Um recurso que pretende convencer o visitante da página a realizar alguma ação, que pode ser desde o compartilhamento de um conteúdo nas redes sociais, até a compra de algum produto ou serviço.
Pensando nisso, elaboramos este artigo que falará um pouco mais sobre esse recurso e dará dicas de como elaborar as chamadas ideais para cada objetivo da marca. Continue por aqui e saiba como uma Agência Google Ads pode te ajudar!
CTA é um convite — ou chamada — que visa convencer o visitante de uma página a realizar uma ação. É uma prática fundamental para as estratégias de Marketing digital e precisa conduzir o público para o próximo estágio do funil de vendas.
Além disso, devem estar alinhadas aos objetivos imediatos da marca: aumentar o acesso ao blog, melhorar o engajamento nas redes sociais, solicitar uma visita no site ou a realização de um orçamento. Por isso, é muito importante escolher o tipo certo de CTA.
Todo CTA pretende conduzir uma ação específica, desse modo, são exigidos alguns critérios para a sua elaboração. Veja alguns deles:
Saber o que se deseja com o CTA é um dos primeiros passos na sua elaboração. Podemos ter CTAs que:
Considerar a etapa do potencial cliente no funil de vendas é um dos primeiros critérios a ser analisado. Dessa forma, se o visitante acabou de conhecer a sua marca e está entrando em contato pela primeira vez com seu conteúdo (topo de funil), o CTA pode ser voltado para a permanência dele no blog, sugerindo um artigo similar, por exemplo.
A persona é um perfil criado pela marca com o intuito de idealizar um potencial cliente e, a partir dessas características, desenvolver um conteúdo voltado para ele. Assim, caso a persona seja uma gerente de marketing buscando soluções digitais para conquistar mais clientes, o artigo pode trazer algumas dessas soluções com o CTA voltado para uma página para contato. Portanto, conhecer a persona é imprescindível.
Um CTA está intimamente relacionado ao conteúdo da página, ao canal em que se encontra esse conteúdo (blog, redes sociais) e aos objetivos da marca. Confira alguns deles:
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Esse comando é ideal para convidar o visitante da página a realizar algum curso ou participar de eventos, por exemplo. É importante saber que o CTA deve ser persuasivo, então, use frases de efeito, como: “Não perca tempo e se inscreva agora mesmo!”.
Esse CTA costuma ser muito eficaz e oferece ao potencial cliente a chance de entrar em contato com o produto ou serviço antes de efetuar a compra.
“Saiba mais” é uma chamada para oferecer mais informações ao visitante, preparando-o para a efetivação da compra. Muitas vezes o lead só precisa de mais alguns bons argumentos para fechar negócio e esse CTA é uma excelente oportunidade para isso.
Esse é um CTA voltado para redes sociais que solicita a “curtida” na página, garantindo que ele retorne posteriormente. Outras chamadas que ajudam a engajar a página nas redes são: “compartilhe com seus amigos” ou, “deixe seu comentário”.
Newsletter é a prática de envio de conteúdos, de maneira regular, para o e-mail do visitante. Essa estratégia é excelente para não deixar o lead esquecer sua marca. Por isso, solicitar essa ação em um CTA é fundamental.
Call to actions são uma excelente forma de convidar o visitante da sua página no blog ou redes sociais a realizar uma ação voltada aos objetivos de sua marca. Mas, para que eles sejam efetivos, devem guardar relação como conteúdo, o estágio do funil e a persona, garantindo um fortalecimento da relação como público. Entre em contato conosco e saiba como uma agência Google partner pode te ajudar!
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