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Como indexar seu site no Google: veja 7 dicas

Indexando no Google

Muitas recomendações e dicas ocupam as mentes de quem planeja que o seu site faça sucesso, consiga um bom número de acessos, tenha o conteúdo difundido, sua marca propagada pela internet. Ainda que se ater aos detalhes de SEO (Search Engine Optimization) ganhe prioridade, de nada isso vai valer sem indexar seu site no Google.

Isso porque o gigante das buscas trabalha com algumas diretrizes para melhorar as pesquisas dos seus usuários. E para chegar ao seu domínio, você precisa seguir passos simples e práticos antes. A indexação vai incluir seu site na lista de resultados exibidos pelo Google.

Ajustar todo o seu conteúdo às normas de SEO sem indexar no Google seria o mesmo que fazer comida sem arrumar a mesa. De que adianta cozinhar com capricho sem ter pratos e talheres para comer? É a mesma situação: não há o que otimizar numa página não indexada.

Portanto, preste atenção!

7 Dicas para indexar conteúdo no Google:

1- Submissão de links

No lugar de sentar e esperar que o Google lhe encontre automaticamente, você é quem deve ir a ele. Através deste link, você vai se apresentar ao buscador. Funciona como um cadastramento da sua URL no Google.

2- Crie um Blog

O próximo passo é criar um blog dentro do seu domínio. Pode parecer inútil e trabalhoso, mas isso pode garantir tráfego orgânico ao seu site. Sua marca na internet não ficará exclusivamente em páginas estáticas, e os chamados Googlebots terão onde vasculhar a procura de conteúdo relevante. Sendo assim a ideia é aumentar a porta de entrada para os usuários. Garanta mais material para indexação!

3 – Os robôs do Google

A empresa do Vale do Silício conta com robôs online, os Googlebots, que rodam a internet a partir de algoritmos avançados em busca de informações úteis para rastreamento. Eles separam o joio do trigo para o buscador. Por isso, vale muito a pena fazer o seu sitemap — uma lista com todas as páginas do seu site. O sitemap facilita a vida dos bots!

4- Atualizar o Robots.txt

Outra medida extremamente útil é separar o que é interessante de indexar daquilo sem utilidade — como áreas de acesso restrito, conteúdo duplicado, etc. Por isso recomenda-se anexar um arquivo chamado “robots.txt”, que dirá aos bots o que indexar e o que ignorar.

5 – Google Search Console e Google Analytics

O Google lhe ajuda a ser ajudado. É pra isso que dispõe de duas ferramentas excelentes para contribuir na sua divulgação. O Search Console gera relatórios a respeito da indexação e manutenção das suas páginas, além de oferecer a opção de visualizar como o Google busca e encontra seu site.

Já o Google Analytics é excelente para mensurar as métricas referentes — ou seja, dados importantes de conhecer: número de visitas e preferências desses visitantes.

6 – Marketing de conteúdo e link building

Tantos diferenciais podem não gerar o resultado esperado sem iniciativas básicas, como produzir marketing de conteúdo e documentar. A partir disso, o Google vai passar a apresentar sua página a novos leitores e indexar seus conteúdos novos.

Outra medida que impacta diretamente é a inserção de links, internos e externos, pela página, o famoso processo de link building.

  • Internos: devem levar a outras páginas e posts do seu site, gerando novos acessos e abrindo a porteira para os bots conhecerem novos links seus;
  • Externos: servem para passar confiabilidade. Para tal, faça a linkagem com sites de referência no assunto.

7 – Promovendo seu site por aí

Pode soar o básico do básico, mas promova seu site onde puder. Atualize links e informações nas redes sociais, em cadastros variados e assinatura de mensagens. Isso pode fazer a diferença!

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