFrog.

2º Palavras-chave: Não adianta querer trabalhar e monitorar mil palavras-chave ao mesmo tempo. Defina 5 palavras para iniciar, e trabalhe com aquelas palavras que serão mais relevantes para o seu tipo de negócio, além de variações de cauda longa, onde são termos pouco explorados pelos seus concorrentes e que eventualmente pode ser um caminho mais fácil para indexar mais páginas em menos tempo.

3º Programação: Um ponto importante para o SEO é entender se o seu site está apto para conquistar posições. É necessário analisar linguagem de programação, código fonte, verificar se as páginas possuem titles únicos, url amigável, H1, H2, H3, atributo alt nas imagens, tempo de resposta do servidor e uma série de outros fatores.

4º Blog: Peça-chave para um bom trabalho de otimização de sites é criar um blog e explorar assuntos relacionados aos seus serviços e que provavelmente o seu público-alvo irá gostar de saber. O compartilhamento de conhecimentos é uma forma de nutrir e engajar os seus usuários, portanto crie conteúdo relevante.

5º Link building: Estude parceiros e blogueiros ligados à sua área e veja a possibilidade de fazer uma troca de posts. Esse tipo de relacionamento é vital para ganhar referência no mercado e fazer com que o Google te passe mais autoridade para o seu site, link building é o nome desse processo.

6º Mensuração: Faça do analytics o seu melhor amigo. Interprete os dados, entenda quais as páginas mais relevantes do seu site, crie metas e monitore os caminhos que o seu usuário percorreu. Dentro dessas análises é possível notar diversas oportunidades. Não deixe de olhar o Search Console também para medir a quantidade de páginas indexadas ou possíveis erros de rastreamento.

7º Paciência: Os resultados do SEO não serão imediatos e na maioria das vezes demora para que os buscadores identifiquem as alterações. É importante manter o monitoramento constante para que se necessário você consiga mudar a estratégia no meio do caminho.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre SEO? Fale com DGAZ!

Precisando de auxilio no Marketing Digital da sua empresa? 

agencia-de-links-patrocinados-e-seoA DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google.

Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:

– Orçamento Online para SEO

– Orçamento Online para Links Patrocinados

– Orçamento Online para PPT

SEO: 7 Dicas para quem está começando
5 (100%) 1 vote
Compartilhe:

Confira outros Artigos:

Porque preciso de SEO no meu site?

A grande maioria do tráfego na web é conduzida pelos motores de buscas globais, Google, Bing e Yahoo que juntos representam aproximadamente 96% de todas as buscas na web e entregam uma lista de sites a cada palavra-chave procurada. Mais de 70% dos usuários acreditam que marcas líderes em seus segmentos estejam no topo dos resultados de busca. […]

O que uma agência deve entregar ao cliente em um projeto de SEO?

É muito comum o cliente contratar uma agência de SEO, porém não saber claramente o que se espera desta contratação, ou quais entregas ele deve receber. Na prática listamos abaixo o que você pode cobrar destas agências ou profissionais: 1 – Aumento de Posicionamento de Palavras chaves É desejado que as palavras chaves contratadas inicialmente […]

Diferença entre SEO básico e SEO completo

Quando falamos em otimização de website (SEO), muitas empresas encontram bastante dificuldade em saber diferenciar o SEO básico do SEO completo para que possam exigir o trabalho realizado e também entender o motivada diferença de valores cobrados pelos dois serviços. – dizer que são modos de trabalho. SEO Básico No SEO básico, o profissional ou agências de SEO, […]
Shopping Basket