Agência de SEO

Segmentação otimizada: motivos para desativar em suas campanhas

Em meados de 2021, o Google implementou um novo recurso às campanhas Ads, chamado “segmentação otimizada“. Na prática, a ideia é sugerir e abranger públicos automaticamente, que podem ter ficado de fora de sua seleção manual.

Ou seja, é como se o Google encontrasse perfis semelhantes e potenciais ao seu público, aumentando assim o alcance de suas campanhas.

A princípio, parece ser uma excelente ferramenta, certo? Porém, isso depende muito de seus objetivos, metas e, principalmente, de seu orçamento disponível.

Por isso, preparamos este post para explicar melhor o que é e como funciona a segmentação otimizada do Google Ads e, mais do que isso, sugerir alguns bons motivos para desativá-la.

Afinal, o que é segmentação otimizada?

Como resumimos – e como o próprio nome já sugere – a segmentação otimizada é um recurso disponível para as campanhas do Google, onde a própria plataforma ajuda o anunciante a encontrar públicos além do que foi selecionado manualmente.

Ou seja, a proposta é ter uma avaliação e sugestão automática do Google sobre quais pessoas poderiam receber seus anúncios também, caso você os tenha esquecido ou deixado de incluir na campanha.

Mas embora pareça ser uma funcionalidade interessante, nem sempre os resultados compensam. E por isso, especialistas recomendam mais desativar a função do que utilizá-la na prática.

Mas por que desativar a segmentação otimizada no Google Ads?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a segmentação otimizada pode sim ajudar na atração e captação de novos leads, especialmente para pessoas e empresas que não tenham tanta afinidade com o Google Ads ou que encontrem dificuldades para montarem suas campanhas manualmente.

Por outro lado, se este não for o caso, aí sim a segmentação otimizada pode se tornar um recurso não muito desejável. Por exemplo, se você tem conhecimento em Ads ou contrata uma agência especializada, pode ter certeza que a definição de público manual trará retornos mais satisfatórios do que sugestões generalistas do Google.

Em outras palavras, a segmentação otimizada poderá levar o seu anúncio para páginas irrelevantes e ter um baixo índice de cliques e conversões.

Além disso, é muito difícil entender quais são as métricas e parâmetros utilizados pelo Google ao sugerir novos públicos para o seu anúncio e, portanto, é quase uma loteria saber se a funcionalidade trará ou não bons resultados.

Como é feita a desativação da segmentação otimizada?

É válido lembrar que a segmentação otimizada é uma funcionalidade automática e já pré-programada pelo Google. Ou seja, é preciso desativá-la manualmente antes de aprovar uma campanha, caso contrário ela funcionará normalmente e consumirá créditos de seu orçamento.

E para desativar a função é bem simples! Confira os passos:

  1. Acesse a sua conta do Google Ads e clique em “Campanhas
  2. Clique em “Grupo de Anúncios
  3. Na barrinha de filtros, selecione a campanha desejada;
  4. Selecione o grupo de anúncios que quer ajustar a segmentação
  5. Clique em “Definições” e, em seguida, em “Segmentação otimizada
  6. Selecione a caixa “ativar ou desativar“.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre a funcionalidade de segmentação otimizada no Google Ads e como ela pode parecer benéfica à primeira vista, porém, ao mesmo tempo, desnecessária, especialmente se você tiver um conhecimento avançado em suas campanhas.

E se você curtiu e quer uma assessoria completa de uma agência de Google Ads de referência para criar e monitorar seus anúncios, não deixe de conversar com nossos especialistas.

Agência de Marketing Digital DGAZ

Recent Posts

A Importância do Design Responsivo para a Retenção de Visitantes

Ter um site profissional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade…

1 semana ago

Técnicas de A/B Testing para Otimizar Anúncios no Facebook Ads

No quesito performance digital, uma coisa é certa: é impossível ignorar o poder dos links…

1 semana ago

Confira as Melhores Estratégias SEO Para E-commerce Para Serem Aplicadas

Com o ambiente digital cada vez mais competitivo, aparecer nos primeiros resultados de busca é…

1 semana ago

Quer ter Resultados Com SEO no Reddit? Confira Nosso Guia Completo

Quando falamos em Projeto de SEO ou Consultoria de SEO, muitas vezes nos limitamos aos…

1 semana ago

Tendências de UX/UI para Sites Otimizados em 2025

Em 2025, o design de sites e a experiência do usuário (UX/UI) passaram por transformações…

2 meses ago

Segmentação Criativa no Facebook Ads: Indo Além do Básico

No universo do marketing digital, a segmentação no Facebook Ads é uma das ferramentas mais…

2 meses ago