Aqui no Blog da DGAZ, já falamos bastante sobre SEO: desde como otimizar o seu site usando as técnicas de otimização de busca, até dicas de redação SEO. Mas para se conseguir o máximo em SEO não basta aprender e querer fazer tudo sozinho.
Algumas ferramentas ajudam aqueles que se aventuram pelo universo SEO. Muitas delas, gratuitas, estão ao alcance de qualquer pessoa. Essas ferramentas gratuitas para SEO costumam ser divididas em três categorias:
A lista abaixo se refere às ferramentas para SEO que podem ser acessadas pela internet, sem a necessidade de instalação ou pagamento.
Elas ajudam direta ou indiretamente a descobrirmos mais sobre detalhes em SEO do próprio site, ou dos concorrentes, e influenciar num melhor posicionamento nas buscas.
Essa ferramenta possibilita a visualização dos resultados do Google sem a influência do cache. Ou seja, você conseguirá ter a mesma visualização que o gigante das buscas disponibiliza em seus servidores. Isso faz diferença porque, sempre que se procura algo no Google, os resultados são automaticamente influenciados pelo seu perfil online: uma série de algoritmos baseados em suas preferências, histórico, etc.
Ela também exibe as informações referentes às meta tags, permitindo visualizar todas as meta tags utilizadas no site analisado — seja o seu ou da concorrência. Além de otimizar suas páginas, pode ajudar em novas meta tags para o futuro.
O Google Webmaster Tools se sobressai simplesmente por ser uma ferramenta oficial do Google. Mas ele vai além disso: consegue fornecer recomendações de títulos, tags, descriptions, erros e outros.
Ótima ferramenta para obter a noção do tempo necessário para carregar páginas em html, css e js. Além de informar, o Pagespeed Insights proporciona uma rápida análise com dicas de como melhorar a situação do seu site.
Plugins são extremamente úteis e práticos. Eles não dependem de acesso específico ou muito menos de download. Caracterizam-se por estarem disponíveis como um simples botão dentro do navegador usado: alguns exclusivos para determinado navegador, outros, universais.
Exclusivo para o Google Chrome, o Style Killer exibe o posicionamento das heading tags — os títulos e subtítulos postados como h1, h2, h3 e assim por diante, que influenciam um bocado no SEO — de um site específico.
Plugin extremamente útil e disponível para o Google Chrome e Mozilla Firefox, o SEO Quake traz diferentes dados relevantes. Os mais importantes, talvez, sejam a densidade da palavra-chave escolhida — que mostra a ocorrência de vezes em que ela aparece — e o total de links internos e externos da página.
Essas ferramentas se mostram úteis quando levamos em conta que quem faz o ranqueamento das páginas são os robôs (ou bots). Eles usam diferentes algoritmos para identificar padrões e dados que serão considerados para definir o posicionamento de determinado site nos resultados de buscas.
O Google Webmaster Tools também simula os bots do Google, para mapear os links dispostos ao longo da sua página.
A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja, toda nossa equipe é certificada pelo Google.
Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia.
Quando o assunto é lançamento de produtos, uma das ferramentas mais poderosas para garantir visibilidade…
Quando falamos sobre marketing estratégico, estamos nos referindo ao planejamento detalhado e à execução de…
No mundo digital, garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos motores de busca como…
Seu site tem milhares de páginas e você não sabe como otimizá-las? Descubra como a…
Os Anúncios Discovery do Google Ads são uma poderosa ferramenta para marcas que desejam ampliar…
Na hora de escolher a melhor opção de hospedagem para o seu site, surgem muitas…