A geração de leads consiste basicamente em fazer com que os visitantes de uma determinada página se tornem clientes em potencial. Ela é feita por técnicas de marketing como um Projeto de SEO, o tráfego pago e o uso de conteúdos produzidos para esse fim. Felizmente, ainda existem alguns cálculos que podem ser feitos para que essa aquisição seja financeiramente vantajosa para os empreendedores.
Aqui neste artigo da DGAZ Marketing, mostraremos as principais métricas utilizadas para calcular o custo de cada lead e alguns exemplos para que você possa utilizá-las na prática, conforme as suas necessidades e preferências. Confira!
CPL é a sigla de Custo por Lead. Para encontrá-lo, é preciso dividir o valor utilizado na campanha de marketing pela quantidade de pessoas que se mostraram interessadas no produto, mesmo aquelas que não finalizaram a compra.
Se uma empresa gasta R$2 mil em uma mídia paga, como em um anúncio do Google Ads, e atrai 100 pessoas interessadas, o cálculo fica assim:
Esse resultado mostra que atrair cada lead custou R$ 200,00 para aquela empresa.
Já o CPC significa Custo por Clique. Essa métrica mensura o custo médio de cada clique conquistado por meio de campanhas que utilizam links patrocinados em redes sociais, como o Instagram, no Google e em outras ações direcionadas de marketing.
Se a empresa do exemplo anterior gastou R$ 2 mil e gerou 500 cliques, o CPC é de R$ 4. Isso também mostra que todas essas métricas podem ser utilizadas em conjunto para encontrar insights precisos.
Confira nosso video sobre: Eu nunca clico em anúncios Google Ads, será que vale a pena anunciar resultado
A métrica de custo por clique costuma ser muito usada nas campanhas de Google Ads.
Por sua vez, o Lead por Venda proporciona que você verifique o número de leads gerados para que se atinja uma conversão. Aí, a sua empresa consegue fechar uma compra.
Essa métrica é importante porque garante que você consiga mensurar o efeito de cada campanha e ao seu sucesso em captar clientes. A fórmula é a seguinte:
Ainda continuando com nosso exemplo da empresa que gastou R$2 mil, suponhamos que os 100 leads gerados se tornaram 40 conversões. Aí, utilizando a fórmula encontramos:
Nesse caso, a empresa precisou atrair 2,5 leads para fechar cada venda.
O CPV pode ser utilizado em conjunto com as outras métricas que apresentamos, mas é muito importante que ele seja o último a ser calculado.
A sigla significa Custo por Venda e trabalha com outras duas métricas, o CPL e o LPV. Nesse caso, são ignorados os gastos relacionados à produção, manutenções, entre outros.
Para você entender o cálculo, vamos continuar com o exemplo anterior. A fórmula do CPV é a seguinte:
Esse resultado mostra que o custo final de cada venda realizada pela empresa, considerando todas as métricas calculadas anteriormente, é de R$ 500 por cada negócio fechado.
Vale notar que os valores finais vão variar conforme o volume de dinheiro investido nas campanhas, o número de transações feitas e o preço dos produtos, entre outros. Mas, como você viu no artigo, essas métricas podem ser utilizadas em conjunto para que você mapeie bem os custos de cada campanha, levando em conta critérios como o tráfego pago, mídia, ações de marketing, entre outros.
Para quem busca uma agência de consultoria de Google ADS para ajudar em seus objetivos de marketing, a DGAZ está à disposição para otimizar a suas estratégias de marketing digital. Entre em contato conosco!
Ter um site profissional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade…
No quesito performance digital, uma coisa é certa: é impossível ignorar o poder dos links…
Com o ambiente digital cada vez mais competitivo, aparecer nos primeiros resultados de busca é…
Quando falamos em Projeto de SEO ou Consultoria de SEO, muitas vezes nos limitamos aos…
Em 2025, o design de sites e a experiência do usuário (UX/UI) passaram por transformações…
No universo do marketing digital, a segmentação no Facebook Ads é uma das ferramentas mais…