Como usar dados para identificar oportunidades de venda perdidas?

como usar dados para identificar vendas perdidas - agencia de seo dgaz

Um dos maiores pesadelos dos empreendedores é ver seus sites ou lojas online perdendo vendas e conversões – apesar de todo o trabalho com Links Patrocinados e de um Projeto de SEO. Um formulário de contato que não é preenchido, um carrinho de compra abandonado Enfim, são situações que ocorrem, mas que podem ser contornadas com práticas de Google SEO e outras estratégias de análise de dados que nós, da DGAZ – Agência Google, vamos te explicar melhor!

Análise de conversões no site/e-commerce: por que é importante no SEO?

Algumas métricas, como o tráfego, são importantes para a mensuração do potencial sucesso da sua empresa online. 

Contudo, o número de visitas que seu site ou loja virtual recebem significa pouco se não há vendas ou conversões. Ou seja: sem conversões, um site é apenas uma campanha de publicidade quase inútil e mal sucedida.

O que é conversão?

Uma conversão é a conclusão de qualquer ação predeterminada em um site:

  • Download de conteúdo gratuito
  • Interação com as redes sociais por meio do site
  • Preenchimento de um formulário de contato
  • Compra no site

Em qualquer uma dessas ações acima, o sucesso das conversões é medido pelas vendas ou concretizações de negócios. Mas se o seu produto ou serviço não está dando lucro, algo precisa mudar.

Estudo dos dados do site: qual a boa notícia?

Ao estudar e compreender os dados do site, você pode identificar oportunidades perdidas de vendas em seu site. Além disso, com o uso de ferramentas e software, você entenderá o que os visitantes estão procurando e por que eles abandonam o seu site sem converter.

Dados que precisam ser revisados

Veja os quatro KPIs principais que devem ser estudados, seja por você, por sua equipe interna ou pela Agência de SEO contratada: 

Funil de venda

No caso de um e-commerce, é fundamental configurar o funil de vendas dentro do Analytics. Após criar uma meta de vendas na ferramenta do Google, faça também a configuração do fluxo para exibição do funil.

Essa é uma maneira de descobrir o percentual de pessoas que começam e terminam o processo de compra.

Do mesmo modo, esse recurso permite identificar em qual ponto do fluxo acontece o preenchimento de formulário ou o abandono do carrinho de compras.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um KPI que mede o número de visitantes em relação à quantidade de compras concluídas. Assim, por meio dessa métrica, é possível saber se o público-alvo atraído é, de fato, qualificado.

Além disso, se a taxa de conversão está baixa, aproveite esse indicador para criar promoções ou otimizar mais a página para conversão (CTA, layout e etc).

Páginas de saída

A página de saída é a última página visualizada pelo usuário antes de abandonar um site. Normalmente, as páginas que podem apresentar altas taxas de saída são as páginas de agradecimento – elas surgem após a conclusão da compra. 

Mas se qualquer outra página apresentar uma alta taxa de saída, fique atento. Para descobrir  isso é preciso observar a ferramenta de analytics do Google. 

Então, vá em comportamento, clique em conteúdo no site, páginas de saída. Em seguida, liste os últimos 3 meses para uma obter uma visão mais ampla. 

Caso uma página de conversão tenha uma taxa de saída bem alta em relação às demais, faça ajustes na URL. 

Outra questão é verificar a campanha de anúncios responsável por levar tráfego a uma determinada página. Talvez a URL esteja atraindo público desqualificado, precisando de revisão, igualmente. 

Velocidade do site

Um dos aspectos que mais comprometem a conversão de vendas é a velocidade de carregamento dos sites. Quanto mais lento o carregamento, maior o percentual de abandono. 

Afinal, grande parte dos usuários não desejam esperar tanto para concluir o processo de compra. 

Por outro lado, um site com carregamento veloz atende às necessidades de otimização do tempo do consumidor, além de transmitir mais confiança e segurança na operação. 

Gostou das dicas da DGAZ para analisar dados? Somos uma agência Google SEO com um time especializado e pró-ativo, que está pronto para atendê-lo e para ajudar sua empresa a ter melhores resultados de vendas. 

Entre em contato conosco e conheça nossos cases de sucesso!

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

Picture of DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Shopping Basket