Para que seu site tenha um bom alcance no Google e aumente a quantidade de acessos e vendas, é necessário investir em conteúdo e otimização de sites (SEO). Porém a questão de duplicidade de páginas é algo recorrente, e para evitar que isso ocorra, a utilização da Canonical Tag se tornou um meio inovador para os motores de busca.
A DGAZ irá te explicar a seguir o que é e como utilizar a Canonical.
Como mencionado anteriormente, a função da Canonical Tag é sobretudo evitar que os buscadores indexem páginas que possuem conteúdos duplicados. Buscadores como o Google entendem essa situação como forma de ludibria-los a colocarem uma mesma página duplicada em sua pesquisa.
Como na maioria das vezes isso não é feito de forma proposital, a Canonical Tag tem a função de marcar as páginas replicadas evitando penalizações dos mecanismos de pesquisas.
O não uso da Canonical Tag pode prejudicar o SEO, pois caso um buscador não seja capaz de identificar a página que deve ser indexada, pode ocorrer a redução em seu ranking, algo totalmente indesejável e prejudicial. Portanto a Canonical deve ser sempre utilizada quando o site tiver várias versões do mesmo conteúdo.
Como exemplo temos quando a página principal pode ser acessada por diferentes URLs. O uso desta tag ocasiona o reconhecimento das páginas duplicadas, e toda autoridade é direcionada a um único link, melhorando seu posicionamento no resultado das pesquisas.
Leia também: O que é Black Hat e White Hat
Para um bom aproveitamento dos benefícios da Canonical Tag, as agências de SEO destacam alguns pontos de grande importância para evitar erros na hora de sua utilização.
– A aplicação desta técnica não deve ser feita para outra utilidade, senão evitar a indexação de páginas duplicadas;
– A Canonical Tag deve ser feita na seção do site, caso contrário os buscadores não entenderão sua funcionalidade e também pode afetar a estrutura do HTML;
– Verificar com cuidado o código-fonte utilizado, pois se conter dados incorretos, pode redirecionar para páginas erradas;
Para uma boa otimização de sites, o uso da Tag Canonical é importante para garantir melhores resultados de indexação junto aos motores de pesquisa.
Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:
Ter um site profissional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade…
No quesito performance digital, uma coisa é certa: é impossível ignorar o poder dos links…
Com o ambiente digital cada vez mais competitivo, aparecer nos primeiros resultados de busca é…
Quando falamos em Projeto de SEO ou Consultoria de SEO, muitas vezes nos limitamos aos…
Em 2025, o design de sites e a experiência do usuário (UX/UI) passaram por transformações…
No universo do marketing digital, a segmentação no Facebook Ads é uma das ferramentas mais…