Já falamos aqui no Blog da DGAZ sobre a importância de aplicar as técnicas de SEO para a divulgação do seu site. Agora, a questão se expande e também se estende aos aplicativos. Isso porque, assim como SEO, o ASO implica diretamente no sucesso ou não do seu produto ou serviço.
A sigla significa, em inglês, App Store Optimization — ou Otimização na Loja de Aplicativos, em tradução livre. O seu uso correto e bem feito será responsável por fazer um determinado app mais fácil de ser encontrado e conquistar mais downloads.
Nunca é demais frisar a relevância que a internet móvel vem ganhando nos últimos tempos. Acessar a rede pelo aparelho celular já virou a principal forma de navegação, tanto no Brasil como no exterior.
Smartphones obtiveram um crescimento medido em 112% na internet, segundo o próprio Google, de 2014 a 2015, com um evidente crescimento no uso de diferentes aplicativos.
Por que aderir ao ASO?
Imagine uma situação hipotética, em que você procura por um aplicativo de dicionário, para poder consultar o correto significado e grafia de palavras da língua portuguesa. Na App Store do seu sistema operacional, você provavelmente digitará “dicionário” na busca, resultando em dezenas ou centenas de resultados.
Depois de conferir os primeiros apps na lista, qual a probabilidade de se chegar até a 3ª, a 4ª página de resultados? Insignificante, diríamos. E é aí que verificamos a importância de um trabalho de ASO bem feito.
Quanto melhor ranqueado o seu aplicativo na App Store, mais downloads devem acontecer — exatamente como nos buscadores online e sites bem desenvolvidos em técnicas de SEO.
Panorama dos Aplicativos
Segundo estimativas, atualmente existe uma oferta aproximada de dois milhões de apps disponíveis para downloads nas principais plataformas de aparelhos celular. Dentre elas, a Google Play detém a liderança do mercado em número de aplicativos e base de usuários.
Por outro lado, a App Store da Apple possui mais usuários acostumados a pagar pelo download de apps — uma prática que se inverte quando analisamos o Google Play, plataforma em que poucas pessoas optam por apps pagos.
A chamada busca orgânica — quando não há nenhuma forma de patrocínio ou envolvimento financeiro — é a maior fonte de download de aplicativos. Oito entre cada dez usuários não chega nem à 2ª página de resultados quando estão a procura de apps.
De acordo com a European Technographics Consumer Technology Online Survey, de 58% a 63% das pessoas chegam a novos aplicativos por meio da busca orgânica dentro das App Stores. Em segundo lugar, vêm aqueles que fazem downloads de apps depois de receberem dicas de amigos ou familiares (de 41% a 50%).
Ainda há apps encontrados por meio da pesquisa dentre os “mais populares” nas plataformas (25% a 34%); apps que já vem instalados quando adquire-se o aparelho (20% a 23%); por meio de divulgação nas redes sociais (15% a 19%); pesquisando em buscadores (14% a 16%); navegando pela internet (13% a 16%); através de anúncios em revistas/jornais (4% a 7%); ou lendo artigos em blogs (6% a 7%).
Fazendo o ASO
Já considerado uma das técnicas mais significativas de Mobile Marketing, o App Store Optimization agrega mais valor do que se pensa. Com o objetivo de alcançar mais e mais downloads através de uma maior evidenciação, não aderir ao ASO significa perder potenciais usuários.
As semelhanças entre técnicas de ASO e SEO também englobam a prática, já que o ASO faz uso de palavras-chave exatas. Seus principais fatores dizem respeito ao título, palavras-chave e descrição resumida.
1- Título:
O título do seu aplicativo precisa conter a principal palavra-chave, a dona da maior capacidade de tráfego.
2- Palavras-chave:
Em cima das principais palavras-chave é que se baseará o foco do trabalho de ASO. Por isso ressalta-se a importância de conhecer o público-alvo, além das táticas empenhadas por concorrentes.
3- Descrição Resumida:
É com base nesse pequeno texto que os usuários decidirão bater o martelo pelo download ou não do seu aplicativo. Esse campo deve conter um resumo conciso e explicativo do app, sempre fazendo uso das palavras-chave.
Outros fatores que influenciam no ASO
Vale ter em mente que existem certas particularidades entre Google Play e App Store da Apple. No entanto, ambas as plataformas consideram alguns fatores que variam entre grau de importância e modo de uso (on-page ou off-page). São eles:
- Nome do App;
- Palavras-chave;
- Total do número de downloads;
- Velocidade de download;
- Click Through Rate (CTR);
- Nome do desenvolvedor;
- Categoria do App;
- Social Media Ranking;
- Geosignal;
- Backlines.
Vale mencionar que até mesmo uma ferramenta para um melhor ranqueamento a partir do ASO já foi desenvolvida: o RankMyApp.
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A DGAZ conhece o caminho das pedras e possui todo o conhecimento necessário para indexar o seu site e a sua marca na internet.
Considerada como autoridade quando o assunto é SEO e resultados de buscas orgânicas, ela é dona do selo Google Partner Premium, o mais alto, e certificada com excelência pelo parceiro Google.