Um dos grandes medos de quem trabalha com comunicação na internet é ver suas mensagens indo parar na caixa de spam dos usuários.
Isso porque, além de reduzir drasticamente as chances desse indivíduo abrir esse e-mail, existe uma imagem negativa que pode ficar atrelada à empresa que envia esse tipo de conteúdo.
O mesmo vale para as pesquisas a serem feitas nas plataformas de buscas, com o seu site sendo taxado como spam, prejudicando tanto a sua visualização como a conquista de interesse por parte do usuário.
Para evitar isso, é essencial ficar de olho nas políticas do Google em relação a esse tipo de classificação. Normas que estão sendo sempre atualizadas, tendo ocorrido uma recente, em setembro de 2024.
Antes de ficar a par dessas atualizações, é válido entender como funcionam essas políticas.
As políticas de spam do Google
O documento de políticas de spam do Google (que pode ser lido em português aqui) reúne as práticas que podem levar o seu site a ser taxado como spam, isto é, um conteúdo indesejável.
Normas essas que envolvem práticas como:
- Conteúdo invadido (inserção de conteúdos sem permissão, que afetam a segurança do site);
- Excesso de palavras-chave;
- Tráfego gerado por máquina;
- Cópia de conteúdo;
- Inclusão de textos e links ocultos.
Essas normas precisam ser vistas com atenção para que o site de uma empresa não tenha sua visibilidade prejudicada no Google, sendo assim uma importante prática de seo para ecommerce, de modo a evitar a penalização de qualquer página de venda.
Quais as mudanças em relação a essas políticas?
Em sua maioria, as mudanças no documento de políticas de spam do Google estão mais relacionadas ao texto que descreve tais normas.
A empresa declara que essas modificações foram feitas para esclarecer melhor quais são as políticas de spam da plataforma de busca, essas descritas anteriormente.
Entre essas mudanças no texto destacam-se alguns pontos como:
Reputação do site
A reputação do site, o que envolve a experiência positiva do usuário, tanto em qualidade do conteúdo como em navegação, é um ponto importante para definir o nível de visualização de uma página no Google.
Esclarecendo ainda mais essa relevância, a política de spam do Google alerta para o abuso de reputação do site, o que pode ocorrer quando páginas parceiras são publicadas no conteúdo sem nenhuma supervisão ou ligação com o conteúdo do site.
Isso inclui páginas de publicidade e ações que manipulem a classificação desse endereço digital.
Relação com conteúdos terceiros
Associado ao ponto acima, é possível trabalhar com conteúdos terceiros sem ser penalizado com a taxação de spam, basta que exista um envolvimento maior entre o site e essa página terceira.
Como exemplo, um site de marketing pode destacar um site terceiro de uma agencia de seo, contanto que seja perceptível uma conexão entre os conteúdos a serem compartilhados.
Essas mudanças no texto podem até ser uma prévia de que novas normas podem ser criadas ou modificadas em breve, mas nada foi dito sobre isso ainda, então é válido ficar atento para novidades que podem surgir em breve.
Acompanhar essas modificações é uma forma de garantir que o seu site mantenha um bom nível de visualizações no Google, sendo uma prática importante entre as táticas de SEO.
E se você está em busca de uma empresa especializada em seo, entre outras soluções de marketing que ajudem o seu negócio a se destacar com o público nas redes, entre em contato com a DGAZ Marketing e evite cair na área de spam da sua audiência.