Assim como na vida, a otimização de sites (SEO) sempre apresentou dois caminhos para se trabalhar, o modo White Hat e o modo Black Hat. A DGAZ Marketing separou para você as principais diferenças e qual o impacto de cada uma na sua aplicação web.
O que é Black Hat?
De um modo geral o termo “Black Hat” se refere a pessoas ou técnicas que utilizam meios obscuros (e muitas vezes ilegais) para atingir seus objetivos dentro de uma instituição ou sociedade.
No caso das estratégias de SEO, o Google sempre busca aprimorar os seus resultados, priorizando o conteúdo de qualidade para o seu usuário final. Para que ele consiga exibir de forma integra os resultados, mais de 200 variáveis são utilizadas para qualificar o site.
Nesse caso, o Black Hat é uma forma que visa burlar os parâmetros dos buscadores com técnicas maliciosas, buscando sempre a qualificação mais alta, por mais que o seu conteúdo seja inferior a de outros concorrentes.
O impacto do Black Hat no SEO
Você deve estar se perguntando se essa forma “Mandrake” de se trabalhar realmente funciona e o seu site ganha posições nas listagens do Google. Bom, a curto prazo é possível sim melhorar o ranqueamento com esse tipo de técnica, mas com o passar do tempo o Google vai identificar que o seu site está utilizando Black Hat e provavelmente você irá sofrer punições severas por ter escolhido esse caminho.
É importante ressaltar que o Google trabalha constantemente para que os seus robôs consigam preencher todas as brechas, evitando ao máximo que ele seja enganado na hora de indexar uma página.
Além disso, assim como os buscadores, os especialistas de SEO também condenam essas artimanhas, tanto é que o Google criou uma aplicação para que os próprios webmasters e profissionais da área, possam denunciar os sites que utilizam o Black Hat.
Agora falando de punições, os mecanismos de busca poderão penalizar o site que está cometendo algum tipo de infração. Entre as mais conhecidas punições estão:
- Diminuir a relevância da página, mas sem penalizar o domínio como um todo
- Perda de posições nos resultados de busca
- Dificuldade para indexar e rankear novas páginas
- Desindexar/Excluir o site do buscador
SEO Black Hat
Separamos o que atualmente é considerado como SEO Black Hat. Confira:
- Utilizar textos ocultos
- Utilizar cloaking (camuflagem de conteúdo)
- Repetir exaustivamente a mesma palavra-chave
- Dar enfase a palavra-chave que não tem nada a haver com o conteúdo principal
- Conteúdo duplicado. Copiar descrições de produtos ou textos é considerado uma forma de enganar o Google
White Hat SEO
As técnicas White Hat para SEO são aquelas que seguem a risca as regras e as diretrizes dos buscadores, afim de agradar os robôs e alavancar de forma orgânica e natural o seu site no ranking de buscas.
O principal foco do White Hat é trabalhar a qualidade do conteúdo para agradar o usuário final com informação relevante e única. Outro pilar desse tipo de otimização está diretamente relacionado ao engajamento e a propagação do conteúdo. Receber recomendações e referências para o seu domínio dentro de mercado de nicho, também é levado em consideração para submeter bons resultados no Google.
No geral, adotar esse tipo de estratégia costuma demorar um pouco para surtir efeito, mas a longo prazo você terá um domínio forte e um site bem otimizado para se manter por muito tempo nas buscas orgânicas, sem o risco de sofrer qualquer tipo de punição.
Precisando de auxílio no Marketing Digital da sua empresa?
A DGAZ Marketing é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja, toda nossa equipe é certificada pelo Google.
Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia: