ChatGPT: o que é essa inovação?

ChatGPT

A cada dia, a tecnologia oferece várias soluções para aprimorar os mais diversos tipos de trabalho. Uma das mais recentes é o ChatGPT, que tem dado o que falar desde novembro de 2022, especialmente no marketing digital.

No entanto, como se trata de uma ferramenta nova, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ela. Se você também quer saber mais sobre essa inovação, continue com a leitura. A seguir, você vai entender o que é o ChatGPT, como funciona e como utilizá-la para melhorar os seus resultados.

Afinal, o que é ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot autônomo que se baseia em inteligência artificial. Esta ferramenta possibilita que as pessoas se comuniquem com ela e obtenham respostas sobre uma ampla variedade de tópicos.

Ou seja, é uma rede neural linguística que foi treinada pela OpenAI e se baseia no modelo de linguagem Transformer GPT-3, que foi treinado em grandes volumes de texto da internet para poder gerar um texto natural e responder perguntas sobre praticamente todos os assuntos.

GPT é a sigla para Generative Pre-Trained Transformer, que pode ser traduzido como “Transformador Pré-Treinado Generativo”. Assim, a ferramenta pode produzir uma ampla variedade de conteúdos, como artigos, letras de músicas, códigos de programação e, até mesmo, conteúdos para anúncios ou mesmo para blogs.

Como ele funciona?

Do mesmo modo que ocorre com toda inteligência artificial, o ChatGPT se alimenta de informações que coleta na internet. Isso significa que seu banco de dados consiste em tudo o que está publicado atualmente na internet. Então, o algoritmo cruza uma série de dados e, a partir disso, transforma as solicitações e perguntas dos usuários em respostas.

É verdade que essa tecnologia já existe há um bom tempo. Entretanto, o ChatGPT fornece respostas mais criativas e específicas com uma linguagem extremamente natural. E esse é o motivo de ter dado tanto o que falar.

Por exemplo, ao fazer uma pesquisa sobre determinado assunto no Google, o algoritmo dará como resposta uma série de páginas onde você encontrará o que procura. No entanto, o ChatGPT é capaz de contextualizar suas perguntas e criar textos bem elaborados e que parecem que foram escritos por pessoas reais.

Além disso, como já comentamos, a ferramenta não apenas esclarece dúvidas, como também é capaz de escrever poemas, letras de músicas, códigos de programação, anúncios, conteúdo para sites, entre outras solicitações.

Em que situações ele pode ser utilizado?

O ChatGPT é bastante útil em diversas situações que envolvem a necessidade de comunicação escrita com uma máquina. Algumas delas são:

  • Assistente pessoal — também pode ser utilizado como uma espécie de assistente pessoal para ajudar em tarefas como agendamento de compromissos, lembretes, entre outras;
  • Educação — o ChatGPT pode ser utilizado como um tutor virtual para ajudar estudantes com dúvidas em qualquer disciplina;
  • Assistente de viagem — também pode ser utilizado para ajudar viajantes com informações sobre destinos, recomendações de Atrações e pontos turísticos, entre outros;
  • Marketing digital — para auxiliar na criação de conteúdo para sites e blogs, email marketing, anúncios e publicações para redes sociais.

Quais são seus benefícios?

A fama entorno do ChatGPT se dá justamente pelas vantagens que oferece. As principais são:

  • Velocidade e eficácia nas respostas — a ferramenta é capaz de responder às perguntas e solicitações dos usuários de maneira praticamente instantânea, trazendo rapidez e conveniência para resolver o que é proposto;
  • Acessibilidade — o ChatGPT pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de esperar por uma pessoa para responder as perguntas ou sem ter que pesquisar em diversos sites para obter as respostas que necessita, basta logar no site;
  • Amplitude do banco de informações — como já foi dito, o banco de dados da ferramenta consiste em tudo o que já foi publicado na internet, permitindo que o usuário possa fazer perguntas sobre uma ampla gama de assuntos diferentes;
  • Recursos para evitar uso indevido — o ChatGPT conta com recursos que impedem que seja utilizado de forma nociva, pois não produz conteúdo que possa reforçar estereótipos ou aspectos de preconceito.

Banner-DGAZ Agência de SEO

Porém, a ferramenta também apresenta algumas desvantagens, como instabilidade quando acessada por várias pessoas ao mesmo tempo. Além disso, até o momento, o ChatGPT só consegue utilizar conteúdos publicados até o ano de 2021. Então, por exemplo, se você perguntar que foi o ganhador da Copa do Mundo de Futebol em 2022, você não obterá resposta.

Como utilizar o ChatGPT?

É muito fácil utilizar a ferramenta. Basta acessar o site do ChatGPT, fazer o seu cadastro com informações básicas, como email e telefone e, em seguida, fazer o seu login. A partir disso, já é possível interagir com a ferramenta.

Você pode fazer perguntas, simular um diálogo ou fazer solicitações, como: “explique o passo a passo para fazer o planejamento financeiro de uma pequena empresa”, ou “dê ideias de como aumentar as vendas de uma loja de artigos esportivos”.

O ChatGPT vai substituir as agências de SEO?

Como a ferramenta é capaz de produzir conteúdo de forma bastante criativa e com uma linguagem bem natural, muitas pessoas estão preocupadas se é possível que o ChatGPT substitua as agências de SEO.

A verdade é que isso não vai acontecer. O que ocorre é que o ChatGPT é uma excelente ferramenta para auxiliar os profissionais, pois fornece insights poderosos para o marketing digital, seja para títulos de posts, elaboração de FAQs, ideias para publicações nas redes sociais e tantos outros materiais.

No entanto, apesar de ter uma imensa base de dados, nada substitui o trabalho humano e como todo tecnologia, o ChatGPT também tem suas limitações. Por exemplo, somente um profissional da área saberá criar um conteúdo adequado à persona, linguagem, valores, expectativas, marca e objetivos do seu negócio.

Isso porque o conteúdo produzido não é personalizado para atender à experiência do seu cliente. No entanto, os serviços prestados pelas consultorias de SEO ficarão ainda melhores e poderão ser entregues com uma velocidade maior.

Confira nosso vídeo sobre: SEO e UX: Tudo sobre o Futuro (e presente) do Rankeamento orgânico

Agora que você sabe o que é ChatGPT, viu que é uma ferramenta bastante útil para várias situações, especialmente no marketing digital. Porém, também viu que ela não substitui o trabalho humano, mas sim eleva o nível dos serviços prestados pelas agências de SEO que utilizam a ferramenta para obter insights.

Quer saber mais sobre as novidades do setor? Então, aproveite a visita no blog e descubra as atualizações nas campanhas do Google: Performance Max (pmax).

Guia-de-SEO-2018

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

site profissional

Motivos para ter um site profissional e seus benefícios

No atual cenário digital, a presença online tornou-se fundamental para qualquer negócio que almeja sucesso e reconhecimento. Com a crescente dependência da internet para a busca de informações, produtos e serviços, ter um site profissional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.

Campanhas no Google Ads saiba como otimizar seus anúncios

Campanhas no Google Ads: saiba como otimizar seus anúncios

Entre as ferramentas para conquistar destaque no espaço digital, o Google Ads é uma das mais utilizadas e importantes para qualquer estratégia. Afinal, sendo a maior ferramenta de buscas do mundo, as chances de você aumentar seu índice de conversão de visitantes do site em clientes é muito maior.

Shopping Basket