Categories: Agência de SEO

Como eliminar o conteúdo duplicado utilizando a Canonical

Para que seu site tenha um bom alcance no Google e aumente a quantidade de acessos e vendas, é necessário investir em conteúdo e otimização de sites (SEO). Porém a questão de duplicidade de páginas é algo recorrente, e para evitar que isso ocorra, a utilização da Canonical Tag se tornou um meio inovador para os motores de busca.

A DGAZ irá te explicar a seguir o que é e como utilizar a Canonical.

O que é Canonical Tag?

Como mencionado anteriormente, a função da Canonical Tag é sobretudo evitar que os buscadores indexem páginas que possuem conteúdos duplicados. Buscadores como o Google entendem essa situação como forma de ludibria-los a colocarem uma mesma página duplicada em sua pesquisa.

Como na maioria das vezes isso não é feito de forma proposital, a Canonical Tag tem a função de marcar as páginas replicadas evitando penalizações dos mecanismos de pesquisas.

Quando a Canonical Tag deve ser usada?

O não uso da Canonical Tag pode prejudicar o SEO, pois caso um buscador não seja capaz de identificar a página que deve ser indexada, pode ocorrer a redução em seu ranking, algo totalmente indesejável e prejudicial. Portanto a Canonical deve ser sempre utilizada quando o site tiver várias versões do mesmo conteúdo.

Como exemplo temos quando a página principal pode ser acessada por diferentes URLs. O uso desta tag ocasiona o reconhecimento das páginas duplicadas, e toda autoridade é direcionada a um único link, melhorando seu posicionamento no resultado das pesquisas.

Leia também: O que é Black Hat e White Hat

Como evitar erros comuns da Canonical Tag?

Para um bom aproveitamento dos benefícios da Canonical Tag, as agências de SEO destacam alguns pontos de grande importância para evitar erros na hora de sua utilização.

– A aplicação desta técnica não deve ser feita para outra utilidade, senão evitar a indexação de páginas duplicadas;

– A Canonical Tag deve ser feita na seção do site, caso contrário os buscadores não entenderão sua funcionalidade e também pode afetar a estrutura do HTML;

– Verificar com cuidado o código-fonte utilizado, pois se conter dados incorretos, pode redirecionar para páginas erradas;

Para uma boa otimização de sites, o uso da Tag Canonical é importante para garantir melhores resultados de indexação junto aos motores de pesquisa.

Precisando de auxilio no Marketing Digital da sua empresa?

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google.

Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:

– Orçamento Online para SEO

– Orçamento Online para Links Patrocinados

– Orçamento Online para PPT

@agenciadgaz

Recent Posts

A Importância do Design Responsivo para a Retenção de Visitantes

Ter um site profissional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade…

1 semana ago

Técnicas de A/B Testing para Otimizar Anúncios no Facebook Ads

No quesito performance digital, uma coisa é certa: é impossível ignorar o poder dos links…

1 semana ago

Confira as Melhores Estratégias SEO Para E-commerce Para Serem Aplicadas

Com o ambiente digital cada vez mais competitivo, aparecer nos primeiros resultados de busca é…

1 semana ago

Quer ter Resultados Com SEO no Reddit? Confira Nosso Guia Completo

Quando falamos em Projeto de SEO ou Consultoria de SEO, muitas vezes nos limitamos aos…

1 semana ago

Tendências de UX/UI para Sites Otimizados em 2025

Em 2025, o design de sites e a experiência do usuário (UX/UI) passaram por transformações…

2 meses ago

Segmentação Criativa no Facebook Ads: Indo Além do Básico

No universo do marketing digital, a segmentação no Facebook Ads é uma das ferramentas mais…

2 meses ago