Em textos de blog, e-books e outros tipos de conteúdo online, você já deve ter visto alguma frase do tipo: “Clique aqui e saiba mais” ou “Pegue seu cupom aqui”. Essas e outras frases, no marketing digital, são chamadas de CtA’s – Call to Action, em Inglês.
O Call to Action nada mais é do que a chamada para ação, ou seja, você convida o leitor/usuário a realizar uma ação efetiva de conversão.
Mas o CTA tem uma importância ainda maior do que isso e você pode tirar proveito dessa estratégia para ampliar suas conversões de vendas em seu site.
Quer saber como? A DGAZ Marketing, consultoria de SEO, explica tudo neste post. Acompanhe!
O que é um Call to Action?
Um Call to Action é uma direção clara que incentiva o usuário a executar uma determinada ação dentro do seu site.
Assim, a presença da chamada para ação é normalmente indicada com uma frase de impacto ou por um elemento de design, aqueles botões coloridos usados na maioria dos sites e e-commerces.
Todos os dias, você provavelmente é solicitado a fazer algo por uma chamada à ação, mesmo que nunca tenha se deparado com o termo antes.
Por que usar um CTA?
A chamada à ação é uma estratégia usada no marketing digital a fim de direcionar o foco e dar ao visitante uma rota clara para alcançar uma meta.
Então, ao criar botões de call to action, considere o que você deseja que o visitante faça:
- Qual é seu principal objetivo?
- Como chamar a atenção do visitante para o clique?
Pode ser para fazer login, inscrever-se, concluir uma venda, solicitar que entre em contato com sua equipe ou participe de um fórum.
Assim, independentemente do objetivo, você deve conduzir o usuário para a próxima ação usando um CTA.
A cor usada no botão de Call to Action é importante?
A cor do botão de chamada para ação é realmente importante. Afinal, isso tem relação com a psicologia das cores.
De fato, muitos testes já mostraram que as cores vermelho, verde e laranja funcionam bem.
O verde é a cor da sorte e transmite positividade. Portanto, essa cor pode ser a escolha ideal para convencer alguém clicar no botão e dar um passo positivo. Já o Laranja ou vermelho servem para chamar a atenção e dar um alerta.
Além disso, antes de escolher a cor da sua Call to Action, verifique se as tonalidades são consistentes em todos os aspectos.
Isso porque a consistência ajuda a fixar os olhos do visitante e a estabelecer um significado para sua chamada à ação.
E não há problema em usar o CTA mais de uma vez em uma página. Contudo, use botões da mesma cor, sempre.
CTA precisa, necessariamente, ter a forma de um botão?
Nem sempre. Muitas vezes o Call to Action é apenas uma frase com um link, como acontece com o fechamento de artigos em blog, por exemplo.
O mais importante é que o CTA estimule o leitor a dar um próximo passo: seja uma compra, um cadastro ou o acesso a outro link dentro do site.
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Gostou das dicas da DGAZ Marketing? Esperamos que este artigo tenha ajudado na compreensão do que é e como usar o Call to Action em favor dos seus negócios!
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