O futuro é da Inteligência Artificial. Os avanços nessa tecnologia na área generativa deram um grande salto e agora vemos a corrida das Big Techs para saber quem sairá a frente nessa corrida. E a disputa está acirrada, principalmente, para o uso dela nos buscadores.
A Microsoft saiu a frente e trouxe o ChatGPT incorporado no Bing, seu buscador que, até então, não havia emplacado tanto. O Google sentiu a pressão e, rapidamente, anunciou o Google Bard, ferramenta análoga de IA Generativa que será incorporada em seu buscador.
E para as Agências de SEO, qual a recomendação? Bom, o momento é de acompanhar todas as novidades para entender qual será o futuro da área! Confira a seguir e tire suas dúvidas.
O que é o Google Bard?
O Google Bard é a ferramenta de chatbot da Google e que será incorporado no Workspace da empresa. Ele partiu das pesquisas do LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo), que ficou bastante famoso ao estar envolvido em uma polêmica após um dos engenheiros demitidos do projeto afirmar que ele havia ganho consciência.
Não era inesperado que isso aconteceria: a Google faz pesquisas relacionadas com Inteligência Artificial generativa há anos, inclusive, com o suporte de um dos maiores laboratórios sobre o assunto do mundo: o DeepMind.
O que já sabemos sobre o Google Bard?
Como ainda não está disponível para o amplo público, o que sabemos sobre o Google Bard é o comunicado pela empresa ao anunciar a solução de IA. Então, o que temos hoje é:
- É uma ferramenta que aprender com o usuário e pode predizer o que os usuários desejam saber, a partir dessas experiências;
- Ele contará ainda com anúncios em seu sistema, por meio do Projeto Magi, que será incorporado ao Google Bard;
- Ele será incorporado ao Workspace Google, então algumas das ferramentas que contarão com ele são: Google Docs, Gmail, Meet, Apresentações, Planilhas, entre outros;
- Não há previsão de lançamento para o público em geral, mas ao longo do mês de abril, estima-se que, aproximadamente, 1 milhão de pessoas foram liberadas para testar a solução.
Por que o Google acelerou o lançamento do Google Bard?
Apesar de já estar com as pesquisas avançadas sobre IA generativa, o Google sentiu o baque quando a OpenAI lançou o ChatGPT em novembro de 2022. E ainda mais quando, rapidamente, a empresa disponibilizou o ChatGPT-3, que surpreendeu todo o mundo.
A Microsoft correu e lançou já em seu buscador (Bing) o ChatGPT-4, a nova versão dessa solução de IA. Com receio de perder espaço de mercado e ficar para trás em um mercado que domina há mais de 20 anos, o Google acelerou o lançamento do Google Bard.
O lançamento do chatbot de inteligência artificial para fazer concorrência ao ChatGPT aconteceu em 21 de março de 2023, mas ainda está em versão beta para usuários que possam fornecer feedback para a empresa.
Confira nosso vídeo sobre: SEO e UX: Tudo sobre o Futuro (e presente) do Rankeamento orgânico
Por que os gestores de SEO e marketing devem acompanhar o que é o Google Bard?
O Google Bard, tal como o ChatGPT, anunciarão uma nova era na busca de conteúdos pelos usuários. Isso porque eles conseguirão indicar para eles respostas mais claras, corretas, melhor embasadas, entre outras possibilidades.
Isso significa a morte do SEO? Não!, essas ferramentas podem, até mesmo, ajudar os analistas de SEO a trabalharem melhor, conhecendo melhor as demandas dos usuários e oferecer conteúdos mais aprofundados e melhor direcionados.
Cabe lembrar que, apesar dos benefícios, ainda são necessárias supervisões no uso dessas ferramentas. O ChatGPT ainda tem “alucinações” (gera informações que não existem, como livros que nunca foram publicados). O Google Bard falhou em seu primeiro teste público.
Quer impulsionar seu negócio online? Conte com uma Agência de SEO especializada! Descubra como alcançar melhores resultados no mundo do Marketing digital com o apoio de profissionais qualificados. Visite nosso blog e fique por dentro das últimas tendências e estratégias de otimização de mecanismos de busca. Acesse agora e turbine sua presença online!