Blog

Call to Action: Entenda a importância e como utilizar

Call to Action: Entenda a importância e como utilizar

Em textos de blog, e-books e outros tipos de conteúdo online, você já deve ter visto alguma frase do tipo: “Clique aqui e saiba mais” ou “Pegue seu cupom aqui”. Essas e outras frases, no marketing digital, são chamadas de CtA’sCall to Action, em Inglês. 

O Call to Action nada mais é do que a chamada para ação, ou seja, você convida o leitor/usuário a realizar uma ação efetiva de conversão. 

Mas o CTA tem uma importância ainda maior do que isso e você pode tirar proveito dessa estratégia para ampliar suas conversões de vendas em seu site.

Quer saber como? A DGAZ Marketing, consultoria de SEO, explica tudo neste post. Acompanhe!

O que é um Call to Action?

Um Call to Action é uma direção clara que incentiva o usuário a executar uma determinada ação. 

Assim, a presença da chamada para ação é normalmente indicada com uma frase de impacto ou por um elemento de design, aqueles botões coloridos usados na maioria dos sites e e-commerces

Todos os dias, você provavelmente é solicitado a fazer algo por uma chamada à ação, mesmo que nunca tenha se deparado com o termo antes. 

Por que usar um CTA?

A chamada à ação é uma estratégia usada no marketing digital a fim de direcionar o foco e dar ao visitante uma rota clara para alcançar uma meta. 

Então, ao criar botões de call to action, considere o que você deseja que o visitante faça: 

  • Qual é seu principal objetivo? 
  • Como chamar a atenção do visitante para o clique?

Pode ser para fazer login, inscrever-se, concluir uma venda, solicitar que entre em contato com sua equipe ou participe de um fórum. 

Assim, independentemente do objetivo, você deve conduzir o usuário para a próxima ação usando um CTA

A cor usada no botão de Call to Action é importante?

A cor do botão de chamada para ação é realmente importante. Afinal, isso tem relação com a psicologia das cores. 

De fato, muitos testes já mostraram que as cores vermelho, verde e laranja funcionam bem. 

O verde é a cor da sorte e transmite positividade. Portanto, essa cor pode ser a escolha ideal para convencer alguém clicar no botão e dar um passo positivo. Já o Laranja ou vermelho servem para chamar a atenção e dar um alerta.

Além disso, antes de escolher a cor da sua Call to Action, verifique se as tonalidades são consistentes em todos os aspectos. 

Isso porque a consistência ajuda a fixar os olhos do visitante e a estabelecer um significado para sua chamada à ação. 

E não há problema em usar o CTA mais de uma vez em uma página. Contudo, use botões da mesma cor, sempre.

CTA precisa, necessariamente, ter a forma de um botão?

Nem sempre. Muitas vezes o Call to Action é apenas uma frase com um link, como acontece com o fechamento de artigos em blog, por exemplo. 

O mais importante é que o CTA estimule o leitor a dar um próximo passo: seja uma compra, um cadastro ou o acesso a outro link dentro do site. 

Conte com uma agência especializada!

Gostou das dicas da DGAZ Marketing? Esperamos que este artigo tenha ajudado na compreensão do que é e como usar o Call to Action em favor dos seus negócios! 

Entre em contato com a nossa equipe e desfrute das técnicas de otimização especializada diretamente para seu negócio com a experiência de nossos analistas!

Nota dos leitores
[Total: 0 Media: 0]

Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premierou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Shopping Basket