O marketing digital, junto com as inúmeras ferramentas tecnológicas, possibilitou que as marcas pudessem aprimorar os seus métodos de conversão e conquista de clientes. Nesse sentido, o teste A/B se apresenta como um importante instrumento de análise de estratégias que oferece aos especialistas informações importantes sobre o que deve ser modificado ou mantido em determinada abordagem.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrar a você como testes A/B pode impulsionar as suas vendas. Confira a seguir!

O que são testes A/B?

Testes A/B são importantes ferramentas que visam analisar a performance de um determinado conteúdo, e, para isso realiza a comparação entre duas versões a fim de entender qual delas está sendo mais satisfatória.

Nesse contexto, é feito a avaliação de uma versão de controle (A), levando em consideração uma versão modificada (B) para medir qual está atraindo mais visitante. 

E, baseando-se em critérios preestabelecidos, textos, imagens, versões de landing pages, e-mails de marketing e botões de call to action podem ser monitorados e melhorados, trazendo resultados mais eficazes a longo prazo.

Aspectos impactados pelo teste

Como vimos até aqui, muitos fatores podem ser determinantes para o sucesso de uma estratégia de marketing. Veja como o teste A/B impacta cada um deles:

  • Landing pages: importante ferramenta de conversão, são responsáveis por reunir informações importantes dos lead, para, a partir daí, construir com ele uma relação sólida por meio dos fluxos de nutrição. Os testes auxiliam na análise do layout e botão de CTA, por exemplo;
  • E-mail marketing: aplicando os testes A/B, é feita a análise de dois modelos de diferentes variáveis para verificar qual propicia uma maior taxa de abertura e cliques redirecionadores;
  • Produtos e serviços: o desenvolvimento de produtos e serviços tendo como base a pesquisa de experiência so cliente já é uma tendência forte entre os empreendimentos. Os testes permitem que, por meio de uma análise de comportamento de navegação, a marca possa desenvolver itens cada vez mais personalizados.

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Como o teste A/B pode impulsionar suas vendas?

Testes A/B são importantes ferramentas de aprimoramento das estratégias do marketing digital que causam impactos diretos nas vendas. Mas para que os resultados sejam conquistados, é preciso domínio da técnica, aplicando-as com base nos objetivos do negócio. Veja como aumentar as suas vendas utilizando essa ferramenta:

Estabeleça as metas

O primeiro passo para a aplicação dos testes é a definição de metas específicas e mensuráveis. Nesse sentido, é possível analisar variáveis como taxa de conversão ou taxa de permanência em determinada página.

Com a realização dos testes, esses aspectos são avaliados em tempo real, retornando para os especialistas os pontos que merecem atenção.

Segmente seu público

A segmentação aumenta a possibilidade de um visitante se tornar um cliente. Portanto, usar dados que ajudam nesse trabalho — como localização geográfica, idade, gênero — gera uma experiência mais personalizada, com a criação de mensagens mais direcionadas e relevante, considerando as particularidades de cada grupo.

Realize o controle dos resultados

A aplicação de testes exigem a análise dos resultados e as suas eventuais alterações. Esse deve ser um trabalho constante que propicia melhoras contínuas. Dessa forma, as estratégias serão otimizadas e a experiência dos clientes cada fica vez mais positiva. Tudo isso contribuirá com o alcance dos resultados pretendidos.

A realização de testes A/B é essencial para o negócio que deseja potencializar as suas vendas. Esse método permite aperfeiçoar a abordagem junto ao cliente, além de contribuir para um melhor ranqueamento nos sites de buscas.

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Daniel GAZ

Sócio-Diretor da DGAZ Marketing, agência focada em SEO, Mídia Paga e Criação de Sites desde 2002. Especialista em SEO, foi Coordenador do Comitê de SEO da Abradi e atua como palestrante e professor na área. Formado em Administração pela PUC, com especialização em Marketing Estratégico pela FGV.

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