Acessibilidade e SEO: essas duas práticas podem estar conectadas?

Técnicas de SEO e acessibilidade

As técnicas de SEO são extremamente importantes em um projeto de site ou de e-commerce. Afinal, são essas técnicas que vão garantir um bom posicionamento nos motores de busca e, consequentemente, mais visitas e conversões. 

No entanto, há outro fator que cada vez vem sido mais considerado em um Projeto de SEO – a acessibilidade – isso por impactar diretamente na UX de um grande grupo de usuários. 

Quer saber como as técnicas de SEO e acessibilidade podem ser combinadas para gerar melhores resultados do seu site? Continue lendo este artigo da DGAZ Marketing, A Agência de SEO em SP!

Banner-DGAZ-Agencia-de-SEO

Motivos para apostar nas práticas de acessibilidade junto às técnicas de SEO 

Um dos principais objetivos de quem possui um site e deseja ter sucesso nos negócios é aumentar o número de visitantes e aumentar as conversões. 

Todos esses tópicos podem, evidentemente, ser melhorados com a aplicação das Técnicas de SEO e boas práticas de Acessibilidade. 

Vale lembrar que os deficientes também são consumidores em potencial. Portanto, quanto mais exposto seu site estiver nos mecanismos de pesquisa, mais fácil será para esses grupos cheguem ao seu negócio.

Além disso, a conexão entre um bom Projeto de SEO e acessibilidade é uma oportunidade de dominar seu nicho, atendendo a uma comunidade que os concorrentes podem estar ignorando. 

Acessibilidade na pesquisa por voz

No blog da DGAZ, já publicamos um artigo abordando a pesquisa por voz. Neste artigo, explicamos que adultos e adolescentes já se ambientaram com esse formato de pesquisa, que mostra praticidade ao substituir a digitação pela fala. 

Ao passo em que os usuários utilizam mais as pesquisas por voz, os textos de pesquisa se tornaram mais longos. 

Logo, isso também gera impactos na otimização dos sites por voz e até mesmo modifica o formato dos conteúdos oferecidos na web. 

Conteúdo em áudio e Técnicas de SEO

Segundo o portal Search Engine Journal, o Google, maior buscador mundial, já trabalha para oferecer aos usuários opções de conteúdo em áudio. 

Assim, além de receber conteúdos em textos, fotos e vídeos durante a pesquisa, o conteúdo em áudio será mais um recurso disponível em breve. 

Pesquisa de voz google

 

De acordo com a ComScore, a previsão é que até 2020 metade das pesquisas orgânicas feitas nos Estados Unidos seja busca por voz (voice search). 

No Brasil, essa realidade não será diferente, haja vista que estudos – feitos pela plataforma de áudio marketing Vooozer – apontam que 83% dos brasileiros não lêem tudo o que desejam (por variados motivos). 

Produção de conteúdo em áudio otimizado

Essa tendência levará à necessidade de produção de conteúdo otimizado em áudio, que se tornará uma prioridade na busca orgânica. 

Afinal, o Google já compreende que a busca por voz promove melhorias na experiência do usuário. Assim, a SERP vai exibir também posts e podcasts com a versão lida por voz humana. 

Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ

Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável - Estratégias de SEO Avançadas DGAZ (1)

Para isso, os robôs do mecanismo de busca vão tentar entender sobre o que é cada áudio para poder ranquea-los. Por isso a otimização desse formato conteúdo é fundamental!

Além disso, algumas plataformas já foram lançadas para permitir que os conteúdos de sites sejam transformados em áudio. 

Um exemplo é a Audima, uma solução tecnológica para ler sites em voz alta. O diferencial é que a leitura não tem tom robótico dos leitores de tela tradicionais. 

Agora que você já sabe porque deve ficar atento as Técnicas de SEO e à acessibilidade? Verificou a importância de otimizar conteúdos em áudio além de todo site?

Agora é hora de buscar uma agência especializada em SEO que possa te ajudar nesse desafio.Então entre em contato com a DGAZ Marketing e veja como arrasar com um Projeto de SEO!

Guia-de-SEO-2018

Quer aprender sobre SEO? Faça download do nosso Guia!

No Guia de SEO você encontrará todas as boas práticas para otimizar seu site e ranquear suas páginas no Google!

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

DGAZ - Agência Especializada em Marketing Digital

A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Ads Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google. Nossa meta é gerar resultados para sua empresa.  Clique no link abaixo e acesse:

Confira outros artigos sobre Marketing Digital

Gemini IA (2) (1)

Gemini IA: Conheça o Novo Modelo de IA do Google

As Inteligências Artificiais Generativas, como o ChatGPT e OpenAI, estão ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado. Essas ferramentas auxiliam em diversas tarefas dentro do mundo corporativo, especialmente na programação, análise de dados e gestão de processos. E a Google promete ampliar essa presença com a introdução do Gemini IA.

Shopping Basket