A terceira versão do material contou com envolvimento da DGAZ Marketing e outras duas agências digitais, um redator e um designer, o que resultou em 19 conteúdos novos e 118 revisados
Disponibilizado no site da ABRADI Nacional, o Guia de SEO (Search Engine Optimization) será oficialmente lançado no dia 06 de outubro em um evento online com os membros do Comitê de SEO da associação.
O manual agrega conhecimentos de especialistas do mercado, e seu desenvolvimento foi liderado por Daniel Gaz, Coordenador do Comitê desde 2017.
“Compreendemos que essa é a referência mais completa do mercado brasileiro e até da América do Sul, pois para as agências é importante se adequar a complexidade do SEO antes de oferecer o serviço aos clientes. Existe uma grande demanda e poucos players especializados que trazem resultados efetivos para seus clientes. No Guia, auxiliamos, inclusive, como os clientes podem contratar uma agência e o que esperar de resultados, já que é um assunto muito técnico para eles”, explica Daniel Gaz da DGAZ Marketing.
O SEO muda quase que diariamente, os algoritmos do Google estão em constante atualização, portanto a ABRADi enxergou a necessidade de atualizar o seu guia anualmente. Segundo a entidade 20% do que foi escrito em 2017 já não serve mais para o mercado.
“Fizemos grandes ajustes, revisamos todo o conteúdo anterior, apresentando as transformações dos buscadores e destacamos sites e referências importantes. É praticamente um novo Guia para essa nova era de transformação digital que vivemos. Nosso Guia vai muito além dos inúmeros ebooks disponíveis, criamos um conteúdo realmente útil e completo”, explica Marcelo Sousa presidente da associação.
Estudo Tendências para o Marketing aponta a relevância do SEO
De acordo com o estudo “Tendências para o Marketing”, durante a pandemia houve um aumento de 90% de recursos destinados à internet e esse desafio de se adaptar a essa realidade foi ainda mais intenso para empresas que não tinham familiaridade com as ferramentas digitais.
A ABRADi explica ainda que o ambiente virtual tem sido a segunda maior janela publicitária em termos de investimento do momento com custos bem mais acessíveis, então o SEO é uma forma eficiente de aproximar consumidores e marcas, assegurando que todos encontrem e tenham acesso aos conteúdos e serviços mais valiosos e relevantes.
Vale ressaltar que o guia foi desenvolvido para profissionais de SEO, de marketing digital, diretores de marketing e também clientes contratantes do serviço, que não são especialistas no tema.
Por conta disso, a associação reuniu especialistas, integrantes do Comitê de SEO, os membros: Helena Sordili, da Carranca Design, Daniel Gaz e Jéssica Salles da DGAZ Marketing e Leandro Oberst da Lobe Tecnologia.
Quer conferir como foi o evento de lançamento do Guia de SEO?