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“As pessoas também perguntam” – Entenda esse recurso da pesquisa orgânica

Os resultados de pesquisa orgânica no Google, também chamadas de SERPs, tiveram algumas mudanças consideráveis nos últimos anos. Assim, vários recursos foram implementados para melhorar a experiência do usuário na busca por termos e palavras-chaves. E um dos mais cobiçados é o People Also Ask

Você já deve ter reparado que, ao digitar um termo no Google, logo abaixo do primeiro resultado – normalmente um anúncio pago – surge um campo: “As pessoas também perguntam”.

Este campo, de fato, tem o intuito de complementar sua busca, indicando outros conteúdos relacionados e que podem ser do seu interesse. 

Neste post da DGAZ Marketing, agência de SEO em SP, vamos explicar em mais detalhes esse recurso e qual a importância dele na SERP. Continue sua leitura e aprenda mais com a DGAZ, agência especializada em SEO!

O que é o recurso PPA (“As pessoas também perguntam”)

PPA é a sigla em inglês para “People Also Ask”. Em suma, o PPA é um recurso dinâmico da SERP, contendo campos específicos com perguntas – um seleção das mais buscadas pelos internautas. 

Além disso, as perguntas são classificadas e acompanhadas de respostas também selecionadas de acordo com conteúdos relevantes encontrados pelo buscador. 

Então, ser apresentado como uma resposta às perguntas dos usuários é, de fato, uma boa oportunidade para ficar à frente da concorrência e atrair o interesse do seu público-alvo.

Certamente você já deve ter percebido esse recurso em várias pesquisas já realizadas por meio do Google. 

Como funciona o recurso da SERP “People Also Ask”

Depois que uma pergunta é clicada, a caixa se expande, exibindo uma parte de um texto com uma breve resposta à pergunta.

Além disso, são exibidos a URL da fonte do texto e um link de atalho, caso o usuário queira fazer outra pesquisa no Google para essa pergunta.

O recurso PPA normalmente exibe um conjunto de quatro perguntas. Contudo, a cada clique em uma pergunta, mais duas ou três são adicionadas à caixa do PAA. Desse modo, “As pessoas também perguntam” se mantêm em constante expansão, sendo uma importante estratégia de SEO

Estratégia usando o PPA em um Projeto de SEO

O conteúdo é uma parte fundamental da estratégia de SEO, ajudando seu site a obter o posicionamento nas primeiras posições da SERP. E como o PPA pode ajudar nisso? 

Bem, os recursos das perguntas listadas na SERP são exemplos do que as pessoas estão procurando na internet.

Então, é possível usar os termos e perguntas como diretriz para a criação de conteúdos relevantes, de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Essa é a dica da DGAZ, uma agência especializada em SEO com foco em resultados para o seu negócio.

Mas se você quer aplicar essa e muitas outras estratégias para o seu negócio, nada melhor que contar com uma agência especialista em SEO! 

E com a DGAZ Marketing você encontra os profissionais que você precisa para alavancar seu posicionamento na internet!

Então fale com a nossa equipe de atendimento, que vai te orientar de forma personalizada e pró-ativa! Conte conosco e com nossa ampla experiência em SEO e Google Ads!

Daniel GAZ

Sócio-Diretor da DGAZ Marketing, agência focada em SEO, Mídia Paga e Criação de Sites desde 2002. Especialista em SEO, foi Coordenador do Comitê de SEO da Abradi e atua como palestrante e professor na área. Formado em Administração pela PUC, com especialização em Marketing Estratégico pela FGV.

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