A migração de sites corresponde à transferência de um site existente para uma nova plataforma, para melhorar a experiência do usuário, o desempenho e a visibilidade da marca.
Um dos pontos mais importantes desse processo é a otimização para mecanismos de busca (SEO). Compreenda melhor os fundamentos da migração de sites. Continue conosco até o fim do post. E lembre-se de que uma agência de SEO pode ajudar você nesse processo, evitando deslizes desnecessários. Confira a seguir no mais novo texto do Blog DGAZ Marketing!
A chave para uma migração de sites bem-sucedida começa com um sólido planejamento estratégico. É preciso compreender os objetivos do negócio, o público, as tendências e os concorrentes.
Antes de qualquer ação, convém investir em uma auditoria SEO completa do site existente, o que envolve a análise de:
Essa cuidadosa avaliação ajudará a detectar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades de otimização que devem ser consideradas durante a migração.
É fundamental conservar o posicionamento nos mecanismos de busca para que não haja perdas de tráfego e de classificação.
Logo, recomendamos o mapeamento de todas as URLs existentes e a implementação de redirecionamentos 301 permanentes, pois assim os usuários e os mecanismos de busca serão encaminhados da forma certa para as novas páginas.
A estrutura de URL e a arquitetura da informação desempenham um significativo papel no SEO para sua empresa. Durante a migração, as novas URLs devem ser otimizadas, descritivas e consistentes com a hierarquia do site.
Outro ponto importante: a organização lógica do conteúdo, com uma navegação simples, contribui para que os mecanismos de busca compreendam melhor a importância e a estrutura da plataforma.
O conteúdo pode ser considerado o coração de qualquer site, e sua migração deve ser cuidadosa — todo o conteúdo relevante deve ser transferido, atualizado e otimizado para mecanismos de busca. Nesse sentido, é preciso fazer a revisão de títulos, descrições, tags de imagem e outras meta tags.
Durante a migração, é importante atentar para os aspectos técnicos (velocidade de carregamento, responsividade, implementação de um design mobile-friendly). Entre as etapas que não podem faltar, destacamos:
A migração de sites é um processo dinâmico. Por isso, é importante monitorar regularmente a performance do novo site, acompanhando métricas como tráfego, taxas de rejeição, posicionamento nos mecanismos de busca e conversão.
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Enfim, para que todo o processo descrito acima seja satisfatório, vale a pena contratar os serviços de uma agência de SEO. A consultoria de SEO vai orientar a empresa em todas as etapas:
A migração de sites pode ser uma tarefa complexa para algumas empresas, mas com o suporte de uma consultoria de SEO qualificada, o processo torna-se bem mais simples. Com a ajuda de uma agência de SEO em SP, você pode transformar a migração do seu site em uma oportunidade para impulsionar o crescimento do negócio na era digital.
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