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Segmentação otimizada: motivos para desativar em suas campanhas

Em meados de 2021, o Google implementou um novo recurso às campanhas Ads, chamado “segmentação otimizada“. Na prática, a ideia é sugerir e abranger públicos automaticamente, que podem ter ficado de fora de sua seleção manual.

Ou seja, é como se o Google encontrasse perfis semelhantes e potenciais ao seu público, aumentando assim o alcance de suas campanhas.

A princípio, parece ser uma excelente ferramenta, certo? Porém, isso depende muito de seus objetivos, metas e, principalmente, de seu orçamento disponível.

Por isso, preparamos este post para explicar melhor o que é e como funciona a segmentação otimizada do Google Ads e, mais do que isso, sugerir alguns bons motivos para desativá-la.

Afinal, o que é segmentação otimizada?

Como resumimos – e como o próprio nome já sugere – a segmentação otimizada é um recurso disponível para as campanhas do Google, onde a própria plataforma ajuda o anunciante a encontrar públicos além do que foi selecionado manualmente.

Ou seja, a proposta é ter uma avaliação e sugestão automática do Google sobre quais pessoas poderiam receber seus anúncios também, caso você os tenha esquecido ou deixado de incluir na campanha.

Mas embora pareça ser uma funcionalidade interessante, nem sempre os resultados compensam. E por isso, especialistas recomendam mais desativar a função do que utilizá-la na prática.

Mas por que desativar a segmentação otimizada no Google Ads?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a segmentação otimizada pode sim ajudar na atração e captação de novos leads, especialmente para pessoas e empresas que não tenham tanta afinidade com o Google Ads ou que encontrem dificuldades para montarem suas campanhas manualmente.

Por outro lado, se este não for o caso, aí sim a segmentação otimizada pode se tornar um recurso não muito desejável. Por exemplo, se você tem conhecimento em Ads ou contrata uma agência especializada, pode ter certeza que a definição de público manual trará retornos mais satisfatórios do que sugestões generalistas do Google.

Em outras palavras, a segmentação otimizada poderá levar o seu anúncio para páginas irrelevantes e ter um baixo índice de cliques e conversões.

Além disso, é muito difícil entender quais são as métricas e parâmetros utilizados pelo Google ao sugerir novos públicos para o seu anúncio e, portanto, é quase uma loteria saber se a funcionalidade trará ou não bons resultados.

Como é feita a desativação da segmentação otimizada?

É válido lembrar que a segmentação otimizada é uma funcionalidade automática e já pré-programada pelo Google. Ou seja, é preciso desativá-la manualmente antes de aprovar uma campanha, caso contrário ela funcionará normalmente e consumirá créditos de seu orçamento.

E para desativar a função é bem simples! Confira os passos:

  1. Acesse a sua conta do Google Ads e clique em “Campanhas
  2. Clique em “Grupo de Anúncios
  3. Na barrinha de filtros, selecione a campanha desejada;
  4. Selecione o grupo de anúncios que quer ajustar a segmentação
  5. Clique em “Definições” e, em seguida, em “Segmentação otimizada
  6. Selecione a caixa “ativar ou desativar“.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre a funcionalidade de segmentação otimizada no Google Ads e como ela pode parecer benéfica à primeira vista, porém, ao mesmo tempo, desnecessária, especialmente se você tiver um conhecimento avançado em suas campanhas.

E se você curtiu e quer uma assessoria completa de uma agência de Google Ads de referência para criar e monitorar seus anúncios, não deixe de conversar com nossos especialistas.

Daniel GAZ

Sócio-Diretor da DGAZ Marketing, agência focada em SEO, Mídia Paga e Criação de Sites desde 2002. Especialista em SEO, foi Coordenador do Comitê de SEO da Abradi e atua como palestrante e professor na área. Formado em Administração pela PUC, com especialização em Marketing Estratégico pela FGV.

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