Como melhorar o Índice de Qualidade Adwords?

Primeiramente gostaria de comentar quem nem sempre é possível melhorar o índice de qualidade do Adwords alterando apenas textos no seu site. Caso queira ir direto ao assunto, leia o tópico “Dicas e Soluções do Índice de qualidade” abaixo:

Mas claro, existem várias formas de fazê-lo, e tentativas podem trazer alguns resultados.

Neste post comentaremos alguns cases da DGAZ Marketing a este assunto, que é focada como Agência de SEO em São Paulo e de Links Patrocinados, claro!!

Mas que é Índice de Qualidade Adwords?

Índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.

  • Você encontra o Índice de qualidade (exibido em uma escala de 1 a 10) e seus componentes (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino) no campo “Análise de palavras-chave” da sua conta.
  • Quanto mais relevantes forem seus anúncios e suas páginas de destino para o usuário, mais alto será o Índice de qualidade.
  • O Índice de qualidade é uma estimativa agregada do seu desempenho geral nos leilões de anúncios e não é usado no momento do leilão para determinar a classificação do anúncio.

Fonte: “Ajuda Adwords

Como o Índice de Qualidade é composto:

  1. Relevância da palavra-chave com o Anúncio do Adwords – ou seja, tem que ter a palavra no anúncio
  2. Relevância da palavra-chave com o seu Site (URL de destino) – ou chamado por Landing Page, Página de Destino, etc.
  3. CTR (como se fosse a taxa de atratividade do seu anúncio diante usuários. O cálculo é simples: Cliques / Impressões
  4. Um último detalhe que pode ser revisado e levado em consideração é o histórico da sua conta. Mais tempo, melhor!

Portanto é desejado que para a melhora do “IQ” – índice de qualidade, é desejado que alterações no anúncio sejam feitas assim como no seu site.

Dicas e Soluções

  1. Algumas campanhas de adwords podem conter mais de 100 palavras, ou as vezes 1000. E como a maioria dos anúncios vão para 1 URL de seu site, é praticamente impossível conter todas estas neste conteúdo. Pior que as vezes tem um termo que é super importante as suas estratégias. Solução? Tente adicionar mais um termo , tag, hashtag, se possível neste conteúdo. Você pode ainda criar uma Landing Page, ou deixar o índice mais baixo mesmo. Tudo bem!!
  2. Índice de qualidade 1 (um) – o Google mostrará que raramente apresentará um anúncio com este termo certo? Mas na verdade ele entrega sim, e pode trazer até bons frutos a sua empresa. Teste… nada melhor do que testar ok?
  3. Sim, um alto índice de qualidade (nota 7 a 10) pode reduzir suas despesas em anúncios no Google Adwords e te colocar a frente de concorrentes. Mas veja se o gasto entre criar uma nova landing page compensa no final das contas. E claro, vale fazer ainda um teste A/B, entre palavras com baixo índice, e trabalhar com uma nova landing page.

Portanto… qual o impacto do índice de qualidade na Posição e no Preço?

Sempre que uma busca é feita, ocorre o chamado “Leilão do AdWords” para determinar os anúncios exibidos. No entanto, o leilão é um pouquinho diferente daquilo que conhecemos.

Ao invés de quem pagar mais aparecer direto na primeira posição, entra o anúncio com maior “Ad Rank”, a medida que o Google criou para determinar a força de um anúncio.

 

@agenciadgaz

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