Com a atualização de melhores práticas de pesquisa, o Google deixou bem claro que criar uma página dedicada para cada vídeo é o mais aconselhável para resultados satisfatórios de pesquisa, trazendo maior exposição aos seus vídeos.
No Google os vídeos podem aparecer em vários locais diferentes, isso inclui a SERP, os resultados da pesquisa de vídeo, o Imagens do Google e o Discover.
Para obter melhores resultados na busca orgânica com conteúdos em vídeos na sua página é mais aconselhável contar com uma Agência SEO marketing com expertise nas ferramentas de busca.
Como melhorar o posicionamento do seu vídeo
O vídeo é um formato cada vez mais usado para a criação e o consumo de conteúdo na Web, e o Google indexa vídeos de milhões de sites diferentes para exibir aos usuários.
O primeiro passo para ser encontrado no Google é garantir que seus vídeos estejam devidamente disponíveis em uma página dedicada e publicada na Web.
Garanta que suas páginas não estejam bloqueadas pelo robots.txt ou por metadados, só assim o Google conseguirá indexar suas páginas de vídeos.
Lembre-se que, assim como qualquer página web, o Google valoriza a experiência do usuário, portanto, não permita o carregamento lento do conteúdo principal e deixe os vídeos bem visíveis e fáceis de encontrar nessa página dedicada.
Nesse caso o vídeo deve ser o maior destaque na página. Ou seja, coloque o vídeo no topo da página, na parte com a maior visibilidade possível.
Utilizando recursos especiais
O Google não expõe o arquivo de conteúdo de vídeo diretamente nos resultados da pesquisa, e os usuários que clicam nesses resultados são direcionados ao seu site para assistir ao vídeo.
Se você quer que seu vídeo apareça com os recursos como “Prévia de vídeos” e “Selo ao vivo” é indispensável que ele esteja em destaque na página e com algumas ressalvas.
Sempre use um único URL exclusivo e estável para cada vídeo: isso permite que o Google descubra e processe os vídeos de forma consistente, confirme se eles ainda estão disponíveis e colete os sinais corretos dos vídeos.
Os formatos rastreáveis pelo Google são:
- 3GP;
- 3G2;
- ASF;
- AVI;
- DivX;
- M2V;
- M3U;
- M4V;
- MKV;
- MOV;
- MP4;
- MPEG;
- OGV;
- QVT;
- RAM;
- RM;
- VOB;
- WebM;
- WMV;
- XAP.
- Momentos importantes
O recurso Momentos importantes é uma maneira de navegar por segmentos de vídeo como capítulos em um livro, o que pode ajudar os usuários a interagir mais profundamente com o conteúdo. A Pesquisa Google tenta detectar automaticamente os segmentos dos seus vídeos e mostrar os Momentos importantes para os usuários sem que eles precisem fazer nada.
Contudo é possível fazer esses destaques manualmente com programação web.
Selo Ao vivo
Para transmitir vídeos ao vivo, é possível ativar o indicador vermelho “AO VIVO” nos resultados da pesquisa. Basta usar dados estruturados BroadcastEvent e a API Indexing.
Agência SEO marketing
Sempre confira se os vídeos estão destacados na página e conte com uma Agência SEO como a Dgaz para auxiliá-lo nesta tarefa. Entre em contato.