Migração SEO: Os Fundamentos da Migração de Sites

Migração SEO Os Fundamentos da Migração de Sites

A migração de sites corresponde à transferência de um site existente para uma nova plataforma, para melhorar a experiência do usuário, o desempenho e a visibilidade da marca.

Um dos pontos mais importantes desse processo é a otimização para mecanismos de busca (SEO). Compreenda melhor os fundamentos da migração de sites. Continue conosco até o fim do post. E lembre-se de que uma agência de SEO pode ajudar você nesse processo, evitando deslizes desnecessários. Confira a seguir no mais novo texto do Blog DGAZ Marketing!

Planejamento Estratégico

A chave para uma migração de sites bem-sucedida começa com um sólido planejamento estratégico. É preciso compreender os objetivos do negócio, o público, as tendências e os concorrentes.

Auditoria SEO

Antes de qualquer ação, convém investir em uma auditoria SEO completa do site existente, o que envolve a análise de:

  • estrutura de URL;
  • arquitetura da informação;
  • conteúdo;
  • velocidade de carregamento;
  • responsividade;
  • backlinks.

Essa cuidadosa avaliação ajudará a detectar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades de otimização que devem ser consideradas durante a migração.

Banner-DGAZ-Agencia-de-SEO

Preservação do valor existente

É fundamental conservar o posicionamento nos mecanismos de busca para que não haja perdas de tráfego e de classificação.

Logo, recomendamos o mapeamento de todas as URLs existentes e a implementação de redirecionamentos 301 permanentes, pois assim os usuários e os mecanismos de busca serão encaminhados da forma certa para as novas páginas.

Estrutura de URL e arquitetura da informação

A estrutura de URL e a arquitetura da informação desempenham um significativo papel no SEO para sua empresa. Durante a migração, as novas URLs devem ser otimizadas, descritivas e consistentes com a hierarquia do site.

Outro ponto importante: a organização lógica do conteúdo, com uma navegação simples, contribui para que os mecanismos de busca compreendam melhor a importância e a estrutura da plataforma.

Conteúdo e metadados

O conteúdo pode ser considerado o coração de qualquer site, e sua migração deve ser cuidadosa — todo o conteúdo relevante deve ser transferido, atualizado e otimizado para mecanismos de busca. Nesse sentido, é preciso fazer a revisão de títulos, descrições, tags de imagem e outras meta tags.

Otimização técnica

Durante a migração, é importante atentar para os aspectos técnicos (velocidade de carregamento, responsividade, implementação de um design mobile-friendly). Entre as etapas que não podem faltar, destacamos:

  • configuração correta do protocolo HTTPS;
  • implementação de um sitemap XML;
  • submissão do site aos mecanismos de busca.

Monitoramento e ajustes:

A migração de sites é um processo dinâmico. Por isso, é importante monitorar regularmente a performance do novo site, acompanhando métricas como tráfego, taxas de rejeição, posicionamento nos mecanismos de busca e conversão.

Confira nosso video sobre: Agência de Marketing vai te trazer faturamento?

Consultoria de SEO

Enfim, para que todo o processo descrito acima seja satisfatório, vale a pena contratar os serviços de uma agência de SEO. A consultoria de SEO vai orientar a empresa em todas as etapas:

  • os especialistas em SEO podem ajudar a mapear todo o processo de migração e criar um plano detalhado de ação, com cronogramas, responsabilidades e métricas de acompanhamento;
  • a equipe efetua uma análise do site existente, identificando problemas técnicos, de conteúdo e de estrutura, além de fornecer insumos, assegurando que nenhum elemento relevante será esquecido;
  • a consultoria de SEO trabalha em conjunto com a equipe de desenvolvimento para a construção de um novo site que segue as melhores práticas de SEO.
  • a consultoria de SEO continua acompanhando de perto o desempenho do novo site.

A migração de sites pode ser uma tarefa complexa para algumas empresas, mas com o suporte de uma consultoria de SEO qualificada, o processo torna-se bem mais simples. Com a ajuda de uma agência de SEO em SP, você pode transformar a migração do seu site em uma oportunidade para impulsionar o crescimento do negócio na era digital.

A DGAZ Marketing é uma agência de SEO em SP que presta diferentes atendimentos às empresas. Saiba mais sobre nosso trabalho e entre em contato com especialistas 

Guia de SEO - Tudo que você precisa para um serviço universal

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

Picture of DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Shopping Basket