Migração SEO: Os Fundamentos da Migração de Sites

Migração SEO Os Fundamentos da Migração de Sites

A migração de sites corresponde à transferência de um site existente para uma nova plataforma, para melhorar a experiência do usuário, o desempenho e a visibilidade da marca.

Um dos pontos mais importantes desse processo é a otimização para mecanismos de busca (SEO). Compreenda melhor os fundamentos da migração de sites. Continue conosco até o fim do post. E lembre-se de que uma agência de SEO pode ajudar você nesse processo, evitando deslizes desnecessários. Confira a seguir no mais novo texto do Blog DGAZ Marketing!

Planejamento Estratégico

A chave para uma migração de sites bem-sucedida começa com um sólido planejamento estratégico. É preciso compreender os objetivos do negócio, o público, as tendências e os concorrentes.

Auditoria SEO

Antes de qualquer ação, convém investir em uma auditoria SEO completa do site existente, o que envolve a análise de:

  • estrutura de URL;
  • arquitetura da informação;
  • conteúdo;
  • velocidade de carregamento;
  • responsividade;
  • backlinks.

Essa cuidadosa avaliação ajudará a detectar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades de otimização que devem ser consideradas durante a migração.

Banner-DGAZ-Agencia-de-SEO

Preservação do valor existente

É fundamental conservar o posicionamento nos mecanismos de busca para que não haja perdas de tráfego e de classificação.

Logo, recomendamos o mapeamento de todas as URLs existentes e a implementação de redirecionamentos 301 permanentes, pois assim os usuários e os mecanismos de busca serão encaminhados da forma certa para as novas páginas.

Estrutura de URL e arquitetura da informação

A estrutura de URL e a arquitetura da informação desempenham um significativo papel no SEO para sua empresa. Durante a migração, as novas URLs devem ser otimizadas, descritivas e consistentes com a hierarquia do site.

Outro ponto importante: a organização lógica do conteúdo, com uma navegação simples, contribui para que os mecanismos de busca compreendam melhor a importância e a estrutura da plataforma.

Conteúdo e metadados

O conteúdo pode ser considerado o coração de qualquer site, e sua migração deve ser cuidadosa — todo o conteúdo relevante deve ser transferido, atualizado e otimizado para mecanismos de busca. Nesse sentido, é preciso fazer a revisão de títulos, descrições, tags de imagem e outras meta tags.

Otimização técnica

Durante a migração, é importante atentar para os aspectos técnicos (velocidade de carregamento, responsividade, implementação de um design mobile-friendly). Entre as etapas que não podem faltar, destacamos:

  • configuração correta do protocolo HTTPS;
  • implementação de um sitemap XML;
  • submissão do site aos mecanismos de busca.

Monitoramento e ajustes:

A migração de sites é um processo dinâmico. Por isso, é importante monitorar regularmente a performance do novo site, acompanhando métricas como tráfego, taxas de rejeição, posicionamento nos mecanismos de busca e conversão.

Confira nosso video sobre: Agência de Marketing vai te trazer faturamento?

Consultoria de SEO

Enfim, para que todo o processo descrito acima seja satisfatório, vale a pena contratar os serviços de uma agência de SEO. A consultoria de SEO vai orientar a empresa em todas as etapas:

  • os especialistas em SEO podem ajudar a mapear todo o processo de migração e criar um plano detalhado de ação, com cronogramas, responsabilidades e métricas de acompanhamento;
  • a equipe efetua uma análise do site existente, identificando problemas técnicos, de conteúdo e de estrutura, além de fornecer insumos, assegurando que nenhum elemento relevante será esquecido;
  • a consultoria de SEO trabalha em conjunto com a equipe de desenvolvimento para a construção de um novo site que segue as melhores práticas de SEO.
  • a consultoria de SEO continua acompanhando de perto o desempenho do novo site.

A migração de sites pode ser uma tarefa complexa para algumas empresas, mas com o suporte de uma consultoria de SEO qualificada, o processo torna-se bem mais simples. Com a ajuda de uma agência de SEO em SP, você pode transformar a migração do seu site em uma oportunidade para impulsionar o crescimento do negócio na era digital.

A DGAZ Marketing é uma agência de SEO em SP que presta diferentes atendimentos às empresas. Saiba mais sobre nosso trabalho e entre em contato com especialistas 

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

Picture of DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Shopping Basket