Atualmente o marketing digital é uma prática essencial para todos os tipos de empresa, inclusive para clínicas de saúde, médicos, e diversas outras áreas ligadas à saúde.
Para quem é da área sabe que, além de fazer o marketing digital de forma correta, é preciso seguir as regulamentações do CFM.
Além do CFM o Google também firmou um compromisso com a geração de conteúdo para sites que envolvam saúde, ele é chamado de YMYL (your money, your life) ou “Seu dinheiro sua vida”. E é preciso seguir algumas boas práticas para que você tenha um bom resultado no buscador.
Marketing Digital médico
A DGAZ é especialista em marketing digital médico, e possui uma gama de clientes na área. Com isso, separamos algumas dicas para você não errar na divulgação online:
Evite sensacionalismo
Segundo o CFM, a divulgação clínica não pode se autodenominar como a melhor ou a única opção para o tratamento.
A divulgação online, deve ser coerente e visar sempre informar e educar o público, sempre orientando que caso seja apresentado o sintoma é preciso buscar ajuda médica especializada.
É imprescindível que todo conteúdo ou informação divulgada deixe claro que as informações fornecidas não substitua a consulta presencial.
Nunca utilize imagens de pacientes
O CFM diz que a veiculação de imagens de pacientes (mesmo com a autorização do mesmo), é proibida e antiética. Este tipo de prática só é permitida em eventos e congressos autorizados.
Até mesmo as imagens que vemos de “antes e depois” não são permitidas pelo órgão regulamentador da medicina.
Regras CFM para Marketing Digital
O conselho federal de medicina, disponibiliza para download um PDF completo com todos os dados para a publicidade médica.
Segundo o documento, a publicidade médica deve obedecer os princípios éticos de orientação educativa, e não deve ser comparada com a divulgação de produtos e práticas meramente comerciais.
Qual informação deve ter no meu site segundo as regras de publicidade do CFM?
A publicidade feita para instituições médicas devem conter:
- – O nome do profissional responsável;
- – A especialidade ou a área de atuação quando registrada no conselho regional de medicina;
- – O número da inscrição regional de medicina;
- – O número de registro de qualificação de especialista (RQE).
O que é vetado de ser praticado no marketing digital segundo o CFM?
- – O CFM não permite anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir um privilégio;
- – Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados a medicina;
- – Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;
- – Permitir que o nome do profissional circule em matérias desprovidas de rigor científico;
- – Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
- – Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição de consulta presencial médica;
- – Garantir, prometer ou até mesmo insinuar bons resultados do tratamento.
E diversos outros pontos extremamente relevantes em que é preciso tomar maior cuidado, por conta destas questões, se você é da área, é muito importante buscar uma empresa especializada em marketing digital médico, para que você não tenha problemas com o CFM.
Agência especializada em marketing digital médico
A DGAZ atua com marketing digital desde 2002 focada em projetos de SEO e Google Ads. Toda a equipe é certificada pelo Google e visa atingir os melhores resultados com um planejamento estratégico detalhado e seguindo as melhores práticas de marketing digital.
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