SEO: 7 Dicas para quem está começando

seo

Uma lição básica de empreendedorismo é que a melhor forma de achar o seu cliente é fazer com que ele te encontre. Transferindo essa filosofia para a internet, automaticamente queremos ser referenciados nos buscadores e recomendados nas redes sociais. Evidentemente que um acaba puxando o outro, mas nesse artigo da DGAZ Marketing – Agência de SEO em São Paulo falaremos exclusivamente de como iniciar um trabalho de posicionamento orgânico em um Projeto de SEO e o que esperar desses primeiros passos. 

Por que fazer SEO?

Ano após ano, a internet se consolida ainda mais como um canal de vendas e um referenciador de serviços. O bom desse ambiente é que para estar nas primeiras posições nas buscas orgânicas, nem sempre a empresa que possui o maior investimento será privilegiada, mas sim aquela que trabalha melhor o conteúdo para o seu público-alvo.

Você reparou que os hábitos das pessoas mudaram radicalmente nos últimos anos?

Hoje não buscamos o significado de palavras nos dicionários, não consultamos mais os guias para nos localizarmos na cidade e muito menos verificamos as listas telefônicas para descobrir o telefone de alguma oficina mecânica. Hoje, se estamos com dúvidas ou queremos saber alguma coisa, vamos direto procurar no Google.

Seguindo essa ideia, é de se esperar que as empresas iniciem um trabalho para manter o seu site nas primeiras posições de acordo com os termos-chave para o seu tipo de negócio.

Mas afinal, qual a importância de se manter no topo das buscas?

Fácil de responder, mas complexo de se executar. O primeiro ponto que devemos nos atentar é para a questão de quem estiver mais próximo do topo, provavelmente resolverá os problemas do usuário que realizou a busca, transformando o interesse em um possível cliente.

Segundo, existe duas formas para ficar no topo das pesquisas, a forma orgânica (utilizando as técnicas de SEO) e a forma paga (adwords – leia mais sobre este assunto aqui).

A diferença entre um e outro é simples, o adwords funcionará a curto prazo, mas o investimento em palavras-chave pode acabar não valendo a pena se pensarmos em um futuro distante, além disso, em alguns nichos a compra da palavra-chave é extremamente cara, o que pode limar as expectativas de sucesso.

Já o SEO é a busca natural, “não paga”, mas requer técnicas de Otimização, Programação e Redação (conteúdo), em estratégias de Longo prazo (as vezes acima de 12 meses).

Como funciona o Google?

Para entender o SEO, é necessário entender como funcionam os buscadores. De um modo geral, o Google, vasculha na internet os sites que possuam um conteúdo único e extremamente relevante para cada tipo de pesquisa.

Descomplicando o SEO - Contentools

Diferente do que muitos imaginam, os buscadores estão cada vez mais interpretativos, fazendo com que eles consigam exibir resultados compatíveis à expectativa de quem está buscando.

Por exemplo, o Google irá entender e mostrar resultados diferentes para quem procurar por informação de um determinado produto ou para aquele que simplesmente deseja adquiri-lo.

Isso se deve a inteligência semântica que categoriza os resultados que mais se aproximam com a sua intenção naquele momento.

Mas vale lembrar alguns itens relevantes para seu “rankeamento” no Google:

  1. O quão relevante é seu site?
  2. Quantos sites estão fazendo uma referência ao seu site?
  3. Existem avaliações na internet ou nas redes sociais sobre sua empresa?
  4. A programação do site está em dia? Sem erros de rastreamentos?
  5. Seu site segue as regras para E.A.T ou de YLYM?

Dicas para iniciar um projeto

Engana-se quem pensa que esse trabalho de otimização de sites é gratuito e simples de se fazer. Projetos de SEO demandam, tempo, estudos, análises, testes e dedicação para almejar um bom posicionamento em meio a tantos concorrentes. Separamos alguns passos que serão vitais para o sucesso do seu projeto.

  • 1º Analise o mercado: Não olhe o seu concorrente como um inimigo. Procure entender como ele trabalha, quais palavras-chave ele usa e quais são aquelas que você pode explorar para eventualmente superá-lo. Existem plataformas para esta busca, como por exemplo o SEMRUSHe o ScreemingFrog.
  • 2º Palavras-chave: Não adianta querer trabalhar e monitorar mil palavras-chave ao mesmo tempo. Defina 5 palavras para iniciar, e trabalhe com aquelas palavras que serão mais relevantes para o seu tipo de negócio, além de variações de cauda longa, onde são termos pouco explorados pelos seus concorrentes e que eventualmente pode ser um caminho mais fácil para indexar mais páginas em menos tempo.
  • 3º Programação: Um ponto importante para o SEO é entender se o seu site está apto para conquistar posições. É necessário analisar linguagem de programação, código fonte, verificar se as páginas possuem titles únicos, url amigável, H1, H2, H3, atributo alt nas imagens, tempo de resposta do servidor e uma série de outros fatores.
  • 4º Blog: Peça-chave para um bom trabalho de otimização de sites é criar um blog e explorar assuntos relacionados aos seus serviços e que provavelmente o seu público-alvo irá gostar de saber. O compartilhamento de conhecimentos é uma forma de nutrir e engajar os seus usuários, portanto crie conteúdo relevante.
  • 5º Link building: Estude parceiros e blogueiros ligados à sua área e veja a possibilidade de fazer uma troca de posts. Esse tipo de relacionamento é vital para ganhar referência no mercado e fazer com que o Google te passe mais autoridade para o seu site, link building é o nome desse processo.
  • 6º Mensuração: Faça do analytics o seu melhor amigo. Interprete os dados, entenda quais as páginas mais relevantes do seu site, crie metas e monitore os caminhos que o seu usuário percorreu. Dentro dessas análises é possível notar diversas oportunidades. Não deixe de olhar o Search Console também para medir a quantidade de páginas indexadas ou possíveis erros de rastreamento.
  • 7º Paciência: Os resultados do SEO não serão imediatos e na maioria das vezes demora para que os buscadores identifiquem as alterações. É importante manter o monitoramento constante para que se necessário você consiga mudar a estratégia no meio do caminho.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre SEO? Então entre em contato com a DGAZ! Aqui você tem os melhores profissionais

Guia-de-SEO-2018

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Gemini IA (2) (1)

Gemini IA: Conheça o Novo Modelo de IA do Google

As Inteligências Artificiais Generativas, como o ChatGPT e OpenAI, estão ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado. Essas ferramentas auxiliam em diversas tarefas dentro do mundo corporativo, especialmente na programação, análise de dados e gestão de processos. E a Google promete ampliar essa presença com a introdução do Gemini IA.

Shopping Basket