Muitas recomendações e dicas ocupam as mentes de quem planeja que o seu site faça sucesso, consiga um bom número de acessos, tenha o conteúdo difundido, sua marca propagada pela internet. Ainda que o SEO (Search Engine Optimization) ganhe prioridade, de nada isso vai valer sem indexar seu site no Google.
Isso porque o gigante das buscas trabalha com algumas diretrizes para melhorar as pesquisas dos seus usuários. E para chegar ao seu domínio, você precisa seguir passos simples e práticos antes. A indexação vai incluir seu site na lista de resultados exibidos pelo Google.
Ajustar todo o seu conteúdo às normas de SEO sem indexar uma página no Google seria o mesmo que fazer comida sem arrumar a mesa. De que adianta cozinhar com capricho sem ter pratos e talheres para comer? É a mesma situação: não há o que otimizar numa página não indexada.
Portanto, preste atenção no que fazer para indexar seu site no Google!
7 Dicas para Indexar seu site no Google:
1- Submissão de links
No lugar de sentar e esperar que o Google lhe encontre automaticamente, você é quem deve ir a ele. Você vai se apresentar ao buscador. Funciona como um cadastramento da sua URL no Google.
2- Crie um Blog
O próximo passo é criar um blog dentro do seu domínio. Pode parecer inútil e trabalhoso, mas isso pode garantir tráfego orgânico ao seu site. Sua marca na internet não ficará exclusivamente em páginas estáticas, e os chamados Googlebots terão onde vasculhar a procura de conteúdo relevante. Sendo assim a ideia é aumentar a porta de entrada para os usuários. Garanta mais material para indexação!
3 – Os robôs do Google
A empresa do Vale do Silício conta com robôs online, os Googlebots, que rodam a internet a partir de algoritmos avançados em busca de informações úteis para rastreamento. Eles separam o joio do trigo para o buscador. Por isso, vale muito a pena criar um sitemap. O sitemap é uma lista com todas as páginas do seu site. O sitemap facilita a vida dos bots!
4- Atualizar o Robots.txt é vital para Indexar seu site no Google
Outra medida extremamente útil é separar o que é interessante de indexar daquilo sem utilidade — como áreas de acesso restrito, conteúdo duplicado, etc.
Por isso recomenda-se anexar um arquivo chamado “robots.txt”, que dirá aos bots o que indexar e o que ignorar.
5 – Google Search Console e Google Analytics
O Google lhe ajuda a ser ajudado. É pra isso que dispõe de duas ferramentas excelentes para contribuir na sua divulgação.
O Search Console gera relatórios a respeito da indexação e manutenção das suas páginas, além de oferecer a opção de visualizar como o Google busca e encontra seu site.
Já o Google Analytics é excelente para mensurar as métricas referentes — ou seja, dados importantes de conhecer: número de visitas e preferências desses visitantes.
6 – Marketing de conteúdo e link building
Tantos diferenciais podem não gerar o resultado esperado sem iniciativas básicas, como produzir marketing de conteúdo e documentar. A partir disso, o Google vai passar a apresentar sua página a novos leitores e indexar seus conteúdos novos.
Outra medida que impacta diretamente é a inserção de links, internos e externos, pela página, o famoso processo de link building.
- Internos: devem levar a outras páginas e posts do seu site, gerando novos acessos e abrindo a porteira para os bots conhecerem novos links seus;
- Externos: servem para passar confiabilidade. Para tal, faça a linkagem com sites de referência no assunto.
7 – Promovendo seu site por aí
Pode soar o básico do básico, mas promova seu site onde puder. Atualize links e informações nas redes sociais, em cadastros variados e assinatura de mensagens. Isso pode fazer a diferença!
Quer mais estratégias de SEO para Indexar seu site no Google?
A DGAZ conhece o caminho das pedras e possui todo o conhecimento necessário para indexar o seu site e a sua marca na internet. Ela é dona do selo Google Partner Premium, o mais alto, e certificada com excelência pelo parceiro Google.