A migração de sites corresponde à transferência de um site existente para uma nova plataforma, para melhorar a experiência do usuário, o desempenho e a visibilidade da marca.
Um dos pontos mais importantes desse processo é a otimização para mecanismos de busca (SEO). Compreenda melhor os fundamentos da migração de sites. Continue conosco até o fim do post. E lembre-se de que uma agência de SEO pode ajudar você nesse processo, evitando deslizes desnecessários. Confira a seguir no mais novo texto do Blog DGAZ Marketing!
Planejamento Estratégico
A chave para uma migração de sites bem-sucedida começa com um sólido planejamento estratégico. É preciso compreender os objetivos do negócio, o público, as tendências e os concorrentes.
Auditoria SEO
Antes de qualquer ação, convém investir em uma auditoria SEO completa do site existente, o que envolve a análise de:
- estrutura de URL;
- arquitetura da informação;
- conteúdo;
- velocidade de carregamento;
- responsividade;
- backlinks.
Essa cuidadosa avaliação ajudará a detectar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades de otimização que devem ser consideradas durante a migração.
Preservação do valor existente
É fundamental conservar o posicionamento nos mecanismos de busca para que não haja perdas de tráfego e de classificação.
Logo, recomendamos o mapeamento de todas as URLs existentes e a implementação de redirecionamentos 301 permanentes, pois assim os usuários e os mecanismos de busca serão encaminhados da forma certa para as novas páginas.
Estrutura de URL e arquitetura da informação
A estrutura de URL e a arquitetura da informação desempenham um significativo papel no SEO para sua empresa. Durante a migração, as novas URLs devem ser otimizadas, descritivas e consistentes com a hierarquia do site.
Outro ponto importante: a organização lógica do conteúdo, com uma navegação simples, contribui para que os mecanismos de busca compreendam melhor a importância e a estrutura da plataforma.
Conteúdo e metadados
O conteúdo pode ser considerado o coração de qualquer site, e sua migração deve ser cuidadosa — todo o conteúdo relevante deve ser transferido, atualizado e otimizado para mecanismos de busca. Nesse sentido, é preciso fazer a revisão de títulos, descrições, tags de imagem e outras meta tags.
Otimização técnica
Durante a migração, é importante atentar para os aspectos técnicos (velocidade de carregamento, responsividade, implementação de um design mobile-friendly). Entre as etapas que não podem faltar, destacamos:
- configuração correta do protocolo HTTPS;
- implementação de um sitemap XML;
- submissão do site aos mecanismos de busca.
Monitoramento e ajustes:
A migração de sites é um processo dinâmico. Por isso, é importante monitorar regularmente a performance do novo site, acompanhando métricas como tráfego, taxas de rejeição, posicionamento nos mecanismos de busca e conversão.
Confira nosso video sobre: Agência de Marketing vai te trazer faturamento?
Consultoria de SEO
Enfim, para que todo o processo descrito acima seja satisfatório, vale a pena contratar os serviços de uma agência de SEO. A consultoria de SEO vai orientar a empresa em todas as etapas:
- os especialistas em SEO podem ajudar a mapear todo o processo de migração e criar um plano detalhado de ação, com cronogramas, responsabilidades e métricas de acompanhamento;
- a equipe efetua uma análise do site existente, identificando problemas técnicos, de conteúdo e de estrutura, além de fornecer insumos, assegurando que nenhum elemento relevante será esquecido;
- a consultoria de SEO trabalha em conjunto com a equipe de desenvolvimento para a construção de um novo site que segue as melhores práticas de SEO.
- a consultoria de SEO continua acompanhando de perto o desempenho do novo site.
A migração de sites pode ser uma tarefa complexa para algumas empresas, mas com o suporte de uma consultoria de SEO qualificada, o processo torna-se bem mais simples. Com a ajuda de uma agência de SEO em SP, você pode transformar a migração do seu site em uma oportunidade para impulsionar o crescimento do negócio na era digital.
A DGAZ Marketing é uma agência de SEO em SP que presta diferentes atendimentos às empresas. Saiba mais sobre nosso trabalho e entre em contato com especialistas