Um dos maiores pesadelos dos empreendedores é ver seus sites ou lojas online perdendo vendas e conversões – apesar de todo o trabalho com Links Patrocinados e de um Projeto de SEO. Um formulário de contato que não é preenchido, um carrinho de compra abandonado Enfim, são situações que ocorrem, mas que podem ser contornadas com práticas de Google SEO e outras estratégias de análise de dados que nós, da DGAZ – Agência Google, vamos te explicar melhor!
Algumas métricas, como o tráfego, são importantes para a mensuração do potencial sucesso da sua empresa online.
Contudo, o número de visitas que seu site ou loja virtual recebem significa pouco se não há vendas ou conversões. Ou seja: sem conversões, um site é apenas uma campanha de publicidade quase inútil e mal sucedida.
Uma conversão é a conclusão de qualquer ação predeterminada em um site:
Em qualquer uma dessas ações acima, o sucesso das conversões é medido pelas vendas ou concretizações de negócios. Mas se o seu produto ou serviço não está dando lucro, algo precisa mudar.
Ao estudar e compreender os dados do site, você pode identificar oportunidades perdidas de vendas em seu site. Além disso, com o uso de ferramentas e software, você entenderá o que os visitantes estão procurando e por que eles abandonam o seu site sem converter.
Veja os quatro KPIs principais que devem ser estudados, seja por você, por sua equipe interna ou pela Agência de SEO contratada:
No caso de um e-commerce, é fundamental configurar o funil de vendas dentro do Analytics. Após criar uma meta de vendas na ferramenta do Google, faça também a configuração do fluxo para exibição do funil.
Essa é uma maneira de descobrir o percentual de pessoas que começam e terminam o processo de compra.
Do mesmo modo, esse recurso permite identificar em qual ponto do fluxo acontece o preenchimento de formulário ou o abandono do carrinho de compras.
A taxa de conversão é um KPI que mede o número de visitantes em relação à quantidade de compras concluídas. Assim, por meio dessa métrica, é possível saber se o público-alvo atraído é, de fato, qualificado.
Além disso, se a taxa de conversão está baixa, aproveite esse indicador para criar promoções ou otimizar mais a página para conversão (CTA, layout e etc).
A página de saída é a última página visualizada pelo usuário antes de abandonar um site. Normalmente, as páginas que podem apresentar altas taxas de saída são as páginas de agradecimento – elas surgem após a conclusão da compra.
Mas se qualquer outra página apresentar uma alta taxa de saída, fique atento. Para descobrir isso é preciso observar a ferramenta de analytics do Google.
Então, vá em comportamento, clique em conteúdo no site, páginas de saída. Em seguida, liste os últimos 3 meses para uma obter uma visão mais ampla.
Caso uma página de conversão tenha uma taxa de saída bem alta em relação às demais, faça ajustes na URL.
Outra questão é verificar a campanha de anúncios responsável por levar tráfego a uma determinada página. Talvez a URL esteja atraindo público desqualificado, precisando de revisão, igualmente.
Um dos aspectos que mais comprometem a conversão de vendas é a velocidade de carregamento dos sites. Quanto mais lento o carregamento, maior o percentual de abandono.
Afinal, grande parte dos usuários não desejam esperar tanto para concluir o processo de compra.
Por outro lado, um site com carregamento veloz atende às necessidades de otimização do tempo do consumidor, além de transmitir mais confiança e segurança na operação.
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